terça-feira, 17 de maio de 2016

História: 40 anos do Grande Prêmio da Bélgica de 1976

Após a saída de Spa-Francorchamps do calendário da F1, o Grande Prêmio da Bélgica se mudou para Nivelles em 1972, mas equipes e pilotos não gostaram da pista e Bernie Ecclestone resolveu promover uma alternância entre Nivelles e Zolder, com os piloto claramente preferindo a segunda, mesmo com alguns problemas de segurança anos antes. A corrida belga de 1976 seria em Zolder, sede do Grande Prêmio da Bélgica nos próximos seis anos. Niki Lauda havia se recuperado de suas fraturas em decorrência de um acidente com um trator e estava pronto para perseguir seu segundo título. Com a desclassificação de Hunt na Espanha, Niki tinha três vitórias e um segundo lugar nas quatro primeiras provas de 1976, garantindo ao austríaco o título de favorito destacado, ainda mais com Hunt, seu adversário mais forte, tendo apenas seis pontos no campeonato. Ainda adaptando o carro após a desclassificação em Jarama, a McLaren tentou deixar o carro novamente nos conformes, fazendo várias modificações na traseira do carro. 

Na sexta-feira Clay Regazzoni foi o mais rápido, mas finalmente Niki Lauda conquistou sua primeira pole em 1976 no sábado, superando em cinco centésimos seu companheiro de equipe, numa clara dominância da Ferrari quarenta anos atrás. As modificações da McLaren fizeram com que o carro piorasse muito e Hunt, extremamente descontente com o carro, ainda conseguiu a terceira posição, com Mass apenas em 18º. Depailler completava a segunda fila com o Tyrrell P34, que recebeu pequenas janelas laterais no cockpit, para os pilotos poderem enxergar as pequenas rodas dianteira. No final da classificação, dois nomes históricos da F1 estavam fora do grid. Emerson Fittipaldi não conseguiu encontrar aderência alguma em seu Copersucar e estava fora de sua primeira corrida na carreira devido à performance, enquanto Jacky Ickx sofreu dois acidentes nos treinos e estava fora de sua corrida em casa.

Grid:
1) Lauda (Ferrari) - 1:26.55
2) Regazzoni (Ferrari) - 1:26.60
3) Hunt (McLaren) - 1:26.74
4) Depailler (Tyrrell) - 1:26.91
5) Brambilla (March) - 1:26.93
6) Laffite (Ligier) - 1:27.14
7) Scheckter (Tyrrell) - 1:27.19
8) Amon (Ensign) - 1:27.54
9) Pace (Brabham) - 1:27.66
10) Peterson (March) - 1:27.72

O dia 16 de maio de 1976 amanheceu com sol, num belo dia de primavera na Bélgica, em Zolder e os pilotos não teriam que se preocupar com o tradicional clima volátil naquela região do globo. O final de semana de Hunt, mesmo largando na segunda fila, continuava ruim com o inglês tendo que largar com o carro reserva, após um problema de transmissão na McLaren de Hunt, depois do britânico sair da pista no warm-up. Porém, Hunt se recuperaria na largada, com o inglês ganhando a posição de Regazzoni na freada da primeira curva, enquanto Lauda permanecia impávido na frente, se aproveitando da pole. Outro que larga mal é Depailler, caindo para sexto após ser ultrapassado por Brambilla e Laffite.

