domingo, 30 de julho de 2017

Funil apertado

Enquanto a F1 chegou hoje na sua metade da temporada, a Indy já se encaminha para as suas últimas quatro corridas do ano e o funil está ficando cada vez mais apertado, mas com algumas indicações bem claras. Com seus quatro pilotos entre os cinco primeiros do campeonato, a Penske tem tudo para que um dos seus pilotos seja o campeão de 2017, pois nem mesmo o talento de Scott Dixon pode derrotar todo o poderio da Penske, além do que, Dixon corre sem o apoio dos seus companheiros de equipe.

Também ficou claro hoje em Mid-Ohio que Josef Newgarden está crescendo na hora certa e com uma vitória dominante, o americano não apenas conseguiu sua terceira vitória na temporada como assumiu a liderança do campeonato, mesmo que de forma marginal, pois a diferença entre Newgarden e Dixon, o terceiro colocado, é de apenas sete pontos, com Helio Castroneves no meio. Lembrando que a pontuação da Indy distribui bastante pontos, com o vencedor podendo levar até mesmo mais de 50 pontos numa etapa. Newgarden largou hoje em segundo e perseguiu seu companheiro de equipe Will Power nas primeiras voltas, mas o americano executou uma bela ultrapassagem em cima do seu companheiro de equipe e ficou na ponta até a bandeirada, numa vitória extremamente enfática, demonstrando que Josef, em seu primeiro ano na Penske, tem tudo para estrear carimbando seus companheiros de equipe logo de cara e ser campeão.

A briga pela segunda posição foi bem mais apertada e a única bandeira amarela da corrida ajudou a tornar as coisas ainda mais complicadas para Power, que teve que segurar até a bandeirada um trenzinho que tinha Graham Rahal, Simon Pagenaud, Takuma Sato e Alexander Rossi. Apesar de algumas colocadas de lado, a corrida terminou nessa mesma formação. Os então líderes do campeonato decepcionaram. Dixon começou a prova marcando Helio Castroneves e deixou o brasileiro para trás na primeira rodada de paradas, mas um problema no carro do neozelandês acabou deixando o brasileiro muito longe dos ponteiros e Dixon teve que antecipar sua segunda parada. Castroneves teve outra corrida opaca, onde foi ultrapassado na única relargada da corrida por Sato e Rossi, terminando a corrida apenas em sétimo, perdendo a chance que tinha para tomar a liderança do campeonato. Helio ainda acompanha seus companheiros de equipe em ritmo de classificação, mas é nítido que em ritmo de corrida Castroneves ainda deixa muito a desejar.

Das quatro corridas que restam, duas serão em ovais e duas em misto. Helio pode se dar bem em Gateway, que retorna ao calendário depois de 15 anos. Por sinal, o brasileiro venceu na ocasião. Porém, Castroneves não tem bom retrospecto em Pocono, Watkins Glen e Sonoma. A Honda de Dixon costuma se dar bem em ovais como em Pocono. Já Newgarden vem numa crescente e começa a pintar como favorito ao título, mas do jeito que o campeonato está embolado, é até difícil prever o que poderá acontecer nessa reta final de campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário