sábado, 28 de março de 2015

Faça chuva, faça sol...

... e a Mercedes continua com a pole na F1, mesmo que sem o mesmo domínio. Como a chuva é um fator constante em Sepang, em qualquer momento no final de semana do Grande Prêmio da Malásia, a precipitação apareceu durante o Q2, deixando a pista molhada para o Q3, momento da verdade para os líderes. E foi nesse momento que Lewis Hamilton mostrou que é um dos pilotos mais habilidosos da F1 atual, ficando com a pole, com leve vantagem sobre Sebastian Vettel, mostrando que a Ferrari acertou em trazê-lo, enquanto a antiga estrela ferrarista, Fernando Alonso, ficou com o pior tempo das equipes de verdade da F1.

Durante o Q1, raios caíam ao redor do circuito de Sepang e a chuva era questão de tempo. Por sorte, não caiu nessa sessão, mas não impediu a McLaren-Honda ficar com os dois piores tempos da F1 de verdade, pois a Marussia, ainda fazendo sua pré-temporada, é meio que café-com-leite. Para colocar ainda mais sal na ferida de Alonso, ele foi superado na última volta por Button, deixando o bicampeão com o pior tempo. Se serve de consolo, os tempos da McLaren ficaram bem mais próximos das equipes à frente dela e não houve problemas mecânicos. Felipe Nasr teve problemas mecânicos e ficou de fora do Q2, o que deverá baixar um pouco a bola da imprensa ufanista. Leia-se, Rede Globo.

Com a chuva, raios e trovões batendo na porta, formou-se uma fila para o Q2 e aquela seria a volta para todos os pilotos. Tanto que após os quinze pilotos completarem suas voltas rápidas, já encontraram pista muito molhada. Rosberg ficou com o melhor tempo, mas houve surpresas logo atrás devido ao transito pesado encontrado por alguns pilotos, o que acabou eliminando Kimi Raikkonen e deixando Lewis Hamilton apenas em oitavo. Após um pequeno atraso do Q3 devido à forte chuva, a última parte do treino começou com Hamilton destroçando a concorrência, chegando a andar quase 2s mais rápido do que os outros. Até mesmo Rosberg, que deu uma atrapalhadinha na segunda volta do inglês. Porém, quem surpreendeu foi Vettel, que colocou a Ferrari na primeira fila, menos de um décimo mais lento do que Hamilton, numa excepcional volta do alemão, mostrando que a motivação de Vettel está de volta, além de mostrar que a Ferrari está crescendo de forma exponencial, deixando, nesse momento, claramente a Williams para trás, enquanto a Red Bull ficou em quarto e quinto. Max Verstappen impressionou com um excelente sexto tempo!

Para a corrida, fica a expectativa de como estará o tempo e as condições da pista. Se chover, como hoje, pode causar uma embaralhada no grid, pois não há muitas dúvidas que se a classificação fosse com piso seco, a Mercedes faria dobradinha. A Ferrari começa a mostrar suas armas e Vettel parece revigorado. Como aconteceu em 2014, a Williams sofreu na chuva, mas com piso seco, poderá melhorar seu rendimento. Tudo dependerá das condições climáticas, mas Hamilton e sua incrível habilidade ainda é o grande favorito para a corrida. Seja no seco ou na chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário