domingo, 3 de abril de 2016

E vamos quebrar tudo...

A famosa música do Programa do Ratinho, quando haviam as brigas homéricas pré-resultado de DNA, deve estar ecoando nesse momento no boxe da Ducati, enquanto Marc Márquez conquista sua primeira vitória de 2016 e assume a liderança do campeonato numa etapa complicada na Argentina, com a Michelin tendo mais um problema com sua borracha e quase a corrida em Termas de Rio Hondo foi cancelada. Devido ao desastre ducadiano promovido por Andrea Iannone, Valentino Rossi conseguiu um segundo lugar na base da sorte, ainda maior pelos lados de Daniel Pedrosa, que completou a primeira volta em 12º e terminou no pódio, se aproveitando dos vários acidentes que marcou a corrida de hoje.

A MotoGP vive um momento bem melhor do que a F1, mas fico imaginando se o que aconteceu em Termas de Rio Hondo acontecesse na F1. Nesse momento, haveria uma grita enorme nas Redes Sociais e Anti-Sociais. Quase onze anos depois de Indianápolis, a Michelin se viu envolvida numa polêmica de pneus, quando no TL4 o pneu traseiro de Scott Redding estourou sem aviso, indicando um problema sério de segurança. Foi uma muvuca! Pneus extras foram trazidos de forma emergencial para a Argentina, um treino extra foi marcado e cancelado devido à chuva na manhã portenha. As equipes teriam problemas de combustível (!) para mais um treino extra, o cancelamento da prova foi especulado e no fim, a corrida foi encurtada e para tentar poupar os pneus, os pilotos teriam que trocar de motos bem no meio da corrida, fato não inédito, tendo acontecido isso em Philip Island em 2013.

Voltando à corrida, Márquez já tinha dado indícios de que poderia dominar em Termas de Rio Hondo quando fez a pole, após sempre ser o mais rápido no final de semana. Porém, ao seu lado, estariam os dois pilotos da Yamaha, dando um toque bélico para a largada, mas entre Márquez, Rossi e Lorenzo nada aconteceu, contudo, o piloto do dia apareceu logo na primeira curva, quando Andrea Iannone, bateu em Márquez e atrapalhou a boa largada de Pedrosa, que caiu para 12º.

Lorenzo largou bem, mas logo foi sendo ultrapassado por todos até cair ainda nas primeiras voltas quando estava num opaco sexto lugar. Chega a ser impressionante o quão Lorenzo andou mal no pouco tempo em que esteve na pista hoje. Lá na frente, Rossi e Márquez já se destacavam e brigavam pela ponta, com a dupla da Ducati mais atrás, além da surpreendente Suzuki de Maverick Viñales. O jovem espanhol já está sendo especulado tanto na Honda, como na Yamaha e hoje demonstrou o porquê. Quando houve a troca de motos, Márquez continuou muito bem, ao contrário de Rossi, que perdeu rendimento de forma assombrosa, permitindo a aproximação de Viñales e o duo da Ducati, porém, o piloto da Suzuki foi mais uma vítima da traiçoeira pista de Termas de Rio Hondo, ainda um pouco úmida pela chuva, particularmente na curva um. Vários pilotos caíram na prova de hoje, à ponto de apenas treze pilotos terem completado a corrida.

O motivo de Viñales estar à frente da dupla da Ducati era que ambos já viam brigando e, por conseguinte, se atrapalhando. Doviziozo chegou a liderar a corrida, mas atacado por Iannone, foi caindo pelo pelotão, juntamente com o seu companheiro de equipe. Se eu fosse um chefe de equipe, além de velocidade, procuraria um piloto confiável. Aquele cara que sempre leva a 'criança' para 'casa' e não se mete em brigas inúteis. Iannone já havia superado Doviziozo em 2015, mas sua inconstância já tinha o feito cair no Catar e hoje promoveu um acidente bizarro e polêmico na última curva da corrida. Doviziozo já tinha ultrapassado Rossi e corria num seguro segundo lugar, garantindo pontos suficientes para estar a apenas um de Márquez na briga pelo título. Doviziozo, que já foi chamado de 'Calculadora', por seu estilo cerebral, fazia uma corrida consciente. Iannone sempre foi agressivo e após ultrapassar Rossi, Iannone tentou uma ataque forte e sem sentido em cima de Doviziozo na última curva. Retardando a freada, Iannone saiu de frente e acabou escorregando em cima de Doviziozo, destruindo a corrida da Ducati e entregando o segundo lugar de bandeja para Rossi, que nem tinha ritmo para estar no pódio. O mesmo aconteceu com Pedrosa, que chegou a ser ultrapassado por Redding, tamanha a falta de ritmo do espanhol, mas com o abandono do inglês da Pramac Ducati e as várias quedas à sua frente (Lorenzo, Miller, Viñales e a dupla da Ducati), Dani garantiu um terceiro lugar até mesmo acabrunhado. 

Marc Márquez venceu com tranquilidade e no primeiro pódio dividido com Rossi, a tensão entre os dois era evidente, com ambos evitando trocar olhares, mesmo Márquez tendo sofrido um cômico escorregão no pódio. Com Lorenzo apagado e zerado, Marc assumiu a ponta do campeonato e provou que poderá repetir seus anos de ouro em 2013 e 2014. Já a Yamaha, após uma pré-temporada assombrosa, tentará se recuperar na próxima semana em Austin, onde também não andaram muito bem. Enquanto isso na box da Ducati... 'Vamos quebrar tudo, vaaaaaaamos, vaaaaaaaamos... vamos quebrar tudo!'

Um comentário:

  1. http://motoworldbrasil.blogspot.com.br/2016/04/analise-geral-das-duas-primeiras-etapas.html

    ResponderExcluir