sábado, 8 de julho de 2017

Anti-clímax austríaco

Quando Romain Grosjean ficou parado no meio da pista em Zeltweg, um final ao estilo de Montreal chegava ao fim antes mesmo de começar. Bottas, Vettel e Hamilton estavam separados por 0.160s e estavam indo para as suas últimas tentativas, onde definiria a pole para o Grande Prêmio da Áustria, porém com o carro da Hass no meio da pista faltando menos de um minuto, a bandeira amarela resultante fez com que os três ficassem nessa posição, para grande azar de Hamilton, que perderá cinco posições no grid amanhã.

Mesmo com o tempo nublado, não houve chuva, que foi esperada em todo o final de semana e até o momento não apareceu. Após conquistar um pódio em Baku e até ter tido chance de vitória com Massa, a Williams teve um dia de McLaren-Honda e ficou pelo caminho no Q1, com seus dois carros ocupando a penúltima fila e seus dois piloto reclamando bastante do aquecimento dos pneus, um ponto nevrálgico para todas as equipes em diferentes pistas. Enquanto isso, a própria McLaren surpreendia num circuito com tantas retas com uma terceira versão do motor Honda e brigou para subir ao Q3, ficando por pouco de fora. Carlos Sainz declarou que estava de saída da Toro Rosso e isso pegou bem mal junto aos seus vários chefes, mas o espanhol deu a resposta na pista, colocando Kvyat no bolso e indo ao Q3.

A estratégia de Hamilton era ficar em primeiro e com a punição que levará pela troca de câmbio, largar em sexto amanhã, numa posição boa para atacar quem vem pela frente e ainda ter chance de briga pela vitória. Mas como diria o outro, faltou combinar com os adversário, começando pelo o seu companheiro de equipe, que conseguiu um tempo espetacular no Q3 e superou por muito pouco Vettel e Hamilton. A Ferrari ressurgiu no terceiro treino livre após domínio de Hamilton na sexta-feira, mas os italianos precisam urgentemente de um piloto que realmente ajude Vettel. Apesar do talento, Kimi Raikkonen não é esse piloto, tomando mais de meio segundo dos líderes, longe de ajudar Vettel na sua briga com a Mercedes. Quando todos se preparavam para as últimas voltas de Bottas, Vettel e Hamilton, Grosjean fico parado na pista e aconteceu o anti-clímax. Não sou fã das teorias da conspiração, mas Grosjean corre pela Haas, que é parceira da Ferrari. Para quem curte...

O terceiro lugar, que o jogará para oitavo, não ajudou muito a situação de Hamilton, que contará com a ajuda de Bottas para segurar não apenas Vettel, como todo o pelotão, na esperança de que Lewis ultrapasse rapidamente os pilotos que estão à sua frente e ainda tenha tempo de brigar pela vitória. A esperada chuva pode cair amanhã, segundo a meteorologia. Hamilton virá de trás. A corrida amanhã promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário