terça-feira, 21 de junho de 2016

História: 45 anos do Grande Prêmio da Holanda de 1971

Passou-se um mês desde a última corrida do calendário de 1971, em Mônaco, e isso aconteceu devido ao cancelamento do Grande Prêmio da Bélgica, por influência de Jackie Stewart, que desde o seu acidente em 1966 fazia campanha contra a pista de Spa. Uma semana antes da prova em Zandvoort foi realizada uma prova extra-oficial em Hockenheim, com vitória de Jacky Ickx, da Ferrari. A Lotus estrearia o novo modelo 56B, conhecido como Turbina, numa prova oficial. O carro estava sendo testado exaustivamente por Emerson Fittipaldi e o brasileiro chegou a correr com a novidade em duas corridas extra-campeonato em Brands Hatch, sem sucesso, muito pela dificuldade em conseguir em manter o motor girando muito alto, para evitar o retardo da turbina, além do peso extra dos litros a mais de querosene, que forçava demais os freios. Para piorar, Emerson Fittipaldi sofreu um acidente rodoviário enquanto fazia sua mudança para a Suíça e ficaria de fora da corrida na Holanda, sendo substituído pelo piloto de F3 Dave Walker, que teria a complicada missão de tentar domar o Lotus Turbina.

Os treinos foram atrapalhados pelo clima inclemente na beira do Mar do Norte, onde a chuva acabou com os treinos no sábado e com isso, Ickx ficou com o melhor tempo da sexta-feira, que foi realizado com pista seca, superando Pedro Rodríguez por apenas quatro centésimos, com Stewart completando a primeira fila, seguido por Regazzoni, Amon e Wisell, promovido à primeiro piloto da Lotus. Depois de duas corridas ruins, a Surtees voltava ao top-10, enquanto Walker não conseguia desenvolver o novo Lotus Turbina, ficando apenas em 22º.

Grid:
1) Ickx (Ferrari) - 1:17.42
2) Rodriguez (BRM) - 1:17.46
3) Stewart (Tyrrell) - 1:17.64
4) Regazzoni (Ferrari) - 1:17.98
5) Amon (Matra) - 1:18.46
6) Wisell (Lotus) - 1:18.70
7) Surtees (Surtees) - 1:18.71
8) Siffert (BRM) - 1:18.91
9) Ganley (BRM) - 1:19.09
10) Stommelen (Surtees) - 1:19.11

O dia 20 de junho de 1971 amanheceu com muita chuva em Zandvoort e após uma pequena trégua na hora do almoço, uma pequena garoa castigava o circuito, deixando a pista molhada e fazendo todos os pilotos utilizarem pneus de chuva. Porém, a Firestone tinham pneus de chuva novinhos, enquanto a Goodyear tinha pneus desenhados em 1969. Ferrari, BRM e Lotus estavam calçados de Firestone, enquanto Tyrrell, Matra e McLaren sofreriam com os Goodyear. Como era de se esperar, a largada é conservadora e Ickx mantém a ponta, seguido por Rodríguez e Stewart, enquanto Jo Siffert era tocado por trás e caía para as últimas posições. 

Conhecido como um ás na chuva, além de ter pneus melhores, Ickx liderava facilmente, mas o mexicano Rodrpiguez escoltava o belga da Ferrari, enquanto os demais pilotos, principalmente Stewart, ficavam bem para trás. Com pneus Goodyear, Amon derrapa na curva Tarzan e mesmo voltando à pista, seu radiador estava furado e o azarado neozelandês era o primeiro abandono do dia. Peterson fazia uma boa corrida e logo na terceira volta já brigava com Stewart, que perdia rendimento, mas o sueco se empolga demais e acaba batendo no piloto da Stewart. Peterson permanece na corrida sem maiores problemas, enquanto Stewart cai mais cinco posições, saindo do top-10. Regazzoni era um distante terceiro colocado, mas a sensação do início da prova era o desempenho do Lotus Turbina, com Dave Walker aparecendo em décimo ainda na quinta volta, com o modelo 56 apresentando um ritmo muito bom com pista molhada, porém o australiano colocaria tudo a perder ao sair da pista na Tarzan e abandonar. Wisell sente que uma de suas rodas estava solta, mas o sueco acaba errando a entrada dos boxes e de forma tola, mete uma ré na saída dos boxes, entrando nos pits pela saída. Os mecânicos da Lotus ainda trocam os pneus de Wisell, mas o sueco seria desclassificado pela manobra ilegal.

