O Grande Prêmio da Alemanha retornava à Nürburgring em 1971 após um ano de ausência, onde os organizadores, após muita pressão da CSI e da GPDA, fizeram algumas alterações do grandioso circuito. O asfalto foi recapeado e vários saltos foram aplainados. Algumas curvas foram ligeiramente redesenhadas para serem menos fechadas e algumas caixas de brita foram construídas. Guard-rails foram instalados em alguns lugares críticos, mas John Surtees, em sua experiência nas motos, não foi muito à favor da medida, pois a proteção poderia machucar ainda mais os pilotos, se os rails não estivessem bem instalados. Ron Tauranac tinha praticamente concluída a venda da equipe Brabham para Bernie Ecclestone, com o empresário inglês pensando em dispensar o veterano Graham Hill para 1972, promovendo Carlos Reutemann, que fazia uma ótima temporada com um Brabham na F2.
Era esperado que houvesse um duelo entre Jackie Stewart, líder do campeonato mundial, e Jacky Ickx, o "especialista" de Nürburgring. E de fato, os dois pilotos deram um show nos treinos, baixando cada vez mais o tempo durante as sessões. Stewart conquistou a pole com dois décimos à frente do belga. Seu tempo (7:19) é vinte e três segundos abaixo da pole de Ickx em 1969! Depois dos dois, havia uma diferença de 3s para o terceiro colocado, Jo Siffert. Apesar das várias reformas, alguns saltos permaneceram e vários pilotos quebraram suas suspensões durante os treinos.
Grid:
1) Stewart (Tyrrell) - 7;19.0
2) Ickx (Ferrari) - 7:19.2
3) Siffert (BRM) - 7:22.4
4) Regazzoni (Ferrari) - 7:22.7
5) Cevert (Tyrrell) - 7:23.4
6) Hulme (McLaren) - 7:26.0
7) Peterson (March) - 7:26.5
8) Fittipaldi (Lotus) - 7:27.5
9) Schenken (Brabham) - 7:29.8
10) Pescarolo (March) - 7:30.3
O dia primeiro de agosto de 1971 estava nublado na região do castelo de Nürburg, fazendo com que os pilotos tivessem o receio da chuva, algo bastante complicado em Nürburgring, pois no longo traçado de 23 km, podia-se chover de um lado e estar fazendo sol de outro. Na largada, Stewart e Ickx saem bem, com o belga conseguindo ficar por dentro na primeira curva e tomar a primeira posição. Atrás de Stewart vinham Regazzoni, Hulme, Siffert, Cevert, Peterson e Andretti, de volta à Ferrari após seus compromissos nos Estados Unidos.
Durante a primeira volta, Stewart atacou Ickx na Nordkehre e retomou a primeira posição, vindo por dentro na curva. Durante a primeira volta, Stewart aumentou a diferença para três segundos à frente de Ickx, que era seguido apenas Regazzoni, enquanto Hulme é ultrapassado por Siffert e Peterson. Stewart imprimia um ritmo muito forte e para a sorte do escocês, Ickx perde o controle na famosa curva Karussell e bate nas barreiras, fazendo o belga abandonar e ver suas chances no campeonato caírem ainda mais. Para azar da Ferrari, Regazzoni também roda, mas ao menos se mantém na corrida, fazendo com que Siffert assumisse a segunda posição, mas 17s atrás de Stewart, com Regazzoni 3s atrás do compatriota. Na quinta volta, Siffert encontra problemas com a ignição do seu carro, que cortava de forma intermitente o motor por causa de uma bobina defeituosa. Regazzoni e Cevert encostam no suíço e o ultrapassam no final dessa volta, enquanto fumaça era vista saindo do Lotus de Fittipaldi.
Na metade da corrida, após uma longa luta, Cevert ultrapassa Regazzoni por fora, na curva Tiergarten. enquanto que na mesma curva, Amon bate, após uma quebra de suspensão. Siffert também abandona, quando vinha em quarto. Mesmo correndo em dobradinha, a Tyrrel via uma diferença superior aos 40s entre seus dois pilotos, enquanto Regazzoni não conseguia acompanhar Cevert, tendo que se conformar com o terceiro lugar. Quando a corrida se aproxima do fim, os carros ficam bem espaçados e praticamente não haviam brigas por posições. Ainda devido aos vários saltos, Peterson tem parte de sua carenagem danificada, fazendo o sueco ir aos boxes para consertar seu March, mas Peterson perderia apenas uma posição, para Mario Andretti, caindo de quarto para quinto. Mesmo sem muitas chances de reação, François Cevert marca a volta mais rápida da corrida na antepenúltima volta, enquanto Rolf Stommelen entra nos boxes da Surtees reclamando que seu carro estava inguiável, mas o alemão acabaria voltando à pista. Após a corrida, houve uma discussão acalorada entre John Surtees e o seu piloto e companheiro de equipe Rolf Stommelen. Surtees argumentou que Stommelen não deveria ter parado nos boxes por causa de um suposto problema de dirigibilidade, enquanto Stommelen argumentava que o TS9 estava realmente inguiável. Na segunda-feira de manhã, Surtees entrou no carro de Stommelen fazendo o mesmo tempo com o seu próprio carro. Sempre muito 'manso', Surtees diz que o problema não é com o carro, mas com seu piloto. Stommelen deixou circuito humilhado e os dois romperam o contrato.
Com duas voltas para o fim, Stewart tinha trinta e cinco segundos de frente para Cevert. Regazzoni era o terceiro, a quarenta segundos do líder. Em seguida, Andretti vinha mais de dois minutos, na frente de Peterson e Schenken. Jackie Stewart ganhou sua terceira corrida consecutiva depois de uma magnífica demonstração. Este era o seu 17º triunfo na F1, permitindo-lhe ultrapassar Stirling Moss e tornar-se o segundo maior vencedor britânico da história, atrás apenas de Jim Clark. Cevert terminou em segundo lugar, oferecendo à Tyrrell a sua segunda dobradinha do ano e, especialmente, confirmando ainda mais as esperanças depositadas nele. Regazzoni salvou um terceiro lugar para a Ferrari. Andretti terminou em quarto lugar, sendo estes seus primeiros pontos desde a vitória em Kyalami. Peterson terminou em quinto, enquanto Schenken foi sexto, finalmente dando à Brabham seu primeiro ponto na temporada. Stewart recebeu uma grande coroa de louros das mãos de Helmut Kohl, o jovem presidente da Rhineland-Palatinate, enquanto Ken Tyrrell comemorava bastante sua dobradinha. Com esta quinta vitória em sete corridas, Stewart tinha praticamente assegurado o seu segundo título mundial.
Chegada:
1) Stewart
2) Cevert
3) Regazzoni
4) Andretti
5) Peterson
6) Schenken
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