domingo, 13 de setembro de 2015

Nuvem perene

Desde as primeiras corridas do Mundial de Motovelocidade em Misano no dia de hoje, o tempo estava bem nublado, mas sempre com pista seca. Na largada da MotoGP, um sereno se fez presente, mas que logo se transformou em chuva. Porém, era uma chuva passageira e na bandeirada, havia até um pouco de sol. Porém, no resultado final da corrida e no campeonato, essa nuvem passageira em Misano pode mudar muita coisa.

A corrida da MotoGP em Misano lembrou as provas da F1, com suas paradas e os pilotos se utilizando da estratégia para conseguir subir ou descer no pelotão. Na largada, Lorenzo, Márquez e Rossi desapareceram no horizonte dos rivais, com os dois espanhóis parecendo brigar pela vitória, como era esperado no script antes da corrida. Porém, a chuva fez com que Rossi se aproximasse de ambos e iniciasse uma disputa tripla de tirar o fôlego em condições bastante escorregadias. Quando a chuva apertou, os três foram juntos para os boxes trocar de moto, com direito a uma quase colisão entre Lorenzo e Márquez. Lembrando de Silverstone, quando Valentino Rossi venceu com facilidade, o italiano partiu para cima dos espanhóis nas condições traiçoeiras da pista que fica no quintal de sua casa, sendo o mais rápido dos três e após muita luta, Rossi estava na ponta em casa, para delírio do público. Mas havia um detalhe. A chuva havia parado. E a pista secava. Os pneus de chuva, muito moles, estavam se degradando a uma velocidade imensa. Começava um novo drama para pilotos e equipes. Parar novamente? E qual era a melhor hora de parar?

Foi quando a estratégia fez uma diferença brutal no destino de todos os pilotos da MotoGP. Bradley Smith arriscou tudo e simplesmente não parou nenhuma vez, ficando com a moto com que largou e com pneus slicks. Se o inglês sofreu na chuva, agora era um dos mais rápidos na pista que secava, juntamente com o grandalhão Loriz Baz, que foi o primeiro a realizar a segunda troca de motos. O trio da frente via os pneus indo embora, quando Márquez entrou nos pits e colocou a moto com pneus slicks. A diferença de tempo era brutal. Chegava a 9s. Rossi, em primeiro, tentaria ir até o final. Marcando o italiano, Lorenzo resolveu seguir Rossi, enquanto os boxes da Yamaha mostravam placas desesperados para que seus pilotos fossem aos pits. Lorenzo foi primeiro, enquanto Rossi foi na volta seguinte. Quando a câmera mostrava Rossi nos pits, Lorenzo caía de sua Yamaha, numa tentativa de descontar o tempo perdido enquanto esteve na pista com os pneus errados. Márquez voava na pista e liderava com mais de 6s na frente do herói Smith, enquanto Baz era atacado por Scott Redding. O detalhe é que o inglês, que foi dispensado de sua equipe por falta de resultados, havia caído na sexta volta, trocou de moto, e estava a ponto de ultrapassar Baz, com uma moto de 2013, para conseguir o seu primeiro pódio na MotoGP. Vítima de sua estratégia, Rossi havia caído para quinto.

Depois de tantas alternativas por causa da chuva passageira em Misano, Márquez venceu na terra de Rossi, ficando no alto de um pódio muito festivo. Bradley Smith e Scott Redding tinham chances próximos de zero de subir ao pódio em Misano, mas os dois ingleses utilizaram a estratégia certa e arriscaram na hora correta para conseguir um resultado totalmente inesperado, o mesmo acontecendo com o quarto colocado Loris Baz. Mesmo chegando em quinto ao errar na estratégia, Rossi comemorou os 23 pontos de vantagem que tem agora em cima de Lorenzo, que lamentou muito a queda. A nuvem passageira em Misano pode ter trazido resultados permanentes para o campeonato desse ano.

Um comentário:

  1. O quinto posto foi um lucro total pra Valentino.

    Já pra Lorenzo uma corrida catastrófica.

    Marquez ressurgiu,mas suas chances são muito remotas,quase nulas. Mas dependendo do que acontecer,pode até mesmo conseguir tirar o vice que no momento é de Jorge Lorenzo.

    Realmente,Lorenzo não gosta mesmo de água,como o Cascão...

    E já saiu meu post sobre essa corrida maluca! Dá um pulinho lá!

    http://motoworldbrasil.blogspot.com.br/2015/09/marquez-ressurge-na-confusa-corrida-de.html

    ResponderExcluir