domingo, 16 de julho de 2017

Ocaso de um ídolo

A corrida de hoje em Toronto da Indy foi decidida mais uma vez por uma bandeira amarela, onde Josef Newgarden teve a sorte de estar no lugar certo para entrar nos boxes no momento certo e vencer com certa facilidade numa corrida onde Helio Castroneves estava liderando, mas deu azar.

A bandeira amarela foi provocada por um erro de principiante de Tony Kanaan. Dos dois brasileiros que militam na Indy há vinte anos, prefiro mil vezes Tony Kanaan em relação à Helio Castroneves, que sempre se mostrou recalcado por nunca ter tido chance na F1, sendo que ele nunca venceu sequer um campeonato de monopostos. Já Tony sempre se mostrou feliz por estar na Indy e seu carisma o faz ser um dos pilotos mais queridos do paddock da Indy. Porém, o único título de Tony na Indy irá completar treze anos e depois de escapar por pouco de sair da Indy quando saiu da Andretti alguns anos atrás, prestes a completar 43 anos, Tony dificilmente permanecerá na Ganassi ou em qualquer equipe grande da Indy. Teo José falou durante a transmissão da Band que Tony reclamou que não é preciso apenas talento para permanecer na Indy, mas de uma bela mala de dinheiro, indicando que sua situação contratual não é das melhores.

Mesmo não podendo duvidar do talento do baiano, as temporadas de Tony na Ganassi foram medíocres e a de 2017 em particular vem sendo sofrível. Não bastasse ser mais lento do que Scott Dixon, sem medo de errar, o melhor piloto do grid da Indy na atualidade, Tony vem tomando tempo dos seus outros companheiros de equipe, os fraquíssimos Max Chilton e Charlie Kimball. A corrida de hoje em Toronto foi constrangedora. Kanaan foi ultrapassado pelos novatos Ed Jones e Spencer Pigot numa sessão da pista de Toronto que nem é propriamente um ponto de ultrapassagem. Após sua primeira parada, Tony passou reto na primeira curva após sair dos boxes quando freou forte com pneus frios. Um erro primário do já veteraníssimo piloto brasileiro. 

O erro de Tony acabou atrapalhando Helio Castroneves, que fez uma largada estupenda, mas não entrou nos boxes na hora certa e depois perdeu muito rendimento, sendo ultrapassado por Simon Pagenaud e ficando no meio do pelotão. Scott Dixon mostrou sua estrela de campeão ao se recuperar de um incidente na primeira volta com Will Power, cair para último e se recuperar a ponto de minimizar os estragos do problema com Power e permanecer na liderança do campeonato. Com a segunda vitória de Newgarden em 2017, o americano da Penske entra na apertada briga pelo título que tem Dixon, Pagenaud e Castroneves. A largada de Helio reforça minha sensação que ele fará de tudo para ser campeão esse ano, pois sabe que em 2018 estará no novo projeto da Penske no Endurance e também que essa é sua última chance de ser campeão. Se Helio pelo menos sairá (teoricamente) por cima, o mesmo não acontece com Tony Kanaan.

Antes de reclamar que os pilotos precisam de dinheiro para permanecer na Indy, Kanaan poderia fazer uma auto-crítica e ver que sua temporada com a Ganassi já começa a incomodar seus fãs, como este que escreve esse post e ficou constrangido com a atuação bisonha de Tony Kanaan em Toronto. Provavelmente Tony não lerá esse post e provavelmente não irá prestar a mínima atenção no que escreverei. Antes de ser aposentado, melhor anunciar sua aposentadoria. Corra apenas nas 500 Milhas, Tony. Até mesmo convidado da Ganassi ou da Andretti. Permanecer na Indy dessa maneira pode manchar uma bela carreira, mas que os bons tempos já passaram faz muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário