A F1 retornava à Europa para um dos seus mais tradicionais palcos: Nürburgring. Casa da família Schumacher. Os irmãos Schumacher vinham de uma bela dobradinha em Montreal e Michael liderava o campeonato com confortáveis dezoito pontos na frente de David Coulthard, que vinha lutando com a má fase da McLaren, que sofria vários problemas. Além de ser o lar da família Schumacher, Nürburgring também é conhecido pelo clima volátil, podendo afetar o equilíbrio dos pneus.
Em tempos onde tudo o que era do passado era bom, a classificação em Nürburgring em 2001 começou com apenas dois carros marcando tempos nos primeiros... vinte minutos! Emocionante, não? Quando os pilotos foram para a pista para valer, Coulthard fez a volta mais rápido apenas para ser superado por Ralf Schumacher. Michael Schumacher não conseguiu bater o tempo de Ralf em sua primeira tentativa, mas conseguiu fazer uma volta incrivelmente rápida na sua segunda tentativa, que lhe garantiu a sétima pole position de 2001. Ralf Schumacher tentou bater o tempo de seu irmão em suas outras tentativas, sem sucesso. Uma rodada de Coulthard na sua tentativa final obrigou a todos a abrandar o ritmo devido às bandeiras amarelas e isso não ajudou Ralf ou qualquer outra pessoa que esperasse por uma melhoria. No entanto, as condições da pista pioraram no final da sessão e poucos pilotos realmente conseguiram melhorar. O tempo de Michael Schumacher era 2,5s mais rápido que o tempo da pole do ano anterior, além de ser outra dobradinha da família Schumacher, desta vez, em casa, garantindo lotação total em Nürburgring no dia da corrida.
Grid:
1) M.Schumacher (Ferrari) - 1:14.960
2) R.Schumacher (Williams) - 1:15.226
3) Montoya (Williams) - 1:15.490
4) Barrichello (Ferrari) - 1:15.622
5) Coulthard (McLaren) - 1:15.717
6) Hakkinen (McLaren) - 1:15.776
7) Trulli (Jordan) - 1:16.138
8) Frentzen (Jordan) - 1:16.376
9) Raikkonen (Sauber) - 1:16.402
10) Heidfeld (Sauber) - 1:16.438
O dia 24 de junho de 2001 amanheceu com sol em Nürburgring, mas não havia muito calor naquele dia na Alemanha, o que poderia favorecer os pneus Bridgestone de Michael Schumacher, mas o piloto da Ferrari levou um baita susto ainda antes da largada. Quando se encaminhava para o grid, a Ferrari de Schumacher tem uma pane e o alemão ficou parado no meio do circuito, com pouco tempo para que Michael levasse seu carro para o grid. Apressado, Schumacher pegou uma scooter emprestada e se encaminhou aos boxes da Ferrari para pegar o carro reserva. O detalhe era que a scooter era da marca BMW, parceira da Williams na época... Na largada, Michael usou suas famosas largadas verticais, fechando descaradamente seu irmão, que largou ligeiramente melhor. Ralf fez biquinho depois da corrida com a fechada do irmão, enquanto Michael mostrava ao mundo que para vencer, ele fecharia qualquer um, até mesmo seu irmão mais novo.
A largada aconteceu sem maiores dramas e imediatamente Michael abriu uma diferença para o irmão, que tinha dificuldades de aquecer corretamente seus pneus Michelin. Atrás dos irmãos Schumacher, Juan Pablo Montoya manteve o terceiro lugar, enquanto Rubens Barrichello perdeu três posições e caiu para 7º, com Coulthard, Hakkinen e Trulli ganhando uma posição. Na décima volta Ralf Schumacher conseguiu aquecer seus pneus numa temperatura ideal e começou a diminuir a diferença para o irmão e na volta 16 a diferença era de pouco mais de um segundo. Ralf Schumacher continuava a desafiar Michael sem qualquer sucesso, até que ambos foram para o primeiro pit stop do dia na volta 28. Michael saiu à frente de Ralf e novamente começa a abrir uma diferença. Felizmente para Michael, Ralf Schumacher cometeu um erro e cruzou a linha branca ao sair dos boxes e ele foi penalizado com um uma segunda parada de 10s, arruinando as chances do alemão brigar pela vitória. Juan Pablo Montoya subiu para segundo, enquanto David Coulthard, em uma tática de uma parada, subia para terceiro, à frente de Ralf Schumacher. Coulthard faria sua única parada na volta 38, caindo para quarto.
Juan Pablo Montoya conseguiu diminuir um pouco a diferença, mas nunca pareceu realmente ameaçar Michael. Ambos pararam pela segunda vez na volta 50 e mantiveram as suas posições. Ralf Schumacher pararia uma volta mais tarde e perdeu o terceiro lugar para David Coulthard. Rubens Barrichello estava numa tática de uma parada e estava se aproximando de Ralf Schumacher quando rodou na volta 58, arruinando qualquer chance de alcançar Ralf e o brasileiro se manteve em quinto. Mika Hakkinen fez uma corrida discreta, onde parou apenas uma vez para terminar em sexto. Com os dois pilotos das três principais equipes terminando a prova, a zona de pontuação ficou ocupada unicamente com pilotos de Ferrari, Williams e McLaren. Eddie Irivne, na Jaguar, foi o melhor do resto, em sétimo e quinze anos atrás, com as mãos abanando. Numa corrida onde só não liderou por uma única volta, Michael Schumacher recebeu a bandeirada tranquilamente com 4s de vantagem para Montoya para vencer pela quinta vez em 2001, com sua vantagem no campeonato subindo para 24 pontos. Coulthard via não apenas sua desvantagem aumentar, como também via a Williams ficar cada vez mais próxima da McLaren, o que lhe tiraria muitos pontos na briga com Schumacher, que com vantagem técnica e moral, caminhava impávido rumo ao tetracampeonato.
Chegada:
1) M.Schumacher
2) Montoya
3) Coulthard
4) R.Schumacher
5) Barrichello
6) Hakkinen
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