sábado, 16 de abril de 2016

Embaralhado

O fracassado sistema de classificação introduzido no começo da temporada 2016 tinha como objetivo embaralhar o grid, mas nem isso conseguiu, fazendo com que a F1 voltasse ao antigo sistema de classificação de forma unânime. E foi com a volta do sistema utilizado, com sucesso, entre 2006 e 2015 que a F1 voltou a ter um sábado onde se falou unicamente o que aconteceu na pista e, como bônus, viu um grid um pouco embaralhado. Já sabendo que teria que trocar o câmbio, Hamilton ainda teve um problema no motor no Q1 e se o inglês sonhava em largar em sexto para minimizar um final de semana que já começou ruim, Lewis terá que largar em último, dando um toque todo especial para a corrida no domingo, mas com Nico Rosberg claramente o favorito.

A temida chuva veio antes do treino neste sábado, mas não deixou de causar problemas, como a bandeira vermelha provocada por Pascal Werhlein, que rodou ao passar numa poça d'água. Porém, a bandeira verde apareceu, o tempo passou e nada de Hamilton marcar tempo. Enquanto a Sauber superava a Renault e passava com os dois pilotos ao Q2, Hamilton abandonava seu Mercedes e decretava o fim da expectativa de um bom resultado para Lewis que, com o carro que tem, seria a vitória. Contudo, garantiu uma emoção extra para a corrida, pois o inglês será o piloto a ser observado neste domingo. Também aumentará em doses gigantescas as teorias de conspiração de que a Mercedes estaria trabalhando para que Nico Rosberg seja campeão este ano. Surgindo nessa semana, essa ideia não faz muito sentido para mim, pois o contrato de Nico está próximo de vencer e negociar com um campeão do mundo sairia muito mais oneroso para a Mercedes. Porém, os protecionistas jornalistas ingleses não pensam assim e com o final de semana de azar que vem tendo Hamilton, isso é um prato feito para quem pensa nisso.

A Ferrari marcou os melhores tempos na sexta-feira, mas Nico Rosberg deu o seu recado quando ficou um décimo atrás dos carros vermelhos, que usaram pneus supermacios, com pneus macios no Q2. Nico marcou a pole com meio segundo de vantagem para a outra surpresa do dia, Daniel Ricciardo. Com um retão enorme, a pista chinesa teoricamente seria um pesadelo para a Red Bull e o motor renomeado da Renault, mas os franceses trabalharam bem, além do ótimo chassi de Newey, permitindo à Ricciardo conseguir um lugar na primeira fila, deslocando a Ferrari para a comum segunda fila, com destaque para Raikkonen colocando tempo em Vettel de forma constante. Entre os brasileiros, Massa foi atrapalhado pela roda solta de Hulkenberg no final do Q2 e foi eliminado, mas com a punição do alemão, largará em 10º. Contudo, Massa andou sempre bem mais lento do que Bottas, o mesmo ocorrendo com Nasr com relação à Ericsson.

A corrida de amanhã tende a ser empolgante com a possível corrida agressiva de recuperação de Hamilton, enquanto Ricciardo e a dupla da Ferrari tentará aproveitar algum erro de Nico Rosberg, que pode conquistar a sexta vitória consecutiva amanhã e disparar no campeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário