domingo, 12 de abril de 2015

Várzea

Muita gente reclama dos chamados 'Tilkódromos', os luxuosos novos circuitos que a F1 anda visitando nos últimos quinze anos. Com pistas largas, amplas áreas de escape, boxes espaçosos e um asfalto beirando a perfeição, essa nova geração de pistas novas, sempre com a assinatura do arquiteto alemão, trouxeram vários críticos, que dizem que tirou boa parte da graça das corridas e não tem a magia das pistas antigas.

Porém, a Indy vem se especializando em correr em circuitos praticamente varzeanos, com pistas pequenas e estreitas, quase nenhuma área de escape, estrutura acanhada e asfalto que não deve nada às BRs aqui no Brasil. Em Nova Orleans, uma pista mequetrefe entregou uma corrida pífia nesse domingo, numa das raras vezes em que a corrida foi ao ar pela TV aberta aqui no Brasil. 

Tudo começou com a chuva, que cancelou a classificação de ontem, que molhou a pista e fez com que a drenagem (ou a falta de drenagem...) provocasse inúmeras bandeiras amarelas. Os críticos dos Tilkódromos reclamam que o desenho das pistas são insossas, mas em NOLA, nome do novo circuito, além de todos os defeitos descritos acima, o lay-out é muito ruim, impossibilitando ultrapassagens, ainda mais em condições variáveis, pois a chuva que molhou a pista cessou e logo os pilotos foram colocar pneus slicks. Foi o caos!

Sem a drenagem necessária, alguns pontos estavam muito molhados e vários pilotos rodaram pela pista varzeana, acumulando várias bandeiras amarelas. Num total previsto de 75 voltas, 47 aconteceram com o safety-car liderando a prova, sendo que a corrida acabou finalizada no tempo limite de uma hora e quarenta e cinco minutos. No começo da corrida, com o grid alinhado com a classificação do campeonato, houve um domínio inicial da Penske, mas as estratégias devido a enorme quantidade de bandeira amarelas embaralhou tudo e no final, Montoya e Power, os mais rápidos do dia, não tiveram chance de brigar pela vitória.

Quem não tem nada com isso é James Hinchcliffe. O canadense fez sua última parada na volta 33 e seria praticamente impossível ele chegar até o fim em ritmo normal de corrida, mas com tantas bandeiras amarelas, Hinch viu seus adversários indo, um a um, para os boxes e ficou no lugar certo, na hora certa, para conseguir sua quarta vitória na carreira na Indy, a primeira desde 2013. Helio Castroneves, que se envolveu num incidente e andou nas últimas posições, também foi bafejado pela sorte e terminou em segundo, assumindo a mesma posição no campeonato. O líder ainda é Montoya.

Mesmo os Tilkódromos não fazendo muito sucesso aos fãs de automobilismo, um circuito como o de NOLA não cabe para a Indy, fazendo muito mal à própria categoria, que transparece correr em qualquer lugar onde se tenha uma arquibancada tubular, duas dúzias de pits e uma pistinha no meio do nada. Hoje não houve corrida e espero que a Indy aprenda a lição de hoje.

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