domingo, 9 de julho de 2017

Dando a resposta

Talvez Helio Castroneves até já saiba e faz jogo de cena, o mesmo acontecendo com Roger Penske. Esse final de semana surgiu a notícia de que em 2018 a Penske teria três carros e o brasileiro seria cortado, se mudando para o novo projeto da Penske no Endurance, ao lado de Juan Pablo Montoya, com Helio participando apenas das 500 Milhas. Talvez por saber que essa provavelmente será sua última temporada completa na Indy, Helio fez a sua melhor corrida dos últimos tempos e venceu após um longo jejum de três anos, nessa noite em Iowa. 

O pequeno circuito da terra do milho americano talvez seja o oval mais varzeano desde Milwakee no meio dos anos 1990, quando a tradicional pista era toda remandada e ondulada. Iowa consegue transformar um oval num local de difícil ultrapassagem, principalmente pelas ondulações e sabendo disso, Castroneves não perdeu tempo em assumir a segunda posição na largada e depois ultrapassar seu companheiro de equipe Will Power para liderar a corrida praticamente até o final, sofrendo apenas algumas estocadas de JR Hildebrand, piloto da Carpenter que tinha um ótimo carro, mas o americano é um piloto sofrível e sempre se embananava com os retardatários. A Penske colocou seus quatro carros entre os dez primeiros, mas além de Helio, apenas Josef Newgarden, que venceu ano passado com a Carpenter, tinha carro para vencer, mas o americano teve azar na classificação e largou muito atrás, tendo que fazer uma corrida de recuperação até o sexto lugar. Sem estar em seu habitat natural, Power ainda perdeu o terceiro lugar para Ryan Hunter-Reay.

Com a vitória, Helio encostou de vez em Scott Dixon, que não se encontrou em Iowa, na briga pelo campeonato. Como essa deve ser sua última temporada completa na Indy, Castroneves partirá com tudo nesta reta final de campeonato, mas isso já aconteceu antes e a superioridade de Dixon sempre sobressaiu, sem contar Power e Pagenaud, que no geral são mais fortes do que Helio. Três anos sem vitória com um Penske dá a exata noção porque Castroneves deverá ser cortado no final do ano. Mas se superar sua tradicional inconstância e vencer o título, o brasileiro sairá da Indy por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário