domingo, 26 de junho de 2016

À europeia

Elkhart Lake, ou Road America, ficou conhecida por um tempo como a Spa dos Estados Unidos, com suas subidas e descidas, as curvas de raio longo, além da alta velocidade. Após um longo hiato, a Indy voltou para o circuito favorito dos pilotos e o excelente público demonstra bem o sucesso da corrida. Talvez inspirada em Spa, a corrida de hoje vencida por Will Power foi bem parecido com as corridas europeias, com apenas uma bandeira amarela e uma corrida limpa.

Porém, não há como negar que se não fosse a bandeira amarela já nas voltas finais, a volta da Indy à Road America teria sido marcada por uma corrida maçante. Will Power saiu na pole e liderou praticamente de ponta a ponta. Atrás do piloto da Penske, Tony Kanaan, Simon Pagenaud, Graham Rahal e, um pouco mais atrás, Helio Castroneves eram os mais rápidos e trocaram algumas vezes de posição. Conor Daly era a surpresa do dia ao levar o carro da Dale Coyne ao sexto lugar, mas uma suspensão quebrada quando faltavam dez voltas estragou a corrida do americano, trazendo a única bandeira amarela do dia. Foi o início da parte emocionante da corrida. Menos para Power, que venceu com extrema categoria praticamente de ponta a ponta.

O líder do campeonato Pagenaud até deu pinta que poderia incomodar Power ao fazer a volta mais rápida da corrida, mas o francês da Penske perdeu muito desempenho na relargada em Elkhart Lake (gosto muito do nome desse circuito...) e caiu para 13º, mas como Scott Dixon quebrou o motor ainda no começo da corrida, Pagenaud ainda tem uma boa vantagem no campeonato. Tony Kanaan era o único dos líderes com pneus vermelhos (macios) e partiu para cima de Rahal, assumindo a segunda posição. O baiano aumentou o ritmo, marcou a volta mais rápida da prova, mas com apenas um Push-to-Pass, não ameaçou de forma mais incisiva Power, que administrou no final. Rahal completou o pódio, sendo o melhor piloto da Honda, em outra prova de alto nível do americano. Seu compatriota Ryan Hunter-Reay se recuperou de uma corrida discreta para ultrapassar Castroneves e chegar em quarto, mas o brasileiro não tem muito o que reclamar, pois com o infortúnio de Dixon, assumiu a vice-liderança do campeonato.

Na pista mais europeia da América, a Indy teve uma corrida parecida com sua prima F1, mas uma pista como Elkhart Lake não merecia uma prova ruim em sua volta à Indy e a bandeira amarela trouxe emoção no final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário