sábado, 29 de outubro de 2016

Bote na hora certa

Os treinos livres deram a sensação de que o Grande Prêmio do México teria um inédito equilíbrio nesse ano, pois Mercedes, Ferrari e Red Bull lideraram pelo menos um treno livre antes da classificação, porém, Lewis Hamilton não parecia muito preocupado e conseguiu uma pole tranquila, quebrando o recorde do circuito Hermanos Rodríguez nessa nova configuração. O que chamava a atenção era o desempenho ruim de Nico Rosberg, não apenas superado por Hamilton, mas sempre tendo algum carro entre ele e o companheiro de equipe, o que atrapalharia bastante as chances de Nico no campeonato. Contudo, quando ocupava uma incômoda quarta posição no Q3, Rosberg tirou uma ótima volta da cartola para conseguir a primeira fila e tendo ainda o campeonato sob controle.

A classificação foi decepcionante para os donos da casa, pois Gutierrez e Pérez ficaram abaixo das expectativas. Gutierrez errou bem na frente de Grosjean e ambos foram eliminados no Q1 e o próprio mexicano, ameaçado de não ficar na Haas em 2017 pelo pífio desempenho até agora, pareceu sentir o golpe do vacilo, que atrapalhou a equipe. Assim como aconteceu em Austin, Pérez foi eliminado no Q2, enquanto seu companheiro de equipe foi para o Q3 e ainda conseguiu uma ótima quinta colocação, ficando na frente da decepcionante Ferrari e, principalmente, da Williams, com que a Force India disputa a quarta posição no Mundial de Construtores. Uma semana depois de Reginaldo Leme cravar que Felipe Nasr estará no time hindu em 2017, esses sete dias provaram que a coisa não é assim tão simples e que Nasr tem concorrentes fortes na luta pela cobiçada vaga. E pior, de pilotos que estão fazendo um trabalho bem melhor do que o seu. Pascal Wehrlein levou sua Manor ao Q2 mais uma vez, enquanto o brasiliense continua a tomar tempo do inexpressivo Marcus Ericsson. O que alegar então? Que a Sauber está boicotando o pobre brasileirinho (Nasr) contra esse mundão todo...

Apesar de não ser surpresa a Sauber se concentrar mais em Ericsson nessas últimas corridas se Nasr estiver mesmo de saída da equipe, boicotar não seria muito inteligente para a Sauber, que precisa urgentemente marcar pelo menos um ponto para sair da lanterna do Mundial de Construtores e ter dois pilotos em condições para fazer isso seria muito mais sensato. Por isso, as alegações da turma do Sportv chegam a ser constrangedoras, ainda mais quando o trio Sergio Maurício, Reginaldo Leme e Luciano Burti (sendo justos, principalmente os dois primeiros) comentam o famigerado 'Túnel do Tempo', entre as partes da classificações. São erros históricos que chegam a ser grotescos para quem entende só um pouquinho da história de F1, algo que Reginaldo deveria saber de cor e salteado. Se a tendência é a transmissão da F1 ficar com o Sportv, está na hora dos integrantes melhorarem ou simplesmente estudarem um pouco mais passado e presente da F1 para uma transmissão, pelo menos, mais exata.

Quando Hamilton viu Nico Rosberg ao seu lado na foto oficial da classificação, o inglês nem comemorou muito. O título ainda está nas mãos de Rosberg que pode até ser campeão amanhã, se Hamilton não pontuar e ele vencer. Algo difícil de acontecer, mas carreras son carreras, como diria Fangio e neste domingo de eleição tudo pode acontecer, num campeonato que não chega a ser um primor de emoção, mas ainda bastante tenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário