quarta-feira, 17 de agosto de 2016

História: 30 anos do Grande Prêmio da Áustria de 1986

Quando abandonou a F1 pela primeira vez sete anos antes, Niki Lauda deixou a torcida austríaca órfã de um ídolo e o público foi pequeno nos seus anos fora, porém, desta vez o definitivamente aposentado Lauda deixou um herdeiro na figura de Gerhard Berger. O jovem austríaco vinha fazendo uma ótima temporada na Benetton em 1986 e já chamava a atenção da Ferrari, após os italianos falharem em contratar Senna e Mansell. Isso, seria para 1987. Para 1986, Berger pretendia utilizar a potência do motor BMW na ar rarefeito de Zeltweg para vencer pela primeira vez na F1 à frente dos seus torcedores. Falando em motor, a McLaren começava a sofrer com a falta de desenvolvimento da Porsche entrou numa negociação com a Renault. 'Falta-nos motor', choramingava Prost, mas a Elf, parceira de longa data da Renault, não gostou muito da ideia da rival Shell usar a tecnologia da Renault e negociação emperrou, mas fazendo com que Ron Dennis e Mansour Ojjeh pressionasse a Porsche por um maior desenvolvimento nos motores. Dias antes de começar os treinos na Áustria, a F1 via o retorno de Didier Pironi à categoria num teste com a AGS após quatro anos. Pironi pensava seriamente em voltar à F1 e negociava com a Ligier para substituir Laffite em 1987.

Como esperado, o motor quatro cilindros da BMW tinha vantagem sobre os V6 de Honda, Porsche e Renault por causa dos seus turbos maiores e combinado com o ar rarefeito, a Benetton-BMW dominou a classificação. Na sexta-feira, Derek Warwick sofreu um sério acidente após a explosão do seu pneu, fazendo a Pirelli quase abandonar o final de semana. Porém, para tristeza da torcida local, Fabi roubou a pole position de Berger, com dois décimos separando os carros coloridos na primeira fila. Rosberg foi o mais rápido na sexta-feira, mas ele caiu para terceiro no dia seguinte. A McLaren mostrava velocidade, mas muito desequilíbrio nas subidas e descidas de Zeltweg, com Prost apenas em quinto. Patrese era quarto com o Brabham, se aproveitando do motor BMW, mas poderia ter sido melhor se o seu motor não tivesse explodido na sessão de sábado. Recuperado do seu acidente na véspera, Warwick foi o décimo e marcou a velocidade máxima do final de semana (345 km/h). A Williams-Honda foram afetadas por uma série de problemas mecânicos e Senna, insatisfeito com o acerto do seu carro, era apenas oitavo.

Grid:
1) Fabi (Benetton) - 1:23.549
2) Berger (Benetton) - 1:23.743
3) Rosberg (McLaren) - 1:23.903
4) Patrese (Brabham) - 1:24.044
5) Prost (McLaren) - 1:24.346
6) Mansell (Williams) - 1:24.635
7) Piquet (Williams) - 1:24.697
8) Senna (Lotus) - 1:25.249
9) Alboreto (Ferrari) - 1:25.561
10) Warwick (Brabham) - 1:25.726

O dia 17 de Agosto de 1986 amanheceu com sol forte e muito calor em Zeltweg, um clima perfeito para uma corrida de F1, mas isso não fez lotar o circuito como no auge de Niki Lauda. Porém, havia um bom público para torcer para Berger. Mansell foi o mais rápido no warm-up, que foi marcado pela explosão do motor de Patrese, que causou um grande incêndio e inutilizou o carro do italiano, fazendo com que a Brabham cedesse o carro de Warwick para Patrese, enquanto o inglês assistiria a corrida pela TV. Era a segunda pole de Fabi, que largou pessimamente em Nürburgring em 1985 quando esteve em primeiro no grid e o italiano não aprendeu a lição em Zeltweg, perdendo facilmente a primeira posição para Berger na largada. Mais atrás, Rosberg é ultrapassado por Prost e a dupla da Williams, enquanto Patrese larga muito mal e cai para 11º. Num circuito famoso pelas largadas caóticas, fora Dumfries ter perdido a asa dianteira, todos estavam ilesos para as 52 voltas da corrida.

