terça-feira, 31 de maio de 2016

História: 40 anos do Grande Prêmio de Mônaco de 1976

Niki Lauda era o grande favorito a vencer em Monte Carlo, uma prova onde havia ganho em 1975, o que aumentaria a vantagem do austríaco no campeonato de 1976, mas Lauda vivia um drama em sua vida particular, pois sua esposa Marlene havia acabado de perder o primeiro filho do casal. Havia uma grande curiosidade para observar o comportamento do Tyrrell P34 nas apertadas curvas de Mônaco, mas Depailler chegou ao principado anunciando que iria tentar a vitória, enquanto James Hunt aproveitava as benesses de Mônaco e festejou como nunca no iate do seu amigo Johnny Servoz-Gavin. A McLaren não gostou nada da 'preparação' do seu principal piloto para uma das principais corridas do campeonato, enquanto a Lotus só teria um carro em Monte Carlo, pois Mario Andretti participaria das 500 Milhas de Indianápolis no mesmo dia.

Lauda confirmou o favoritismo e nos treinos, conseguiu a pole com dois décimos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Clay Regazzoni. Sempre andando bem na apertada pista de Mônaco, Peterson conseguiu colocar seu March azul e amarelo em terceiro, à frente dos dois carros da Tyrrell, que mesmo desengonçado num primeiro momento, se adaptaram muito bem à Mônaco. Após não conseguir se classificar em Zolder, Emerson Fittipaldi levava seu Copersucar ao sétimo lugar, enquanto sua antiga equipe McLaren tinha problemas de câmbio com seus dois pilotos, com Mass em 11º e Hunt apenas em 14º, enquanto Carlos Reutemann fechava o grid de vinte carros, provando que o pesado Brabham-Alfa Romeo estava mais desconfortável do que o Tyrrell de seis rodas em Mônaco.

Grid:
1) Lauda (Ferrari) - 1:29.65
2) Regazzoni (Ferrari) - 1:29.91
3) Peterson (March) - 1:30.08
4) Depailler (Tyrrell) - 1:30.33
5) Scheckter (Tyrrell) - 1:30.55
6) Stuck (March) - 1:30.60
7) Fittipaldi (Copersucar) - 1:31.39
8) Laffite (Ligier) - 1:31.46
9) Brambilla (March) - 1:31.47
10) Jarier (Shadow) - 1:31.65

O dia 30 de maio de 1976 estava com um clima primaveril em Mônaco, permitindo uma corrida sem maiores sobressaltos e com os pilotos não sofrendo com o clima, seja pelo calor forte, seja pela chuva. Antes da prova, as duas principais estrelas da temporada 1976 tinham problemas com suas equipes. A McLaren reclamava que Hunt havia exagerado nos festejos pré-corrida, resultando na péssima classificação do inglês. Lauda discutiu asperamente com o chefe da equipe Daniele Audetto, que teria pedido que o austríaco deixasse Regazzoni vencer em Mônaco, para dar uma moralzinha ao suíço. "No final do ano, um de nós dois deixará a equipe", falou Lauda antes da largada. Mesmo se Lauda quisesse colaborar, Rega não ajudou muito ao largar mal e ser ultrapassado por Ronnie Peterson na apertada St. Devote, enquanto Lauda saiu perfeitamente e se manteve na ponta. Na parte de trás do grid, Reutemann fechava seu péssimo final de semana batendo em Alan Jones na curva St. Devote, abandonando no local, o mesmo fazendo o australiano uma volta mais tarde. Cinco anos mais tarde, os dois teriam encontros ainda mais tensos, mas isso é outra história.

Voltando à 1976, Lauda se aproveita que Peterson não tinha um ritmo parelho com o da Ferrari e rapidamente abriu 3s para o sueco, que era atacado por Regazzoni e os dois Tyrrell, com Depailler à frente de Scheckter. Atrás desse animado grupo, Emerson Fittipaldi segurava a sexta posição, mas era atacado por Stuck, Laffite e Mass. Hunt roda na Tabac, mas por incrível que pareça, o inglês da McLaren não bate em nada, porém, volta à corrida em último. Após sofrer ataque cerrado de Regazzoni, Peterson consegue abrir um pouco do suíço, porém a diferença para Lauda já era de 8s, com o austríaco já administrando a prova, enquanto Emerson já aparecia 12s atrás de Scheckter, segurando um pelotão atrás de si. Pensam que ultrapassar em Mônaco só ficou difícil agora? Sabe nada inocente! A única manobra de ultrapassagem ocorreu na volta 15, quando Scheckter ultrapassou seu companheiro de equipe na Mirabeau, numa situação onde Depailler também não foi muito agressivo com o seu vizinho de box na Tyrrell. Na volta 25 o complicado final de semana de Hunt vem ao fim com um motor quebrado, mas isso acabaria influenciando as primeiras posições, pois o óleo deixado pelo inglês na curva Tabac faz Regazzoni escorregar. Com os dois carros da Tyrrell logo atrás, o piloto da Ferrari caiu para quinto. E Audetto ainda pediu para Lauda dar uma forcinha ao suíço...

Pior seria na volta seguinte, com o segundo colocado Peterson escorregando no óleo e batendo guard-rail, acabando com a ótima corrida do sueco. Com isso, a vantagem de Lauda subia para 12s em cima de Scheckter, que tinha 7s de vantagem sobre Depailler. O francês tinha problemas na suspensão traseira. Laffite já tinha ultrapassado Stuck e atacava Emerson. Na volta 28, numa manobra ousada, Laffite ganhou a sexta posição de Fittipaldi numa ultrapassagem por fora na St Devote. Emerson perde rendimento e é ultrapassado também pelos alemães Stuck e Mass. A corrida fica estática na frente, com os líderes perdendo e ganhando tempo de acordo em que se aproximavam de colocar voltas em retardatários, mas não há trocas de posições. Faltando vinte voltas para o fim, Regazzoni aumenta o ritmo, faz a volta mais rápida e encosta em Depailler. Na descida da Mirabeau, Regazzoni põe por dentro, Depailler ainda tenta se defender, mas para evitar uma colisão, deixa Rega ganhar a posição. Agora o suíço partia para cima de Scheckter, porém, ninguém poderia esperar muita delicadeza do 'Troglodita' Scheckter na disputa por posição. Faltando oito voltas, com o tempo muito fechado, mas sem chuva, Regazzoni encosta em Scheckter e imediatamente começa o ataque para garantir pelo menos a dobradinha da Ferrari. Contudo, Regazzoni se empolga e tenta uma ultrapassagem para lá de otimista na Rascasse, resultando na batida do suíço e o fim do sonho da dobradinha ferrarista quando faltavam cinco voltas. Ainda haveria ação quando Laffite bate na entrada do segundo Esse da Piscina e abandona na penúltima volta, permitindo à Emerson Fittipaldi garantir pelo menos um ponto com o sexto lugar. Niki Lauda vencia pelo segundo consecutivo em Mônaco, seguido pelos dois carros da Tyrrell, no primeiro pódio do P34. Enquanto a Ferrari comemorava a oitava vitória consecutiva, Lauda já administrava o campeonato, com cinco vitórias em seis corridas. O bicampeonato parecida no papo. Parecia.

Chegada:
1) Lauda
2) Scheckter
3) Depailler
4) Mass
5) Stuck
6) Fittipaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário