sábado, 11 de abril de 2015

Melhor no frio

A convincente vitória de Vettel na Malásia se deu muito pelo fortíssimo calor malaio, mas no frio chinês, a Mercedes voltou a dar as cartas e conseguiu uma primeira fila arrasadora, com Hamilton conseguindo a quarta pole consecutiva, a terceira em 2015, garantindo também um início de temporada como o piloto mais rápido da F1, mesmo Nico Rosberg tendo marcado um tempo muito próximo do companheiro de equipe, uma diferença que nos fez lembrar a briga de 2014 entre os dois pilotos da Mercedes, enquanto Vettel ficou com o cargo de melhor do 'resto' na F1, algo que o alemão deverá consolidar nesse ano.

O Q1 tem um interesse cada vez maior em 2015 para vermos qual será o comportamento da McLaren-Honda. E mesmo com seus dois pilotos campeões do mundo ficando pelo caminho, viu-se evolução na equipe de Ron Dennis, com Button e Alonso ficando muito próximos de garantir um lugarzinho no Q2. Levando-se em conta o tempo tomado pelos nipo-ingleses em Melbourne, só o fato de estar na briga para entrar no Q2, com a maior reta da F1 atual, a McLaren evolui à olhos vistos. Contudo, mais uma vez Alonso foi derrotado por Button, hoje por 0.004s. É a primeira vez que me lembro de Alonso tomar 2x0 de um companheiro de equipe no começo do ano em sua já longa carreira na F1. O Q2 derrubou os dois carros da Toro Rosso, que vinham muito bem até a Malásia, o segundo carro da decadente Force India, sendo que Hulkenberg fez companhia às duas McLarens e às duas Manor, enquanto Kvyat começa a ficar para trás na Red Bull. Não devemos esquecer o tamanho da pressão que o time dos energéticos gosta de colocar em todos os seus membros, desde pilotos até seus fornecedores. O russo que se cuide!

Até então, a Mercedes vinha dominando amplamente a classificação, com Hamilton chegando a colocar 2s em qualquer piloto. E isso se repetiu no Q3, com o inglês fazendo sua primeira tentativa a melhor volta do dia, com pneus zero, colocando 2.1s no carro mais próximo não-Mercedes, mesmo que Williams e Ferrari ainda estivessem com pneus usados. Quando as duas equipes colocaram pneus novos, a diferença caiu para 1s, mas Hamilton garantiu mais uma pole, apesar de um pequeno susto de Rosberg, que em sua última volta rápida foi menos de meio décimo mais lento. Vettel superou um combativo Felipe Massa para aparecer na foto dos três primeiros colocados. Na briga dos finlandeses, vantagem para Bottas, enquanto Ricciardo abre a quarta fila, junto com um ressurgente Lotus-Mercedes de Grosjean. Os dois carros da Sauber foram ao Q3 e Nasr fez sua obrigação ao derrotar o fraco Marcus Ericsson, mas o brasileiro faz um bom trabalho até aqui e se não se envolver em nenhum problema no domingo, a chance de mais pontos amanhã é grande.

Porém, esse domínio da Mercedes no sábado era esperado. Em uma volta, vide treinos livres, a Mercedes ainda é imbatível, mas a Ferrari consegue igualar-se aos alemães em ritmo de corrida, com os italianos sendo bem mais gentis com a borracha da Pirelli em long runs. Contudo, amanhã não fará o calor absurdo em Sepang e as estratégias não serão muito diferentes entre as equipes, garantindo um favoritismo à Mercedes, mas com Rosberg tão perto de Hamilton, podemos ver novamente uma boa briga pela vitória dentro do seio alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário