sábado, 11 de junho de 2016

História: 10 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 2006

Nas quatro últimas corridas da temporada 2006, Fernando Alonso e Michael Schumacher lutaram pela vitória, mostrando todo o domínio que Renault e Ferrari exerceram dez anos atrás na F1. McLaren e Williams estiveram fortes em Mônaco, mas numa pista completamente diferente, de alta velocidade e com muito downforce, a tendência era que Renault e Ferrari, leia-se Alonso e Schumacher, brigassem pela vitória. Em outra pista onde o downforce era tudo, Barcelona, a Ferrari marcou o recorde da pista catalã com a configuração de motor V8, mas com a Renault logo atrás.

Na classificação, a briga ficou entre o espanhol e o alemão, com Alonso levando vantagem com uma excelente volta, dando ao piloto da Renault sua quarta pole consecutiva. Schumacher ainda viu Raikkonen marcar uma ótima volta no final da sessão e cair para terceiro, onde dividiria a segunda fila com o seu companheiro de equipe, Felipe Massa, enquanto Fisichella era quinto. Cada vez mais desmotivado dentro da McLaren, Montoya quase 1s de Raikkonen e era oitavo. Os dias do colombiano na F1 estavam terminando.

Grid:
1) Alonso (Renault) - 1:20.253
2) Raikkonen (McLaren) - 1:20.397
3) M.Schumacher (Ferrari) - 1:20.574
4) Massa (Ferrari) - 1:20.764
5) Fisichella (Renault) - 1:20.919
6) Barrichello (Honda) - 1:20.943
7) R.Schumacher (Toyota) - 1:21.073
8) Montoya (McLaren) - 1:21.107
9) Heidfeld (BMW) - 1:21.329
10) Villeneuve (BMW) - 1:21.599

O dia 11 de junho de 2006 estava quente e ensolarado em Silverstone, num clima não muito comum na antiga base aérea inglesa, mais acostumada com o tempo nublado e chuvoso. A temperatura passava dos 40ºC no asfalto, o que indicava uma corrida onde cuidar dos pneus seria essencial. Na largada, os cinco primeiros saíram sem maiores problemas e mantiveram suas posições, enquanto Nick Heidfeld conseguia uma ótima saída e pulava de nono para sexto. Porém, mais para trás, Montoya teve um toque após largar mal, enquanto Ralf Schumacher perdeu muito terreno e acabou batendo Scott Speed, da Toro Rosso, e Mark Webber resultando no abandono dos três. Os detritos  na pista causaram a entrada do safety-car logo na primeira volta.

Na relargada, os três primeiros imediatamente abriram dos demais, com Alonso tentando abrir um pouco de Raikkonen, que era atacado por Schumacher. Largando na parte de trás do grid, Button fazia uma corrida agressiva, mas na oitava volta, seu motor estourou e a torcida inglesa não tinha mais ninguém para torcer. Mais cedo, na GP2, Lewis Hamilton mostrava que muito em breve a Inglaterra teria para quem torcer... Voltando a 2006, os dez primeiros mantinham suas posições, numa corrida estática. Trulli foi o primeiro a parar, na volta 17, o que foi bastante cedo, lembrando que o italiano tinha largado em último. Michael parou uma volta mais tarde, iniciando a primeira rodada de paradas. Quando todos tinham parado, o ordem entre os oito primeiros era Alonso, Raikkonen, Michael, Fisichella, Massa, Montoya, Heidfeld e Rosberg. Heidfeld teve problemas na sua parada, o que lhe custou um pouco de tempo. Alonso estava 12 segundos à frente de Raikkonen, com Michael logo atrás. E desta forma a corrida caminhava sem maiores emoções.

As chances de mudanças aconteceriam na segunda rodada de paradas e novamente, pelo menos entre os líderes, foi Schumacher quem entrou primeiro, mas desta vez o alemão saiu dos boxes encapetado, conseguindo uma volta espetacular em sua saída à pista. A McLaren percebeu isso e imediatamente trouxe Raikkonen para os pits. O trabalho da McLaren tinha sido bom, mas não o suficiente para evitar que Schumacher tomasse o segundo lugar de Kimi, em outra ultrapassagem nos boxes do alemão, algo que hoje é conhecido como 'undercut'. Os demais pilotos pararam e a corrida voltou para o marasmo.

Tentando sensibilizar Fisichella, que estava se aproximando de Raikkonen, a Renault lembrou o italiano da épica ultrapassagem sofrida pelo italiano em Suzuka, mas Fisichella apenas encostou em Raikkonen e não tentou nenhuma ultrapassagem épica. Alonso recebeu a bandeirada 13 segundos à frente de Michael para conseguir a sua vitória primeira vitória no GP da Grã-Bretanha. Foi uma vitória merecida, onde o espanhol não cometeu um único erro em toda a corrida. A corrida tinha sido um porre e a única troca de posições entre os líderes aconteceu nos boxes. Porém, Alonso não tinha do que reclamar.

Chegada:
1) Alonso
2) M.Schumacher
3) Raikkonen
4) Fisichella
5) Massa
6) Montoya
7) Heidfeld
8) Villeneuve 

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