quarta-feira, 18 de março de 2015

O tempo passa...

Eu também vi essa reflexão no 'Continental Circus', do meu parceiro Paulo Teixeira e tenho a mesma opinião. Semana passada completou-se quinze anos da corrida de abertura da temporada 2000. Quinze anos... Aquele ano especial, especialmente para mim, parece que foi ontem, onde a McLaren ainda tinha a eterna dupla Hakkinen/Coulthard e que Schumacher ainda perseguia o primeiro título da Ferrari em mais de vinte anos.

Aqui no Brasil, me recordo bem, foi um início de temporada cheio de expectativas, pois naquela época todas as atenções estavam voltadas para Rubens Barrichello, o piloto número 1 do Brasil, mas que nunca tinha tido chance de ter sucesso na F1. Agora de Ferrari, Barrichello teria a chance de vencer corridas e até mesmo conquistar o título. Porém, havia um Michael Schumacher pela frente e a pergunta era: como Rubinho iria se comportar frente a Schumacher? Ele seria um novo Eddie Irvine, um subserviente segundo piloto, ou imitaria seu ídolo Ayrton Senna, que chegou na feudo de Alain Prost chutando a porta e sendo campeão?

A Globo fez muita questão de abraçar a causa de Barrichello e começava uma cobertura extensa, para deleite para quem gostava da F1, mesmo que com muito ufanismo. Minha paixão pela F1 se aflorou com ainda mais força a partir daquele ano, tanto que naquele momento, eu abandonei por completo o futebol, outra paixão que eu tenho.

Particularmente, para mim o ano 2000 foi marcante e me assusta já ter se passado tantos anos. Era meu primeiro ano na faculdade e hoje vejo que entrei cedo demais lá (17 anos). Outro fato importante e que para os jovens de 17 anos de hoje,pode parecer brincadeira, era que até abril de 2000, não havia internet lá em casa. Isso mesmo! Para eu saber de alguma coisa a mais sobre F1, esperava pela boa vontade do jornal do qual meu pai era assinante que vinha lá para casa, além da revista Racing (será que ela ainda está em cartaz?), onde só era vendida no aeroporto! Então, como presente de aniversário daquele ano, ganhei uma conexão pela internet e um mundo novo se abriu para mim, onde pude não apenas ver notícias diárias sobre F1, mas também conhecer muito mais sobre a história da categoria, através do inesquecível site forix.com, além de até mesmo conhecer novas pessoas, algo que faço até hoje!

O ano 2000 foi um ano marcante para mim e talvez por isso, ficou em minha memória afetiva toda aquela temporada da F1 e, por que não, tudo pelo o que passei naquele ano, que me definiu como pessoa para os próximos anos. Talvez por ter sido um ano que marcava a virada do milênio (quem não lembra do bug do milênio?), parece ter marcado a vida de muita gente também. As primeiras polêmicas entre Barrichello-Ferrari, as Jordans amarelas, os belos Arrows preto e laranja, tendo como um dos pilotos Jos Verstappen (pai de Max...), a Sauber azul patrocinada pela Red Bull, a Minardi sempre na última fila, a juventude do novato Jenson Button, apenas dois anos mais velho do que eu, a McLaren de Hakkinen, Schumacher reconquistando o título... tudo isso, para mim, aconteceu ontem. Mas já se passou quinze anos!

Como diria aquela propaganda do banco Bamerindus. O tempo passa, o tempo voa...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário