Se adaptando à F1 do começo dos 1970, Watkins Glen se transformava e uma grande reforma ampliava o circuito americano em 1,7 km, além de novas sessões na pista, novos boxes e o circuito estava totalmente cercado por guard-rail. Pena que os trabalhos só ficaram prontos quando faltavam apenas dois dias para começar os treinos, com muita poeira ao lado da pista. Com os dois títulos garantidos, não havia muito a se disputar em termos de campeonato, mas os organizadores garantiam a maior premiação ao piloto vencedor e por isso, vencer em Glen tinha um enorme significado financeiro, além do que, essa seria a última corrida da temporada 1971, com o cancelamento do Grande Prêmio do México, devido ao falecimento de Pedro Rodríguez.
A classificação foi bastante acirrada, com sete pilotos separados por menos de 1s e mesmo reclamando do acerto do seu carro, Jackie Stewart mostrou porque dominou a temporada de 1971 com outra pole, superando por meros 0.017s Emerson Fittipaldi, que tentava dar a Lotus a primeira vitória do ano, evitando que a equipe terminasse a temporada sem vitórias, algo que não acontecia desde 1959. Denny Hulme conseguia seu melhor resultado no grid, enquanto os carros com motores V12 não apareceram muito bem na classificação.
Grid:
1) Stewart (Tyrrell) - 1:42.642
2) Fittipaldi (Lotus) - 1:42.659
3) Hulme (McLaren) - 1:42.925
4) Regazzoni (Ferrari) - 1:43.002
5) Cevert (Tyrrell) - 1:43.152
6) Andretti (Ferrari) - 1:43.195
7) Siffert (BRM) - 1:43.468
8) Ickx (Ferrari) - 1:43.843
9) Amon (Matra) - 1:43.970
10) Wisell (Lotus) - 1:44.024
O dia 3 de outubro de 1971 amanheceu com chuva em Watkins Glen, mas felizmente as nuvens foram embora e na hora da largada, o sol estava brilhando a pista estava seca, evitando outra corrida marcada pelos pneus de chuva de uma ou outra marca. Mario Andretti, sexto colocado no grid, e Mark Donohue, sensação em sua estreia na F1 no Canadá, não correriam no domingo após um compromisso da Indy de ambos ter sido adiado para o domingo, em Trenton, por causa da chuva, impossibilitando a presença das duas estrelas americanas. O starter Tex Hopkins deu a bandeira verde e os pilotos largaram, com vantagem para Hulme, que assumiu a dianteira, na frente de um surpreendente Cevert, que subira de quinto para segundo, Stewart e Regazzoni, enquanto Fittipaldi largava mal e perdia várias posições.
Durante a primeira volta, Cevert forçou a passagem em cima de Hulme, acabando por abrir a porta para Stewart, que pulou de terceiro para primeiro. No final da volta, Hulme se aproveitaria de um erro de Cevert para subir para segundo, enquanto francês da Tyrrell segurava o terceiro lugar dos ataques de Regazzoni. Stewart tentava abrir vantagem, enquanto Hulme, Cevert e Regazzoni brigavam pela segunda posição. Na sétima volta, Cevert ultrapassa Hulme e completa a dobradinha da Tyrrell, com os dois pilotos de Ken Tyrrell separados por 3s. Numa boa corrida de recuperação após uma classificação problemática, Jacky Ickx ia ganhando terreno e na nona volta ultrapassa o seu companheiro de equipe Regazzoni para subir para quarto, com o belga apenas 2s atrás de Hulme, enquanto Cevert se aproximava rapidamente de Stewart, que parecia andar num ritmo abaixo do que o escocês estava acostumado. Enquanto Emerson Fittipaldi entrava nos boxes com problemas mecânicos e garantia que a Lotus ficaria mesmo sem vitória em 1971, Stewart dá passagem à Cevert na 14º volta, com o escocês tendo problemas de dirigibilidade do seu Tyrrell. Ickx ultrapassa Hulme e logo estaria colado na traseira de Stewart, enquanto Cevert já abria 6s de vantagem para o companheiro de equipe. Hulme perde rendimento e é ultrapassado por Regazzoni e um ascendente Siffert, que logo superaria o seu compatriota. Num claro jogo de equipe, Stewart segura como pode Ickx, mas o belga da Ferrari toma a segunda posição do bicampeão mundial e parte para cima de Cevert, num ritmo muito forte.
Com os pneus desgastados e o carro desequilibrado, Stewart cai para quinto, ultrapassado por Siffert e Regazzoni, enquanto Cevert e Ickx, separados por 5s, disparavam na frente. Regazzoni começava a ter problemas com os freios de sua Ferrari, perdendo contato com Siffert, enquanto um também problemático Stewart perseguia o suíço. Na volta 35 Regazzoni roda por causa dos seus problemas nos freios, elevando Stewart ao quarto lugar, mas o escocês já era perseguido por Ronnie Peterson, após Hulme ir aos boxes trocar de pneus. Lembrando que em 1971, entrar nos boxes para trocar pneus significava o fim da briga pela vitória. Liderando uma corrida de F1 pela primeira vez, Cevert tem mais cuidado em colocar volta nos retardatários, o mesmo não acontecendo com Ickx, que aproveita o momento de hesitação do francês para diminuir a diferença para o piloto da Tyrrell. Quando Cevert e Ickx se livraram de uma série de retardatários, ambos estavam separados por apenas 1s e quando Cevert teve pista livre, ele aumentou o ritmo, o mesmo fazendo Ickx, que marcou a volta mais rápida da corrida.
Quando a corrida parecia chegar ao seu clímax, a Ferrari de Ickx começa a ter problemas de ignição, fazendo-o perder rendimento, enquanto Peterson tomava o quarto lugar de Stewart. Na volta 49, as coisas piorariam para Ickx quando um vazamento de óleo faz o belga escorregar, além de encharcar a pista, na curva Anvil, de óleo. Hulme, muito atrasado por causa de sua parada, escorregou e bateu no guard-rail. Enquanto Ickx se encaminhava lentamente para os boxes para abandonar, Cevert levou um belo susto, enquanto desviava do carro avariado de Hulme e escorrega no óleo de Ickx. O francês toca no guard-rail, mas sem prejudicar seu Tyrrell. Nas voltas finais, Cevert sustentava uma vantagem de 30s sobre Siffert, enquanto Stewart era ultrapassado por Howden Ganley, que fazia sua melhor corrida na F1, e subia para quarto. François Cevert finalmente vencia pela primeira vez na F1, dando para a Tyrrell sua sétima vitória na temporada. Siffert terminou em segundo lugar, enquanto Peterson, em terceiro lugar, conseguia seu quinto pódio do ano. Ganley conseguia sua melhor posição na carreira, em quarto, à frente de Stewart e Regazzoni. François Cevert se tornou o primeiro francês a vencer um Grande Prêmio em treze anos, após a vitória de Maurice Trintignant em Mônaco/1958. Jackie Stewart felicitou calorosamente Cevert, que parecia não apenas um pupilo do escocês, mas também seu sucessor. Stewart vencia o campeonato da F1 pela segunda vez e se tornava uma estrela internacional, mas ao mesmo tempo, via nascer ma nova geração personificada em três pilotos: Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson e François Cevert. Infelizmente, apenas o primeiros seria campeão e sobreviveria aos mortíferos anos 1970.
Chegada:
1) Cevert
2) Siffert
3) Peterson
4) Ganley
5) Stewart
6) Regazzoni
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