quarta-feira, 15 de julho de 2015

Imagem perdida

Um dos acidentes fatais mais famosos da F1 era também conhecido pela falta de imagens do ocorrido. A trágica morte de François Cevert, um dos pilotos mais carismáticos de sua época sempre teve muitas histórias, principalmente de como teria ficado o estado do piloto após a enorme colisão. Os relatos da época também falam do choque dos pilotos pelo acidente. José Carlos Pace, que estava completando 29 anos naquele dia em Watkins Glen, se sentou na pista, ao lado do guard-rail e começou a chorar copiosamente. Jody Scheckter, que quase foi agredido pelo próprio Cevert por um acidente entre eles na corrida anterior, diminuiu seu ímpeto indomável quando viu o que lhe poderia ocorrer. Emerson Fittipaldi sempre fica com lágrimas nos olhos quando se lembra daquele dia de outubro de 1973. Porém, a mais famosa reação foi de Jackie Stewart. O escocês tricampeão mundial naquele ano decidira que aquela era a sua última corrida na F1, mas Stewart ficou tão chocado com a morte do amigo, que simplesmente abdicou de participar do Grande Prêmio dos Estados Unidos, o que seria o seu 100º Grande Prêmio.

Passados quase 42 anos da tragédia, poucas fotos do acidente foram publicadas, sendo que muito dessas fotos tinham uma nitidez muito baixa. Isso, até essa semana. Várias fotos do acidente de Cevert pipocaram na Internet, com uma qualidade muito boa. Até agora eu vi cinco. Ainda que de longe, percebe-se a violência do impacto e que quase nada sobrou do carro e como François Cevert era um piloto alto, a sua situação após o acidente deveria ser melhor desesperadora a ponto de marcar a todos que pararam no local. Outra coisa que me chama a atenção é pelo fato de que após tantos anos, essas fotos só foram aparecer agora. Teriam outras? 

Abaixo, a foto, para mim, mais impressionante.


2 comentários:

  1. Pensei a mesma coisa, como essas fotos foram aparecer somente agora, afinal elas testemunham um dos momentos mais marcantes da história do automobilismo. Chocante sob todos os aspectos, o espectro da morte é quase palpável nas imagens, e escancaram instantaneamente o trágico desfecho da situação. Certamente um dos momentos mais tristes do automobilismo.
    Mário

    ResponderExcluir