Num campeonato dominado pela Penske e seu exército de quatro carros, Scott Dixon encarnou o romance de Moacyr Scliar e encarou o exército do time de Roger Penske em Long Beach, derrotando-os na base da estratégia, 'ultrapassando' o pole Helio Castroneves durante a primeira rodada de paradas. Dixon não teve problemas para vencer pela primeira vez na tradicional pista de rua californiana, entrando na briga pelo título.
No périplo de hoje F1, MotoGP e Indy, a corrida em Long Beach foi a mais chata e houve vários motivos para tal. Primeiro, a natural dificuldade de ultrapassar no apertado circuito de rua, mas o segundo motivo teve muito a ver com a primeira etapa do ano, em St Petersburg, quando uma enxurrada de bandeiras amarelas apareceram nas primeiras voltas devido ao novo kit aerodinâmico da Indy, que se quebrava facilmente em qualquer toque, inclusive causando um sério ferimento numa torcedora na pista de rua na Flórida. Alertados sobre isso, os pilotos foram bem mais cautelosos hoje e o resultado foi uma única bandeira amarela ainda no começo da prova. Motivo? Uma asa quebrada no meio da pista...
Foi nesse momento que o atual campeão Will Power teve sua corrida definitivamente liquidada. Largando em 18º devido a um golpe de azar na classificação desse sábado, onde lhe faltou sorte numa bandeira vermelha, o australiano da Penske já havia ganho duas posições, quando a bandeira amarela surgiu e ele tentou mudar de estratégia. Porém, Power ainda é capaz de erros banais e na tentativa de ganhar tempo na entrada dos boxes, acabou quase batendo e deixando seu carro morrer. Perdendo uma volta, somado a corrida fluída de hoje, Power terminou a prova em 20º lugar.
Lá na frente, Castroneves aproveitou bem a pole para ficar na frente nas voltas iniciais. O segundo colocado no grid Montoya esboçou uma tentativa de ultrapassagem sobre o brasileiro na primeira curva, mas o colombiano recuou e permitiu a Dixon assumir o segundo posto e comboiar Helio nas voltais iniciais. Com o carro mais equilibrado, Dixon sabia que ultrapassar beirava a irresponsabilidade e por isso esperou a primeira rodada de paradas. A experiente equipe Ganassi não decepcionou e o neozelandês assumiu a ponta para não mais perdê-la, usando a experiência para administrar a vantagem que tinha para Castroneves, que teve um pit-stop atabalhoado, e vencer pela primeira vez em Long Beach, 36º vitória na Indy, assumindo o quinto lugar de todos os tempos da categoria. Helio chegou a ser atacado por Montoya logo após a segunda (e última) rodada de paradas, mas o piloto da Penske não teve muito trabalho para ser segundo colocado, mantendo a posição no campeonato.
Montoya teve uma corrida mais agitada. O colombiano chegou a ser ultrapassado pelo seu companheiro de equipe Simon Pagenaud, mas recuperou a posição nos boxes. Após pressionar Castroneves, JP perdeu muito rendimento e passou as últimas vinte voltas sendo pressionado pelo francês. Chegando agora na Penske, Pagenaud, que chegou a colocar o bico do seu Penske ao lado do carro de Castroneves no começo da prova e recuou para evitar um acidente, respeitou também demais Montoya e acabou sendo pressionado por Tony Kanaan nas voltas finais. Passando boa parte da prova empacado atrás de Sebastien Bourdais, Kanaan aproveitou a maior experiência da Ganassi, que trabalhou mais rápido do que a equipe do francês, a KV, quando ambos pararam na mesma volta, e assumiu o quinto lugar nas voltas finais. Com Pagenaud empacado atrás de Montoya, Kanaan se aproximou bastante do francês da Penske, mas Kanaan acabou tendo os mesmos problemas de Pagenaud para ultrapassar e mesmo com bem mais push-to-pass, acabou mesmo atrás de Pagenaud e tendo Bourdais colado.
E assim terminou Long Beach, a prova mais tradicional da Indy depois das 500 Milhas de Indianápolis. Foi uma corrida modorrenta, mais parecendo uma procissão, mas corridas são assim mesmo. Tem dias bons e outros nem tanto, mas o campeonato de 2015, que ainda tem Montoya na liderança, vê Scott Dixon, um dos pilotos mais experientes e calculistas da história da Indy, começando a crescer, juntamente com a Ganassi.
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