domingo, 3 de maio de 2015

Espartano de volta

Após um início de temporada muito ruim, onde até mesmo a parte de cima do seu capacete arriou sem aviso no meio da primeira corrida, Jorge Lorenzo teve um final de semana de sonho em Jerez, nos fazendo lembrar o ótimo piloto que é o espanhol da Yamaha, bicampeão da MotoGP. Foi uma vitória para calar os críticos, como o próprio Lorenzo falou ao conquistar a pole ontem em Jerez, sua casa e circuito que já viu cinco vitórias do 'Espartano', como o próprio Lorenzo se auto-intitula. Mesmo com o dedo mindinho esquerdo fraturado, operado e com pontos, Marc Márquez garantiu a segunda posição ao evitar os ataques de Rossi no final da prova. Afinal, gato escaldado...

A corrida em Jerez foi extremamente monótona, talvez a pior dos últimos tempos na MotoGP. Tomara que, o mesmo que acontece com a F1 quando há uma corrida assim, não determinem o fim da categoria... Largando na pole, Lorenzo exerceu a posição de ótimo largador, que desenvolveu nos tempos em que Márquez dominava e o espanhol da Yamaha tentava tudo na largada para segurar o rival da Honda nas primeiras voltas, e assumiu a ponta da corrida na primeira curva para não mais larga-la, com uma vitória de ponta a ponta, onde não foi sequer levemente ameaçado. Após três corridas bem abaixo do seu padrão, Jorge Lorenzo voltou a vencer como nos bons tempos em que foi bicampeão da MotoGP e fincou sua bandeira de 'Terra de Lorenzo' em Jerez pela quinta vez, contando todas as categorias. Vendo Rossi emocionar o mundo com a mesma moto nas três primeiras corridas do ano, esse triunfo de Lorenzo pode ser o impulso necessário para que o espanhol volte à briga pelo título.

Márquez teve um pequeno acidente enquanto treinava no quintal de casa e com o dedo mindinho esquerdo fraturado, teve que fazer uma cirurgia reparadora e ir para Jerez, a primeira de quatro corridas em casa, no sacrifício. Sem andar no mesmo ritmo, Márquez correu com a cabeça e para pontuar, bem ao contrário do que fez na Argentina, onde foi pro tudo ou nada com Rossi e ficou com o nada. Machucado, Márquez teve o cuidado de largar bem, algo não muito habitual de sua parte, para se manter em segundo e, principalmente, longe das brigas e de uma disputa corpo a corpo. Fazendo uma corrida solitária, Márquez conquistou vinte preciosos pontos com o segundo lugar, subindo para quarto no campeonato. Rossi teve uma corrida menos emocionante, como ocorreu na Argentina. Sem poder fazer muitas táticas com os pneus no não tão quente circuito espanhol, Valentino largou bem, se livrou das motos satélites e tentou se aproximar do baleado Márquez. Porém, mesmo com o espanhol da Honda machucado, Rossi não foi capaz de alcançar o rival, mas o terceiro lugar não de todo mal para o mito da MotoGP. O segundo colocado no campeonato Andrea Doviziozo teve problemas em todo o final de semana, errou na primeira volta e só terminou a prova em nono. Mesmo demonstrando preocupação após a corrida, Rossi viu sua vantagem no campeonato aumentar para quinze pontos, sem contar que esse pódio foi o de número 200 na carreira do italiano no Mundial de Motovelocidade. Mais uma marca especial para o Doutor!

Foi uma corrida chata, sim, mas que pode significar muito no campeonato, com o ressurgimento de Jorge Lorenzo na briga pelo título. Correndo praticamente sozinho com sua Honda, Márquez ainda se recupera no campeonato, o mesmo com Lorenzo, enquanto Rossi lidera tranquila na ponta do campeonato. Porém, ainda resta muito campeonato pela frente na MotoGP e a corrida de hoje, muito ruim, está mais para uma exceção que confirma a regra de grandes corridas na MotoGP.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário