Alexander Rossi. Com certeza ele não tem nada a ver com Valentino Rossi, lenda viva do Mundial de Motovelocidade, mas o norte-americano de 25 anos usou bem o sobrenome que carrega e venceu uma emocionante 500 Milhas de Indianapolis, onde Rossi veio por fora e comendo pelas beiradas, além de economizar o máximo possível de combustível, o piloto da equipe de Bryan Herta, com apoio da Andretti, entrou para a história ao se tornar o primeiro a novato a vencer em Indiana desde Helio Castroneves em 2001.
As antigas imagens, vistas até a década de 1990, onde pilotos conseguiam fazer sua corrida e se tivesse o melhor carro disparava, com direito a voltas no segundo colocado, não são mais vistas faz tempo. Hoje se vê um bloco compacto, onde liderar a corrida pode ser bastante punitivo para quem quiser arriscar ficar na frente. Afinal, liderar com o vento na cara significa mais combustível consumido e a estratégia se complicar. As 500 Milhas de Indianapolis se tornou um grande jogo de xadrez, onde a posição na pista importa bastante, principalmente nas voltas finais. Até chegar à Indianapolis, a Honda vinha tendo sérios problemas com seu motor, mas mudanças autorizadas pela Indy fez com que os japoneses virassem o jogo e Ryan Hunter-Reay, o melhor piloto da equipe, liderou boa parte do início da prova, seguido pelo pole James Hinchcliffe, além do veterano Townsend Bell, também da Andretti. Vindo mais de trás, duas raposas felpudas já apareciam na briga pela ponta. Helio Castroneves e Tony Kanaan foram escalando o pelotão e brigavam pela ponta, trocando de posições com os líderes.
A Penske teve uma corrida complicada, com dois incidentes nos pits com Will Power e o líder do campeonato Simon Pagenaud, que resultaram em punições à ambos, que os deixaram nas últimas posições, além de um acidente com Juan Pablo Montoya, que rodou aparentemente sozinho. A esperança de que Roger Penske comemorasse sua 50º temporada como dono de equipe vencendo em Indianapolis recaía nos ombros de Castroneves. E tudo parecia conspirar à favor do brasileiro, quando outra confusão nos pits fez com que Hunter-Reay e Bell se tocassem e saíssem da briga pela vitória. Castroneves foi o terceiro fator desse incidente, mas saiu praticamente ileso. Kanaan era o único adversário mais sério à Helio em termos de velocidade, mas os deuses de Indiana agiram. Desculpa aos torcedores de Castroneves, mas o piloto de Ribeirão Preto vencer pela quarta vez em Indianapolis, se igualando às lendas A.J. Foyt, Al Unser Sr e Rick Mears chega a ser bizarro, pois Castroneves não engraxa as sapatilhas de nenhuma dessas lendas. Num acidente aparentemente besta, Helio foi tocado por J.R. Hildebrand e teve seu carro danificado. Helio ainda teve sorte que uma bandeira amarela apareceu logo depois e ele não perdeu uma volta.
Essa bandeira amarela, restando 36 voltas para o final, definiu a prova. Em ritmo de bandeira verde, o tanque dos carros duravam em média 32 voltas. Parecia insuficiente e as 500 Milhas de Indianapolis caía na velha situação onde a economia de combustível entrava decisivamente no tabuleiro do jogo. Economizar ou não economizar, eis a questão? Carlos Muñoz, colombiano da Andretti que sempre anda bem em Indianapolis, cresceu no fim e entrou na briga pela vitória com Kanaan e Josef Newgarden. Porém, eles foram parando um a um. Castroneves parecia que venceria, pois ele tinha parado mais tarde, mas o brasileiro da Penske viu sepultado mais uma vez a chance de vencer pela quarta vez. Talvez os deuses de Indiana não queiram isso, por respeito à Mears, Unser e Foyt...
Então, andando lentamente, economizando combustível, tímido como é fora das pistas, Alexander Rossi foi subindo posição à posição até aparecer na ponta na penúltima volta. O americano estava tão lento, que parecia que sofreria uma pane seca a qualquer momento, porém Rossi levou seu Dallara-Honda até a bandeirada e se tornou o mais novo vencedor da Indy e logo na centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis. Após várias tentativas de conseguir a glória na Europa, Alexander Rossi conseguiu no outro lado do Atlântico, na sua terra natal. Se Valentino Rossi talvez nunca corra em Indianápolis, a pista de Indiana permitiu que um Rossi vencesse sua lendária corrida.
Valentino nunca correu em Indianápolis com um carro da Indy,mas venceu a corrida de estreia de Indianápolis na MotoGP em 2008.
ResponderExcluirMas dificilmente participará das 500 Milhas...
ResponderExcluirSem duvida. Mas quem sabe?
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