domingo, 12 de abril de 2015

Ordem na casa

A derrota de Marc Márquez no Catar teve um efeito parecido com a derrota da Mercedes, na F1, na Malásia. Dúvidas foram levantadas sobre o que o espanhol ainda seria capaz de fazer em 2015 após dois anos brilhantes de Márquez, afora que o jovem piloto da Honda esteve apagado no Oriente Médio e Valentino Rossi fez uma corrida estupenda com a Yamaha. Contudo, o calendário da MotoGP mostrava que a próxima corrida seria em Austin, uma espécie de segunda corrida em casa de Márquez. A primeira vitória do espanhol foi no Texas e contando as duas outras pistas onde o Mundial de Motovelocidade corre (Laguna Seca e Indianápolis) desde que Márquez entrou ainda na Moto3, o espanhol simplesmente venceu todas.

A classificação já havia sido dramática por uma inesperada quebra de sua Honda no Q2, mas no domingo Márquez dominou a corrida após sair da pole, ultrapassando a perigosa Ducati de Andrea Doviziozo nas voltas iniciais para vencer com imensa tranquilidade e colocar ordem na casa da MotoGP. Numa pista em que se sente muito bem, Márquez pode usar seu talento e agressividade para não dar chances aos rivais e entrar, se bem que ele talvez nem tenha saído, da briga pelo título de 2015. Que pode ter novos e surpreendentes integrantes. Após a ótima corrida no Catar, a Ducati mostrou que o desempenho no deserto não foi mero acaso e Andrea Dovoziozo confirmou o segundo lugar na largada, segurando um Valentino Rossi sempre forte sem muitos arroubos no final da corrida. No ano passado, utilizando a regra da categoria aberta, Doviziozo normalmente largava muito bem, mas não demorava para ser engolido pelas motos Honda e Yamaha, mas em 2015 Dovi se mantém na briga e com a prodigiosa potência da Ducati, está, sim, na briga pelo título.

Rossi fez o que pôde com sua Yamaha. Brigou pela ponta quando Doviziozo ponteava a corrida em seu início, mas quando Márquez foi embora, restou ao italiano da Yamaha tentar o segundo lugar, mas foi superado pela potência da Ducati e teve que se conformar com o terceiro lugar, mas que somando à sua vitória no Catar, Rossi anda lidera o campeonato, apenas um ponto na frente de Doviziozo. Jorge Lorenzo foi acometido de uma bronquite e fez uma corrida para chegar, ultrapassando a segunda Ducati de Iannone nas voltas finais para ser quarto colocado, mesma posição no Catar, mas o espanhol começa a ficar para trás na briga pelo título e, mais importante, dentro da equipe Yamaha.

Foi uma corrida tranquila em Austin e suas generosas medidas, tanto de pista, como de áreas de escape. Porém, o enorme atraso devido às poças d'água foi inacreditável, ainda mais por que nas provas da Moto2, as poças já estavam lá e nada foi feito até as motos estarem no grid, prontas para a largada. Nicky Hayden comemorou em casa seu 200º Grande Prêmio, mas o americano pouco pôde comemorar dentro da pista. Márquez mostrou que ainda faz muita diferença na MotoGP, mesmo com Yamaha e, principalmente, Ducati muito fortes. Sem se preocupar com seu companheiro de equipe, já que Pedrosa se recupera de uma operação no ante braço, Márquez pode ter iniciado a caminhada rumo ao tricampeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário