quinta-feira, 25 de agosto de 2016

História: 20 anos do Grande Prêmio da Bélgica de 1996

Spa é e sempre foi uma das pistas favoritas de todos os pilotos da F1 e por isso, quando a categoria chega à pista belga, não importa o ano, logo são ouvidos os melhores elogios. Jacques Villeneuve chegou à outra pista desconhecida e o canadense aprendeu a pista de Spa utilizando o famoso jogo GP2... Era esperado um novo domínio da Williams, com Damon Hill sendo favorito, pois se o game GP2 era realmente muito divertido, provavelmente não era o simulador ideal para se preparar para uma pista desafiadora como era Spa.

O circuito belga também era muito marcante para Michael Schumacher, que cinco anos antes havia estreado na F1 marcando logo sua presença. Porém, nem mesmo o alemão estava imune aos problemas e Schumacher se acidentou fortemente na curva Rivage na sexta-feira, machucando o seu pescoço. Além da bela pista, o Grande Prêmio da Bélgica também se caracteriza pelo clima instável e quando a classificação estava prestes a começar, nuvens negras mostravam que a chuva poderia cair a qualquer momento. Villeneuve e Hill ficaram com a volta mais rápida em vários momentos durante a classificação e quando Hill estava pronto para ficar com a pole, a chuva veio e o estreante Villeneuve ficava com a pole. Schumacher veio atrás da dupla da Williams, mas 1s mais lento do que os dois primeiros.

Grid:
1) Villeneuve (Williams) - 1:50.574
2) Hill (Williams) - 1:50.980
3) Schumacher (Ferrari) - 1:51.778
4) Coulthard (McLaren) - 1:51.884
5) Berger (Benetton) - 1:51.960
6) Hakkinen (McLaren) - 1:52.318
7) Alesi (Benetton) - 1:52.354
8) Brundle (Jordan) - 1:52.977
9) Irvine (Ferrari) - 1:53.043
10) Barrichello (Jordan) - 1:53.152

O dia 25 de Agosto de 1996 amanheceu com um clima ameno em Spa, com a chuva sempre à espreita, mas a corrida aconteceria todinha com pista seca e sol. Entre as novidades das equipes, a Williams inaugurava uma nova asa dianteira, onde os mecânicos poderiam fazer ajustes durante as paradas, claramente se inspirando na F-Indy. Mesmo não participando da briga pela pole, a McLaren tinha mostrado força nos treinos livres e a potência do motor Mercedes já chamava a atenção. Quando a quinta luz vermelha se apagou, Hill fez outra largada ruim e perdeu o segundo lugar para Schumacher e só não caiu para quarto, por que a apertada Source apareceu rapidamente e o inglês conseguiu segurar Coulthard. Mais atrás, a dupla da Sauber se tocou, com Frentzen e Herbert ficando fora da corrida, levando com eles a Ligier de Panis. Barrichello tocou em Irvine e o brasileiro teve que fazer um logo pit-stop no final da primeira volta.

Confirmando a potência do motor Mercedes, quando Hill e Coulthard apontaram na reta Kemmel, o escocês usou a força do motor Mercedes para ultrapassar Hill por fora na freada das Les Combes e subir para terceiro, deixando Hill apenas em quarto. Villeneuve e Schumacher corriam próximos lá na frente, enquanto Hill estava no meio das duas McLarens, sem chance de ataque. Villeneuve fritava o pneu constantemente na freada da chicane Bus Stop, estragando a estabilidade do seu Williams, além de deixar Schumacher próximo. Por incrível que pareça, Hill parecia estar segurando a McLaren de Hakkinen e a Benetton de Berger na briga pela quarta posição, enquanto Schumacher vinha apenas 1s atrás de Villeneuve, mas o canadense conseguia abrir nas retas. Na volta 11, Jos Verstappen entrou nos boxes reclamando que o seu acelerador não estava funcionando bem, mas a Arrows liberou o holandês após inspeção. Na volta seguinte, o holandês destruiu seu carro e as poucas imagens chegaram a assustar, mas Verstappen, fora o susto, estava bem. Porém, isso mudaria a corrida drasticamente.

Quando os carros completaram a primeira volta deles atrás do safety-car, Schumacher e Alesi foram para os boxes, enquanto Villeneuve não entendeu a mensagem da Williams e ficou na pista por mais uma volta. Quando Villeneuve não parou, a Williams mandou Hill entrar, mas daí perceberam que não teriam tempo para trocar toda a equipe de reabastecimento (Jacques e Damon tinham uma equipe cada) e mandaram o inglês ficar na pista, mas Hill já estava se preparando para entrar nos boxes, acabando que Damon perdeu ainda mais tempo. Resumindo, outra corrida jogada fora pelos homens do pit-wall da Williams. Durante as cinco voltas em que o safety-car ficou na pista, as McLarens não fizeram seus pit-stops, indicando que o time chefiado por Ron Dennis seria o único a parar apenas uma vez. Porém, o real líder era Schumacher, que abriu uma diferença de 2s em cima de Villeneuve nas primeiras duas voltas após a relargada, sendo que o canadense tinha ultrapassado Alesi logo após a relargada, na Source. Enquanto isso, Hill era apenas 11º colocado.

Na volta 20 Berger rodou na Bus Stop e Hill ganhou uma posição, passando a atacar Martin Brundle pela oitava posição, mas Hill, muito mais rápido com a Williams, não conseguia ultrapassar o compatriota. Os mesmos problemas aerodinâmicos que atrapalham as ultrapassagens hoje em dia, também faziam efeito vinte anos atrás. As duas McLaren pararam na metade da corrida, com Coulthard caindo para sétimo e Hakkinen para nono. Hill finalmente ultrapassou Brundle e entrou na zona de pontuação, enquanto Irvine abandonava pela sexta corrida consecutiva. Schumacher e Villeneuve estavam separados por apenas 2s, quando a segunda rodada de paradas começou. Com problemas de equilíbrio no seu carro, Schumacher parou primeiro. Villeneuve ficou duas voltas a mais na pista, chegou a sair da pista na frente do alemão, mas Schumacher vinha mais embalado na saída da Source e recuperou a primeira posição para não mais perde-la, até porque Villeneuve passou a ter problemas no motor Renault e tirou o pé. Numa corrida surpreendente, Schumacher conseguiu superar a Williams e venceu novamente em Spa. Os pilotos da Williams foram atrapalhados mais uma vez pela própria equipe. Após ótima corrida, Coulthard rodou e abandonou, fazendo com que Hakkinen subisse ao pódio, seguido de perto por Alesi. Após espetacular corrida de recuperação, Berger ainda marcou um ponto, chegando colado em Hill. Numa época em que a estratégia era feito na hora, a Williams se atrapalhou e Schumacher venceu contra todos os prognósticos.

Chegada:
1) Schumacher
2) Villeneuve
3) Hakkinen
4) Alesi
5) Hill
6) Berger

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