Hunt sabia que não tinha a vantagem das costelas quebradas de Lauda na Espanha e por isso, sabia que dificilmente teria condições de ameaçar Niki, que aumentava aos poucos seu ritmo, enquanto James passava a sofrer com o desequilíbrio do seu McLaren e era atacado por Regazzoni na briga pela segunda posição. Hunt segurou enquanto pôde Rega, mas o suíço completou a ultrapassagem na oitava volta e para piorar as coisas para o  piloto da McLaren, seu ritmo lento tinha trazido para briga Laffite e Depailler, após Brambilla abandonar com problemas na transmissão ainda na sexta volta. Imediatamente Hunt se viu sob ataque cerrado dos dois franceses. Laffite tenta a ultrapassagem na chicane, mas Hunt joga duro e Depailler se aproveita do vacilo do compatriota para subir ao quarto lugar. Voltas mais tarde Laffite recupera a posição de Depailler e finalmente ultrapassa Hunt, mas com o carro desequilibrado, Hunt tinha perdido muito terreno para as Ferraris e quando deixou James para trás, Laffite já estava 5s atrás de Regazzoni. Rivais e desafetos, era esperado uma briga acirrada entre Hunt e Depailler, mas o inglês havia aprendido a lição de não perder tanto tempo numa briga por posição com um carro tão ruim e deixa Depailler passar, com Scheckter 2s atrás. Mais atrás, Reutemann vinha na oitava posição após uma boa largada, mas o argentino tem o motor quebrado, abandonando na volta 17. O óleo na pista resultante da quebra do motor de Reutemann fez com que Ronnie Peterson saísse da pista de forma violenta, mas o sueco, fora o susto, estava pronto para outra.

Não demorou muito para Hunt ser atacado por Scheckter e por um surpreendente Chris Amon, num ótimo final de semana em seu Ensign. O sul-africano ultrapassa o piloto da McLaren na volta 27, mas logo o boxe da Tyrrell lamentaria o motor quebrado de Depailler, que estava próximo de Laffite na briga pelo pódio. Lauda tinha 5s de vantagem sobre Regazzoni, que corria sozinho, pois tinha 15s de vantagem para Laffite. O francês teve um grande susto na volta 31, quando encontrou Mario Andretti como retardatário na última curva e acabou rodando após não negociar bem a ultrapassagem com o veterano da Lotus. Andretti tinha saído da pista antes devido à problemas no seu acelerador e abandonaria mais tarde, enquanto Laffite nem havia perdido tanto tempo assim e voltou à pista ainda em terceiro, seguido por Scheckter, Hunt e Amon. Após sofrer o final de semana inteiro com um carro instável e passar a corrida inteira se defendendo de carros mais acertados do que o seu, James Hunt parou seu carro após a curva um com o câmbio quebrado, significando o terceiro abandono em cinco corridas para o piloto da McLaren, que se mostrava o único capaz de desafiar Lauda no quesito velocidade, mas no começo de 1976 Hunt ainda pecava bastante no quesito confiabilidade e regularidade.

A corrida fica estática na frente, com as Ferraris dominando a corrida, com Laffite num distante terceiro lugar, seguido por Scheckter e Amon, que corriam próximos, mas sem ataques de parte a parte. O tráfego intenso aproximou os dois carros da Ferrari, mas Lauda não deixou Regazzoni se aproximar mais do que 2s. O austríaco chegou a suspeitar de um problema na suspensão de sua Ferrari, mas logo isso se provou alarme falso. O que não era o caso de Chris Amon. Numa ótima corrida, correndo em quinto lugar, o neozelandês viu sua suspensão traseira quebrar e foi jogado violentamente contra as cercas de proteção. O Ensign ficou bem danificado, Amon saiu reclamando da mão direita e a fama de pé-frio do neozelandês ganhava mais um capítulo. Lauda vence com muita facilidade, conquistando seu primeiro Grand-Chelem (pole, melhor volta e vitória de ponta a ponta) da carreira. Laffite conquista o primeiro pódio para a Ligier, que literalmente agradeceu ao seu piloto, mostrando uma placa na última volta 'MERCI JACQUES'. Scheckter marcava os primeiros pontos do novo Tyrrell P34, Jones marcava os primeiros pontos da Surtees em 1976 e Mass completava em sexto numa corrida de paciência do alemão, pois ele também sofreu com o indócil McLaren em Zolder. Lauda disparava na ponta do mundial e nada parecia detê-lo no momento.

Chegada:
1) Lauda
2) Regazzoni
3) Laffite
4) Scheckter
5) Jones
6) Mass

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