sábado, 30 de abril de 2016

Banho de sal grosso

Quando o relógio do Q3 já estava rodando, as imagens mostraram o carro de Lewis Hamilton em cima dos cavaletes e sem o inglês dentro do cockpit. Não demorou a surgir a notícia de que Hamilton, com problemas na sua unidade de potência, estava fora do Q3, praticamente entregando de bandeja a pole para Nico Rosberg, já que em Sochi, a Mercedes colocou 1s em cima da Ferrari, que tinha seus próprios problemas com Vettel já sabendo que teria que largar cinco posições abaixo do que conseguisse por trocar o seu câmbio.

E assim, de forma discreta, Nico Rosberg vai fazendo história. Com a tranquila pole de hoje, o alemão se iguala aos tricampeões e lendas Nelson Piquet e Niki Lauda, com 24 posições de honra na carreira. Rosberg estava ligeiramente mais lento do que Hamilton antes do problema atingir em cheio o inglês, que poderá ter sua décima posição piorada se precisar trocar o motor. O interessante disso tudo é que se lembrarmos da pré-temporada, a Mercedes rodou milhares de quilômetros seguidos sem nenhum problema, deixando a sensação de que tinha um carro inquebrável. Pelo menos nas mãos de Hamilton, o carro tem um problema crônico na unidade de potência e Lewis pode partir para o seu terceiro motor na temporada ainda na quarta corrida do ano. Ainda sofrendo com problemas de confiabilidade, a Ferrari claramente não liberou todo o seu potencial e viu não apenas a Mercedes enfiar 1s goela abaixo, como também viu a Williams se meter na frente de Raikkonen com Valtteri Bottas. Com a punição de Vettel, que largaria em segundo, quem completará a primeira fila será Bottas, tentando ressurgir de uma temporada em que vem ficando atrás de Massa com alguma constância. Falando em brasileiros, Nasr trocou de carro, mas não trocou de posição, mas se há algo de bom no sábado do brasiliense é que meteu meio segundo em Ericsson, que largará em último amanhã.

Mesmo sem inversões no grid, a F1 vai vendo corridas de recuperação na temporada 2016, já que Hamilton largará no mínimo em décimo e deverá vir para cima para tentar diminuir o prejuízo. Porém, ao contrário de Xangai, a pista de Sochi não permite muitas ultrapassagens e provavelmente haverá apenas um pit-stop para cada piloto amanhã. Será uma tarefa ainda mais árdua para Hamilton para sair de sua zica pessoal, enquanto Nico poderá fazer ainda mais história nesse domingo com a sétima vitória consecutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário