Quando dominou a F1, Sebastian Vettel normalmente era um dos últimos a ir para a pista na classificação e marcar um tempo arrasador, que lhe garantia a pole com uma vantagem grande sobre os demais. O tempo passou, o alemão deixou a Red Bull e hoje o papel de dominador da F1 é de Lewis Hamilton e sua Mercedes, mas numa pista travada e com muito calor, mesmo se correndo à noite, Vettel voltou aos seus tempos de dominador e conseguiu uma pole exemplar, colocando mais de meio segundo sobre o carro mais próximo. Que não era a Mercedes.
A Classificação começou mostrando que o sábado em Cingapura seria bem diferente do normal. A McLaren não deixou nenhum carro pelo caminho no Q1, levando Alonso e Button para o Q2, mesmo que ambos não tiveram a mínima chance de subir ao Q3. A Sauber levou seu novo pacote aerodinâmico, mas o time suíço viu seus dois pilotos ficando pelo caminho, com a novidade de Nasr finalmente superar Ericsson na pista. Outro ponto que chamou atenção foi Maldonado ficar pelo caminho. Com a venda da Lotus para Renault cada dia mais próxima de ser anunciada, os dólares bolivarianos de Maldonado não fariam tanta falta para a nova equipe e com o venezuelano mostrando cada dia menos resultados, mesmo tendo ainda um ano de contrato, fica cada dia mais difícil ver Maldonado na sua equipe atual em 2016. E até mesmo em outro time, vide seus pífios resultados.
Ontem a Red Bull assombrou ao colocar Kvyat na frente, mas já no terceiro treino livre Vettel mostrou a que veio. O alemão fez tempos assombrosos tanto no Q2, como no Q3, não deixando qualquer dúvida de quem tinha o carro mais rápido em Cingapura. Ricciardo se intrometeu entre as Ferraris e ficou em segundo, relegando Raikkonen ao terceiro posto. E as Mercedes? Numa cena rara deste a introdução dos motores V6 turbo híbridos, Hamilton e Rosberg não brigaram pelo pole, com os pilotos prateados dividindo a terceiro fila, tomando 1.5s da Ferrari de Vettel. Numa classificação sem incidentes ou sem intempéries climáticas, é a primeira vez que não há nenhum motor Mercedes nas duas primeiras filas do grid da F1. E a Mercedes tomar 1.5s no grid indica uma vitória até mesmo improvável para Hamilton ou Rosberg.
Vettel ficar com a pole não chega a ser algo inesperado, mas a forma como conquistou isso é que chama atenção. Numa pista de baixa velocidade e com muito calor, a Mercedes e seus cliente, como a Williams de Felipe Massa, não estiveram na briga pela pole. Algo único esse ano. E que Ferrari e Red Bull devem aproveitar amanhã, mas pelo ritmo imposto, Vettel já o favorito. Como nos seus bons tempos.
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