A dupla da Benetton mantinha um ritmo forte e se destacava na frente, enquanto duas brigas aconteciam mais atrás, com Mansell atacando Prost pela terceira posição e Rosberg pressionando Piquet pela quinta posição, com Senna mais atrás em sétimo. A corrida cheia de expectativa da Brabham, devido ao motor BMW, acabou ainda na segunda volta, com Patrese tendo o motor estourado. O terceiro no final de semana... Senna tinha um carro tão desequilibrado, que fez sua parada para trocar pneus ainda na oitava volta, com desgaste precoce de pneus, caindo para 14º, num mal final de semana da Lotus, já que Dumfries era o último. A dupla da Lotus abandonaria antes da volta 15, com problemas de motor. Dez segundos atrás dos líderes, Mansell tentava de todas as formar ultrapassar Prost, mas o francês se mostrava muito combativo e mesmo tendo reclamado do motor Porsche, o propulsor alemão estava segurando bem o rojão que era o motor Honda de Mansell, enquanto o aniversariante Piquet vinha 5s atrás do companheiro de equipe, com Rosberg logo atrás. Alessandro Nannini vinha numa ótima 12º posição quando a suspensão de seu Minardi quebrou, fazendo o italiano entrar no meio de um milharal, numa cena típica da rural corrida austríaca.

Fabi vinha 2s atrás de Berger, mas sofria com um problema no câmbio, fazendo o italiano forçar seu motor ao limite para permaneceu próximo do companheiro de equipe. Na volta 17, Fabi se aproximou de Berger e ultrapassou o austríaco para... diminuir metros depois, com o motor quebrado. Fabi entraria para a história sendo o único piloto a ter pole (na verdade, duas) e nunca ter liderado uma volta sequer na F1. Sem Fabi, Berger tinha 18s de vantagem para a animada briga entre Prost e Mansell, enquanto Piquet foi trocar seus pneus na volta 19, iniciando a procissão de pilotos para os boxes. Na volta 26, Berger entrou nos boxes para o que aparentava ser seu pit-stop. Mesmo perdendo tempo para Mansell, parecia que Berger iria vencer pela primeira vez na frente do seu público. Porém, quando se preparava para voltar à pista, a bateria da Benetton morreu, fazendo com que os mecânicos perdessem um enorme tempo para fazer a troca da bateria, enquanto Berger lamentava a enorme chance perdida de vencer em casa. E seria a última... Mansell foi o último a parar e a Williams perdeu muito tempo para trocar o pneu traseiro direito, fazendo com que Mansell voltasse 11s atrás de Prost. Porém, nem tudo estava ruim para Mansell, quando Nelson Piquet, correndo num solitário terceiro lugar, vai aos boxes com a temperatura do óleo no vermelho, abandonando a corrida antes que o motor explodisse. Não era a comemoração ideal dos 34 anos de Nelson, mas Mansell não teria melhor sorte, quando o inglês encostou seu Williams na grama, com a transmissão quebrada.

Então, Prost se encontrou sozinho na ponta da corrida. Mesmo insatisfeito com o acerto do seu carro, Prost viu seus adversários caírem um a um e tinha 30s de frente do seu companheiro de equipe Rosberg, enquanto o terceiro colocado Alboreto vinha mais de um minuto atrás. A Ferrari vinha tendo um final de semana para esquecer em Zeltweg, mas a sorte, somada aos abandonos dos carros mais rápidos, fez com que a Ferrari estivesse na bica de conquistar um pódio, mas os italianos estavam tão mal, que brigavam a Lola-Hass de Jones e Tambay pelos pontos restantes. Depois da corrida, Stefan Johansson criticou bastante Tambay, que fez três paradas e ainda assim, terminou nos pontos. Querendo mostrar que tinha carro para vencer, Berger voltou à corrida várias voltas atrasados e se tornou o piloto mais rápido da pista, marcando a volta mais rápida da prova. Faltando menos de dez voltas para o fim, Rosberg abandonou com problemas eletrônicas em sua McLaren, fazendo com que a Ferrari, com uma volta de desvantagem, tivesse seus dois pilotos no pódio e quase se transformou em dobradinha, quando Prost parecia ter o mesmo problemas nas voltas finais, mas Alain conquistou sua terceira vitória na temporada, além de igualar à Juan Manuel Fangio. Em tempos de vacas magras, a Ferrari teve o prazer de colocar seus dois pilotos no pódio. A Lola-Hass comemorou seus dois pilotos nos pontos, enquanto Christian Danner marcar seu primeiro ponto na F1, com a Arrows. Com todos os seus rivais abandonando, Alain Prost foi o grande vencedor do dia, ficando apenas dois pontos atrás do líder Mansell. Apesar do choro por causa do motor...

Chegada:
1) Prost
2) Alboreto
3) Johansson
4) Jones
5) Tambay
6) Danner 

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