sábado, 14 de maio de 2016

Voltando ao normal

Pela primeira vez em muito tempo, Lewis Hamilton vem tendo um final de semana sem maiores problemas e quando isso aconteceu em outras oportunidades, o inglês mostrou todo o seu grande potencial e em Barcelona, Lewis não se fez de rogado ao conseguir uma pole dominante em cima de Nico Rosberg, podendo ser o início de uma virada de domínio, já que Rosberguinho vem de sete vitórias consecutivas. Se no começo da semana já começaram a pipocar que a batata de Arrivabene está assando dentro da Ferrari, a possibilidade real da equipe italiana cair para a terceira força do Mundial deve fazer com que o performático italiano fique bem preocupado com a tranquila segunda fila da Red Bull.

Falando na equipe austríaca, todos estavam curiosos em ver como se sairiam Daniil Kvyat e Max Verstappen, que trocaram de lugar semana passada. A forma como isso aconteceu, após apenas quatro corridas e rebaixando um piloto de forma até mesmo humilhante para Kvyat, é bem duvidosa, mas a história pode mostrar que a Red Bull teve a visão de que o jovem holandês é um campeão em potencial e vendo que podia perder Verstappen para alguma rival, fez a polêmica troca. Abatido, Kvyat ficou atrás de Carlos Sainz dentro da Toro Rosso, enquanto Verstappen foi mais rápido do que Ricciardo em boa parte do final de semana, mas o simpático australiano deu o bote na hora certa e conseguiu um lugar na foto dos três primeiros colocados, derrotando Verstappen com uma boa margem. Contudo, essa é o primeiro final de semana do holandês na Red Bull e ele poderá fazer muito mais no futuro. Mesmo que as custas da carreira de um jovem piloto, a Red Bull pode estar nos mostrando um piloto diferenciado no futuro.

Lá na frente, Hamilton sempre foi o mais rápido dentro do seio da Mercedes e será difícil para Rosberg parar Hamilton, mesmo que o inglês largue mal (novamente) amanhã. A surpresa da classificação foi ver a Ferrari perdendo ritmo para a Red Bull, com os carros vermelhos na terceira fila, com Raikkonen sempre mais rápido do que um apagado Vettel. A McLaren deu sinal de vida com Alonso indo ao Q3 pela primeira dessa parceria com a Honda. O espanhol sempre fez algo mais quando correu em casa. A Williams já deve estar conformada em ser a quarta força da F1 e talvez isso tenha afetado a estratégia da equipe, que vacilou com Felipe Massa, o liberando tarde demais no Q1, fazendo com que o brasileiro largue no final do pelotão amanhã. Contudo, Massa nunca andou no ritmo de Bottas nesse final de semana e já se fala em Button em 2017 na Williams. Para quem procura renovar o contrato, não foi uma boa Massa ficar numa posição tão ruim num circuito onde tradicionalmente é difícil de se ultrapassar.

A prova de amanhã pode ter como diferencial a briga entre Hamilton e Rosberg na ponta. Que o inglês é mais piloto que o alemão, não restam muitas dúvidas, mas Nico está numa fase exuberante e Lewis terá um adversário motivado, mesmo que inferior, para derrotar amanhã e iniciar sua caminhada rumo a uma virada ainda mais complicada do que em 2014. Resta saber também como será o ritmo de corrida de Verstappen, em sua primeira corrida com a Red Bull.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário