sexta-feira, 29 de maio de 2015

Parar ou não parar, eis a questão



Exatamente dez anos atrás, Kimi Raikkonen estava numa posição difícil com sua McLaren em Nürburgring, local do Grande Prêmio da Europa. Após liderar a maior parte da corrida, Kimi cometeu dois erros que lhe causaram sérios problemas no final da prova. Primeiro, o finlandês saiu da pista um pouco antes de sua parada. Depois, deu uma longa fritada em seu pneu dianteiro direito para ultrapassar o retardatário Jacques Villeneuve. Em 2005, a grande novidade da temporada era que a troca dos pneus estavam proibidas, com os pit-stops planejados sendo realizados apenas para reabastecimento dos carros. Trocar pneus, só em caso de furo ou da borracha estar danificada.

Faltando poucas voltas para o final da corrida em Nürburgring, com o segundo colocado e rival pelo campeonato Fernando Alonso sob controle, uma forte vibração passou a vir do pneu dianteiro direito da McLaren de Raikkonen. Resquícios dos dois erros do finlandês. A diferença não era grande o suficiente para Kimi trocar o pneu e voltar na liderança, sendo que o piloto da McLaren precisava urgentemente dos dez pontos, para diminuir a desvantagem para Alonso no campeonato. Parar ou não parar?

Raikkonen, numa decisão conjunta com a McLaren, resolver ficar na pista, mesmo com a vibração aumentando cada vez mais. Avisado dos problemas de Raikkonen, Alonso aumentou o ritmo e diminuiu a distância para Raikkonen, que abriu a última volta com o carro vibrando que nem um liquidificador. Na freada para a curva um... o inevitável! A suspensão de Raikkonen quebrou espetacularmente, fazendo o piloto da McLaren perder o controle do seu carro, quase bater na BAR de Button e encher a barreira de pneus. Foi uma aposta do tipo 'tudo ou nada' para Kimi Raikkonen e a McLaren. E ambos ficaram com 'nada'.

Aquela vitória de dez anos atrás deixou Fernando Alonso confortavelmente na liderança do mundial, mas trouxe várias discussões sobre a segurança da nova regra, que tanto tinha casado com o carro Renault de Alonso. Na prova anterior, em Mônaco, a Renault foi a vítima, com Alonso e Fisichella perdendo muito rendimento devido ao desgaste dos pneus, mas no principado, isso causou uma ótima corrida, porém em Nürburgring o acidente de Kimi foi perigoso e Button escapou, como se diz aqui no Ceará, fedendo, além do próprio piloto da McLaren ter saído ileso, mesmo que bastante zangado pela falta de sorte. Por causa desse acidente, mesmo com as corridas em 2005 terem ficado em sua maioria muito imprevisíveis devido ao desgaste de pneus, em 2006 as trocas de pneus retornariam.

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