domingo, 3 de abril de 2016

Aproveitando as oportunidades

Scott Dixon nunca foi dos pilotos mais carismáticos e espetaculares da Indy, mas o neozelandês da Ganassi sabe como poucos aproveitar as oportunidades que lhe aparecem. Dixon largou ontem em sexto e praticamente sem realizar uma única ultrapassagem na pista, o piloto da Ganassi venceu em Phoenix, na volta do tradicional oval de uma milha ao calendário da Indy, seguido por dois pilotos da Penske, Pagenaud e Power. 

Se a Indy tivesse a cobertura global que tem a F1, provavelmente teriam pessoas histéricas nas Redes Sociais nesse momento. A corrida ontem à noite foi um verdadeiro porre em falta de ultrapassagens e as mudanças de posições ocorreram muito mais devido às paradas nos pits. Helio Castroneves liderou o início da prova, seguido por Kanaan e Montoya. Numa das raras ultrapassagens da corrida, o colombiano ultrapassou Kanaan e partiu para cima do companheiro de equipe na Penske, indicando que tinha mais embalo para vencer. Foi então que começaram os graves problemas da Penske. Primeiro com Castroneves e depois com Montoya, ambos tiveram o pneu dianteiro direito murcho e por muita sorte não bateram. Felizmente, somente os dois tiveram problemas com o mesmo pneu, mas foi bem preocupante por alguns momentos.

A falta de ultrapassagens foi flagrante quando os líderes, seja ele quem fosse, se aproximasse do último colocado (normalmente James Hinchcliffe). Mesmo andando meio segundo mais lento, o último colocado da fila segurava o líder com facilidade, formando uma fila atrás do primeiro colocado, mas sem mudanças efetivas. Com isso, as posições eram trocadas durante os pit-stops. E foi aí que a equipe Ganassi fez a diferença, pois Dixon sempre ganhava alguma posição nesses momentos cruciais e quando apareceu em primeiro, Dixon não deu chance aos adversários e numa pilotagem segura, venceu mais uma vez na Indy, compensando a problemática primeira corrida em St. Petersburg. Pagenaud e Power faziam corridas discretas, mas a Penske brilhou nas últimas paradas de ambos, principalmente do francês, e colocou os dois no pódio, fazendo com que Pagenaud assumisse a liderança do campeonato. Kanaan fez uma prova muito forte, andando no mesmo ritmo das Penske de Castroneves e Montoya, que tinham os carros mais rápidos da noite de ontem, mas ao contrário do seu companheiro de equipe, Kanaan teve pit-stops nada bons, além do que parou no momento errado, pouco antes de uma amarela, mas o baiano ainda salvou um quarto lugar.

A corrida mequetrefe de ontem mostrou a força da Chevrolet, que na classificação ficou com as dez primeiras posições no grid e na corrida, somente o quinto colocado Graham Rahal se meteu com seu Honda entre os nove primeiros colocados. Ryan Hunter-Reay, dono de uma largada espetacular, estava bem e liderava os carros da Honda, mas uma 'lambida' no muro acabou com a festa do americano, que terminou em décimo, separando Montoya e Castroneves, que recuperaram duas voltas, mas não a ponta. A Indy não teve o melhor dos retornos em Phoenix, mas Dixon e Pagenaud não têm do que reclamar e saíram felizes do deserto do Arizona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário