No último final de semana, dois dos mais importantes campeonatos do automobilismo conheceram seus campeões. No WRC, Sebastien Ogier continua a saga dos 'Tiões' franceses e com seu quarto título em 2016, a França soma treze (!) títulos consecutivos. E sempre com um Sebastien. Desde 2004, não há outro campeão chamado Sebastien. Ogier usou todo o potencial do seu VW para garantir o título com sobras, mas em 2016 o francês usou mais da consistência, pois Citröen e Hyundai conseguiram vitórias ao longo do ano, mas como nenhum dos seus pilotos se sobressaía como Ogier fez na VW, ninguém de outra equipe pôde enfrentar o francês.
Outro campeonato decidido foi o DTM, melhor campeonato de turismo do mundo. O alemão Marco Wittmann conquistou seu segundo título com a BMW, derrotando apenas na última corrida o italiano Edoardo Mortara, da Audi. Foi uma corrida emocionante, onde o pêndulo variava entre Wittmann e Mortara, mas quando a corrida se assentou, Wittmann conservou a posição que precisava para derrotar o vencedor da última etapa, Mortara.
DTM e WRC são dois supercampeonatos, mas atualmente estão um pouco em baixa, principalmente em comparação a outros anos. O WRC ainda evoluiu alguma coisa, mas apesar de Ogier ser um grande piloto, ele não tem o mesmo apelo do seu xará Loeb e vendo os rivais do piloto da VW, parece que a safra atual do WRC não é das melhores... No DTM, mesmo com todo o apoio de montadoras como Audi, BMW e Mercedes, além da alta tecnologia dos carros, as corridas do DTM estão bem parecidas com as provas da F1 do começo da década passada, onde não havia praticamente nenhuma ultrapassagem. Mesmo sendo carros de turismo, a aerodinâmica mexeu no comportamento dos carros e as corridas pioraram bastante. E assim como o WRC, os nomes que estão no DTM não comove muita gente.
Tomara que DTM e WRC voltem aos bons tempos de antes, recuperando o espaço perdido para a porcaria da F-E.
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