Na nona volta, Pedro Rodríguez surpreende a todos a mergulha por dentro da curva Tarzan em cima de Ickx, assumindo a liderança da corrida, enquanto Regazzoni já estava 25s atrás dos líderes, seguido por Surtees, Peterson e Beltoise. Tirando os dois primeiros colocados, os carros estavam bem espaçados entre si, mas a corrida não deixava de ser interessante pela briga entre Rodríguez e Ickx. Numa bela corrida, Peterson aumenta o ritmo, alcança e ultrapassa o veterano John Surtees, assumindo a quarta posição, enquanto Beltoise sofria com os pneus Goodyear e era ultrapassado por Siffert, em ótima corrida de recuperação, para ser sexto. Rodríguez aumenta o seu ritmo e abre 9s em cima de Ickx, enquanto a chuva dá uma apertada, favorecendo ao belga, conhecido pela sua velocidade em pista molhada. Paulatinamente Ickx descontava a vantagem de Rodríguez e na volta 30, o belga retomou a ponta, numa ultrapassagem perigosa na curva Scheilvak. Porém, na volta seguinte, os dois líderes alcançam os retardatários Pescarolo e Schenken. Ickx não negocia bem as ultrapassagens e novamente é passado por Rodríguez, mas o belga daria o troco na volta seguinte, numa briga de tirar o fôlego pela liderança, enquanto a chuva cessava. A pista permanecia molhada e perigosa em alguns lugares, mas Ickx tira isso como vantagem e vai escapando aos poucos de Rodríguez.

Nas sete primeiras posições, todos usavam pneus Firestone, enquanto o ritmo dos líderes era tão forte, que o terceiro colocado Regazzoni já estava mais de um minuto atrás do companheiro de equipe Ickx, enquanto o quarto colocado Peterson já estava uma volta atrás. Porém, os pilotos passaram a ter um novo desafio nas voltas finais, pois a pista secava rapidamente e com isso, os pneus estavam se desgastando muito. Primeiramente os tempos de volta despencaram, com Ickx fazendo a melhor volta da corrida, depois todos os pilotos passaram a ter cuidado e sem muita briga no final, Jacky Ickx conquistou sua sétima vitória na F1, a primeira da Ferrari 312 B2. Rodriguez terminou em segundo lugar, oito segundos atrás do vencedor, mas o mexicano tinha feito uma grande corrida, tanto que os dois primeiros foram os únicos que receberam a bandeirada na mesma volta. Peterson foi o quarto colocado, confirmando a ascensão do March 711. Surtees foi o quinto, marcando seus primeiros pontos no ano. Maior jejum estava o sexto lugar Jo Siffert, marcando seus primeiros pontos na F1 desde a temporada de 1969, mesmo terminando quatro voltas atrás do vencedor. Jacky Ickx confirmava a sua reputação de "Rei da Chuva" e Pedro Rodríguez demonstrava, se ainda fosse preciso, que ele era um dos melhores pilotos do mundo. Ickx e Rodríguez dominaram o evento como raramente tinha sido visto. Porém, as condições meteorológicas definiram muita coisa, com os pilotos com Goodyear, como era o caso de Stewart, ficando muito para trás. No campeonato, a diferença entre os dois 'Jackys' era de apenas cinco pontos para Stewart. 

Chegada:
1) Ickx
2) Rodríguez
3) Regazzoni
4) Peterson
5) Surtees
6) Siffert 

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