quinta-feira, 11 de agosto de 2016

História: 20 anos do Grande Prêmio da Hungria de 1996

Conta a lenda que Jacques Villeneuve não conhecia o circuito de Hungaroring nem pela TV e como não existiam simuladores como os de hoje, o canadense se trancou em seu PC e treinou como nunca em seu GP2 (famoso game de F1) para poder aprender a difícil e sinuosa pista magiar. Verdadeiro ou não, essa história entrou para o folclore da F1.

Como já havia acontecido ao longo de toda a temporada 1996, a briga pela pole ficou entre Hill, Villeneuve e Schumacher, com uma vantagem mínima para o alemão sobre os dois pilotos da Williams. Se vencesse, Hill poderia sacramentar o título na próxima corrida, em Spa, mas novamente Schumacher tirou um coelho da cartola para ficar com mais uma surpreendente pole, porém, no domingo, os grandes favoritos eram os pilotos da Williams.

Grid:
1) Schumacher (Ferrari) - 1:17.129
2) Hill (Williams) - 1:17.182
3) Villeneuve (Williams) - 1:17.259
4) Irvine (Ferrari) - 1:18.617
5) Alesi (Benetton) - 1:18.754
6) Berger (Benetton) - 1:18.794
7) Hakkinen (McLaren) - 1:19.116
8) Herbert (Sauber) - 1:19.292
9) Coulthard (McLaren) - 1:19.384
10) Frentzen (Sauber) - 1:19.436

O dia 11 de agosto de 1996 amanheceu ensolarado e com muito calor em Budapeste, algo bastante comum naquelas glebas nessa época do ano. Numa pista onde ultrapassar é muito difícil, a estratégia era essencial. Apesar de estar na pole, estava claro que Schumacher dificilmente ganharia a corrida e que os carros da Williams eram os favoritos e em momentos diferentes no campeonato, Hill e Villeneuve iriam para uma tática diferente. Hungaroring era muito pouco usada durante o ano, fazendo com que a pista ficasse muito suja dificultando a largada, particularmente no lado par do grid, onde os pilotos nunca passavam lá. Largando em segundo, Hill saiu muito mal, atrapalhando até mesmo as largadas de Irvine e Berger, que tracionaram um pouco melhor atrás dele. Schumacher manteve a ponta na largada, seguido por Villeneuve e Alesi, com Hill caindo para quarto.

Desde a largada, a Ferrari de Schumacher e a Williams de Villeneuve estavam numa corrida à parte, com Alesi claramente segurando Hill. A diferença estava ficando cada vez maior a cada volta e o problema era que Hill, pensando no campeonato, não forçava muito, pois para ultrapassar em Hungaroring, tinha-se que forçar bastante a barra. Ao final da volta 11 a batalha Schumacher/Villeneuve estava 14s à frente de Alesi/Hill, numa corrida estática e sem maiores emoções. Na briga pelo quinto lugar, Berger sai na frente de Irvine na primeira parada deles, algo que influenciaria muito a corrida. Quando Schumacher faz sua primeira parada na volta 19, o alemão volta atrás de Berger, fazendo-o perder tempo atrás do austríaco. Se a Ferrari fosse mais rápida na parada de Irvine, bastava uma ordem de equipe... Quando Villeneuve fez sua primeira parada, o canadense voltou à frente da Ferrari, enquanto Hill, tentando ganhar algum tempo, esticou ao máximo seu pit-stop, só parando nove voltas depois de Schumacher. Contudo, o inglês ainda voltou atrás de Alesi, mas finalmente Hill se livrou do francês quando Alesi errou na curva um e permitiu Hill finalmente ter pista livre à frente, mesmo que 10s atrás de Schumacher.

Após mais um abandono de Irvine, Hill começou a fixar voltas mais rápidas, em quase toda a volta, acabando com a vantagem que Schumacher tinha. Após a segunda rodada de paradas, Hill aumentou a pressão em cima de Schumacher e quando o alemão fez sua terceira parada, Hill aumentou o ritmo e com uma parada a menos, assumiu o segundo lugar. Em sua última parada, Villeneuve perdeu um pouco de tempo e não estava tão distante assim de Hill para as voltas finais. À essa altura sabia-se que a Williams não renovaria com Hill para 1997, com a equipe investindo mais em Villeneuve para o futuro próximo. Hill se aproximou de forma rápida de Villeneuve, enquanto Berger quebrava o motor pela segunda corrida consecutiva e Schumacher abandonava mais uma vez. As últimas sete voltas viram Hill fazendo de tudo para ultrapassar Villeneuve, mas o canadense se defendeu muito bem para conseguir mais uma vitória, além da quinta dobradinha da Williams em 1996. Alesi, mais de um minuto atrás, era o único piloto na mesma volta dos líderes. A Williams dava mais um show, conquistava o Mundial de Construtores e tinha a certeza matemática que um dos seus pilotos seria campeão em 1996. Domínio absoluto.

Chegada:
1) Villeneuve
2) Hill
3) Alesi
4) Hakkinen
5) Panis
6) Barrichello

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