sábado, 4 de abril de 2015

O lesado

Vencer em Mônaco, mesmo que seja na F3000, é um feito memorável para qualquer piloto. Portas podem se abrir e no currículo do aspirante a piloto de F1 é carimbado uma espécie de selo de qualidade. Porém, as corridas muitas vezes podem ser cruéis e derrotas incomuns, bem no finalzinho, com a bandeirada à vista, já ocorreram aos montes na história do automobilismo mundial. Mas não como Bjorn Wirdheim perdeu a corrida de Mônaco de 2003.

Completando 35 anos hoje, o sueco, de carreira relativamente boa nas categorias de base, teve sua carreira marcada para uma das maiores leseiras da história do esporte a motor. Após ser campeão sueco de F-Ford e alemão de F3, Wirdheim subiu para a F3000 no ano de 2002 pela equipe Arden, comandada pelo jovem chefe de equipe Christian Horner. Wirdheim fez uma ótima temporada de estreia, fechando o campeonato em quarto, com uma vitória em Monza. A F3000 estava longe de viver seus áureos tempos em 2003, mas Wirdheim começou a temporada com a pecha de favorito e ainda correndo pela Arden, umas das equipes mais fortes da época. Corroborando com as expectativas, Bjorn Wirdheim fazia um campeonato irretocável quando a F3000 chegou à Monte Carlo. Em três provas, o sueco tinha conquistado uma vitória e dois segundos lugares, liderando o campeonato com folga. Contudo, vencer em Mônaco era essencial para a carreira de Bjorn Wirdheim e ele fez a pole, garantindo meio caminho andado para a vitória. 

Sem ser ameaçado, Bjorn Wirdheim liderou a corrida em Mônaco de ponta a ponta. Foi um domínio absoluto que merecia uma festa. No final da última volta, Wirdheim saiu da Anthony Noghes comemorando sua fácil vitória. Era o momento de júbilo do sueco e querendo mostrar que não tinha conseguido isso sozinho, Wirdheim resolveu compartilhar sua alegria com sua equipe. A Arden ficava à poucos metros da bandeirada e de uma forma até mesmo arrogante, como que mostrando a todos quem mandava ali, Bjorn praticamente parou seu carro e vibrou com sua equipe. No início, a equipe vibrou com o seu piloto, mas depois todos colocaram as mãos na cabeça! O segundo colocado Nicolas Kiesa apontou na reta e...



Foi uma das maiores presepadas da história do automobilismo. A cara de Horner nos pits demonstrava bem o constrangimento de todos. Até mesmo Kiesa parecia meio perdido no pódio. No final do ano, Bjorn Wirdheim ganharia o campeonato da F3000, mas sua carreira, com tamanha pataquada, ficaria eternamente marcada pelo ocorrido em Mônaco e não deslancharia, sendo no máximo piloto de testes da Jaguar na F1 e fazendo algumas corridas mequetrefes na Champ Car. Hoje, Wirdheim corre no Japão, mas sua leseira em Mônaco entrou para a história. 

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