domingo, 5 de junho de 2016

Clima de velório

Após uma sexta-feira trágica, o mundo da motovelocidade só queria que o final de semana acabasse bem. Acidentes poderiam acontecer, como realmente aconteceram nas três categorias, mas felizmente sem maiores consequências. A mudança do lay-out da pista, principalmente no setor onde Luis Salom sofreu seu acidente levantou algumas polêmicas, principalmente porque os pilotos da MotoGP testaram essa configuração em 2014 e não gostaram. Jorge Lorenzo levou a mudança para o seu lado e comentou que o setor três mais travado não se adaptou bem à sua Yamaha, mas o espanhol não tinha muito a reclamar. O clima não permitia a isso.

Valentino Rossi venceu após uma incrível recuperação que viu o italiano sair da oitava posição após uma má largada para a ponta em sete voltas, indicando que a mudança de traçado não fez tão mal assim à Yamaha. Lorenzo largou bem e liderou as seis primeiras voltas, mas o espanhol da Yamaha foi perdendo rendimento até encontrar o trapalhão Andrea Iannone. Mais veloz do que seu xará Doviziozo, o principal motivo da Ducati ter preferido Dovi vem da falta de regularidade, além da falta de noção do italiano, que tem em seu macacão estampado a palavra MANIAC. Brigando pela quinta posição, até mesmo longe de Lorenzo, Iannone freou no limite, perdeu a frente da moto e ao invés de desviar de Lorenzo, ainda tentou a ultrapassagem, colocando por dentro. Iannone atingiu Lorenzo bem no meio de sua Yamaha, quando já estava contornando a curva 10. Lorenzo não quis muita conversa com o italiano. E não era para menos.

Rossi ainda sofreu um ataque feroz de Márquez nas últimas voltas, onde claramente nenhum dos dois estavam com pneus em bom estado. O piloto da Honda chegou a liderar uma volta, mas quando Rossi o ultrapassou no final da reta dos boxes, o gás de Márquez acabou e Rossi pôde comemorar sua décima vitória em Barcelona. Pedrosa completou o pódio em outra corrida burocrática, onde o piloto da Honda se esquivou da afobação de Maverick Viñales, que tentou ultrapassar Pedrosa em praticamente todas as curvas, para levar o troco na seguinte. Os erros de Viñales mostram que o espanhol, em 2017 na Yamaha, precisa de mais maturidade para brigar pelo título, pois velocidade ele tem muita.

Com a queda de Lorenzo, Márquez pôde reassumir a liderança do campeonato, com Rossi se aproximando. Quem pensava que 2015 havia sido a última oportunidade de título de Rossi, começa a morder a língua, com Rossi ainda melhor nesse ano em comparação à temporada passada. No paddock, finalmente Rossi e Márquez apertaram as mãos, mesmo que discretamente. O clima em Barcelona não era para brigas.

3 comentários:

  1. E esse campeonato tem tudo pra ser tão ou mais histórico do que a de 2015. Tudo graças ao loucão de pedra do Iannone,que largará em último no GP de Assen como punição pelo acidente com Lorenzo.

    ResponderExcluir
  2. Se em 2015,Lorenzo está sobrando,nesse ano está sendo bem diferente. Não que Lorenzo esteja pilotando mal,mas Marquez e principalmente Rossi estão muito melhores do que em 2015.

    E as próximas duas etapas são muito favoráveis tanto pra Rossi(Assen) como pra Marquez(Sachsenring). Situação se complicando pra Lorenzo nessa reta do campeonato.

    ResponderExcluir
  3. E o acidente de hoje,só mostrou a verdadeira razão pela qual a Ducati optou por Dovizioso ao invés de Iannone. Com Lorenzo e Iannone,o clima dentro dos boxes da Ducati azedaria em cinco segundos e uma guerra civil detonada rapidinho,pois Iannone jamais toparia ser escudeiro de Jorge. Dovi não causaria metade desses problemas,pois seria pra Lorenzo,o mesmo que Pedrosa é pra Marquez.

    ResponderExcluir