sábado, 14 de março de 2015

F-Mercedes continua

Foi um banho. Lewis Hamilton colocou mais de 1s sobre o primeiro carro não-Mercedes no grid. Ainda tem muitas corridas pela frente, mas assim como aconteceu em 2004 com a Ferrari de Michael Schumacher, já dá para afirmar categoricamente que a Mercedes já tem o título de 2015 assegurado, e com Hamilton parecendo ter vindo ainda mais forte esse ano, o inglês tem tudo para conquistar seu terceiro título na F1, o segundo consecutivo.

A força da Mercedes ficou clara quando foi a única a usar os pneus médios no Q1 e ainda ficar com as duas primeiras posições com tranquilidade. Na parte de trás, a McLaren acabou não escapando da degola do Q1 e amargará amanhã as últimas posições, algo raro de se ver, mas até a Honda acertar a mão, será algo usual em 2015. Após toda a confusão armada por ela mesmo ao contratar três pilotos para duas vagas, a Sauber treinou normalmente hoje e ficou claro que Marcus Ericsson tem mesmo ótimos padrinhos, sendo bem mais lento do que Felipe Nasr, um piloto novato e que não conhecia a pista de Melbourne. Ano passado foi a Red Bull que fez uma pré-temporada desastrosa, mas de forma surpreendente, Daniel Ricciardo ficou em segundo no grid e na corrida (sendo desclassificado mais tarde), e os austríacos acabaram conquistando o vice-campeonato. Esse ano, a Red Bull teve uma pré-temporada mais aceitável, mas os resultados ficaram abaixo do esperado, com o novato Daniil Kvyat ficando no Q2 e Ricciardo indo por pouco ao Q3. Já será saudades de Vettel?

Outro estreante que fez um bom trabalho foi o espanhol Carlos Sainz. Enquanto todos os olhos estavam em Max Verstappen e sua extrema jovialidade, Sainz andou ligeiramente mais rápido do que o holandês e garantiu a Toro Rosso no Q3, com Verstappen mostrando muita velocidade, mas acabou superado pelo seu companheiro de equipe. A Mercedes dominou todos as sessões de classificação hoje, mas especialmente no Q3 Hamilton barbarizou, andando bem mais rápido do que todo mundo, incluindo aí Nico Rosberg, que errou em sua primeira tentativa no Q3. Na briga pelo melhor do resto, a Ferrari parecia mais forte, com Vettel sendo constantemente mais rápido do que Raikkonen e realmente levando qualidade à Ferrari, a liderança que Alonso levou nos últimos cinco anos, mas na hora H, Vettel acabou surpreendido por Massa, que conseguiu uma ótima volta para aparecer na foto dos três primeiros da classificação. Contudo, Massa, que nunca andou bem em Melbourne, só ficou nessa posição porque Bottas errou em suas duas tentativas no Q3, com o finlandês tendo que amargar um sexto lugar.

A F1 iniciou com a Mercedes aparentemente ainda mais forte do que ano passado, mas com a diferença de que Hamilton parece estar um degrau acima de Rosberg. Williams e Ferrari vem forte, com a Red Bull ficando um pouco para trás, para desespero dos seus dirigentes. A F-Mercedes vem forte para essa temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário