domingo, 30 de outubro de 2016

Valeu pelo final

Hamilton necessitava de uma vitória para se manter vivo na briga pelo título mundial. O inglês largou na pole, vacilou na primeira curva, mas depois disso passeou nas 71 voltas do Grande Prêmio do México. Objetivo conquistado. Nico Rosberg necessitava urgentemente de um segundo lugar para manter o campeonato nas suas mãos. O alemão largou bem, mas se assustou com um animado Max Verstappen começando a aprontar logo na primeira curva, passou reto e Nico teve um certo trabalho para se manter na frente dos dois carros da Red Bull, porém, Rosberg conseguiu a segunda posição. Objetivo conquistado. Mais uma dobradinha da Mercedes. Corrida chata? Na maioria das voltas, sim. Porém, as voltas finais entraram na história recente da categoria, inclusive com cenas inéditas de um piloto sendo praticamente expulso do pódio. Como se diz aqui no Ceará, Max Verstappen ficou com cara de rapariga ruim quando viu a punição a ele imposta e teve que sair do pódio para a entrada de Sebastian Vettel, que vem disputando com Fernando Alonso quem mais reclama no rádio.

Hamilton só teve uma pequena palpitação na largada, quando travou os pneus na freada da curva um e passou reto, mas para a sua sorte, Nico Rosberg teve que se defender de Max Verstappen e o alemão também perdeu tempo quando passou reto também. Lewis dominou a corrida mexicana como quis e completou um final de semana perfeito igualando-se à Alain Prost como o segundo maior vencedor da história da F1, além de se manter vivo no campeonato, mas não há como negar que o título ainda está nas mãos de Nico Rosberg. O alemão teve muito mais trabalho para se segurar na frente do que seu companheiro de equipe. Rosberg sempre teve um Red Bull lhe acossando, fazendo com que Nico atrasasse sua parada única para não ser ultrapassado por Daniel Ricciardo e depois foi perseguido implacavelmente por Max Verstappen. O holandês chegou a colocar de lado e passar o alemão, mas Max tentou ultrapassar de forma tão atabalhoada, que Rosberg reconquistou a segunda posição sem muito trabalho e com os pneus de Verstappen estragados, Nico Rosberg não teve mais trabalho para se manter em segundo e se no México era difícil o alemão ser campeão, no Brasil daqui a quinze dias a possibilidade de Nico 'matar' o match-point é bem mais plausível. Basta chegar na frente de Lewis Hamilton para Rosberg se igualar à Damon Hill e se tornar o segundo filho de campeão a repetir o feito do pai.

Agora, Max Verstappen. O jovem de 19 anos é uma sensação da F1 e terá um belo futuro pela frente, mas o holandês precisa que alguém fale sério com ele, pois talento e velocidade não bastam para ser um campeão na F1. É preciso estratégia, calma e, princípio básico, saber respeitar seus adversários. Max Verstappen já está conseguindo a antipatia de meio grid e hoje o holandês aprontou das suas ao não se conformar em ser ultrapassado por Vettel e simplesmente passar reto pela grama, ganhando uma clara vantagem nas voltas finais. Logicamente Vettel soltou os cachorros em cima de Max e da FIA, mas o alemão da Ferrari foi rapidamente atendido e uma cena insólita aconteceu. Verstappen subiu serelepe ao pódio e conversava animadamente com os pilotos da Ferrari quando soube que estava obviamente punido pela manobra em cima de Vettel e teve que sair do pódio com o rabinho entre as pernas, enquanto Vettel corria para o pódio. As atitudes de Max Verstappen animam as corridas, mas também podem causar sérios danos. Na tentativa de ultrapassar Rosberg, se o holandês batesse na Mercedes, o título poderia ter sido decidido ali. Em Spa, a fechada que o jovem deu em Raikkonen foi perigosa. Após a bandeirada, Vettel gesticulou nervoso para Max. Vai chegar o dia que um piloto mais nervoso vai chegar às vias de fato com o piloto da Red Bull. Max precisa de melhor aconselhamento para melhor canalizar toda essa gana para vencer seus rivais na pista e pelos meios normais.

Precisando correr para chegar ao pódio, Vettel fez uma bela corrida, saindo de sétimo para ser terceiro, tendo que defender-se de forma enfática de Daniel Ricciardo no final. O alemão da Ferrari deu uma resposta para quem já falava que Vettel não estava motivado na Ferrari. Ricciardo tentou uma tática diferente, parando duas vezes, enquanto os seus rivais pararam apenas uma. O australiano tirou toda a diferença para Verstappen e Vettel, que se digladiavam e quando ficou claro que Verstappen seria punido, o australiano tentou uma manobra forte em cima de Vettel, mas o alemão se segurou e o australiano ainda ganharia o quarto lugar do punido Verstappen. Piloto morno nesse ano, Raikkonen conseguiu uma bela manobra em cima de Hulkenberg e garantiu o sexto lugar, pegando o alemão tão de surpresa, que Nico rodou, mas o alemão da Force India ainda conseguiu um bom sétimo lugar. Bottas conseguiu o recorde de 372,54 km/h no final da reta dos boxes, mas chegando atrás da Force India, a Williams não tem muito do que comemorar, fora o problema de saúde de Frank. Em sua antepenúltima prova na F1, Massa passou a corrida inteira segurando Sergio Pérez, que era empurrado pela torcida. O mexicano tentou, mas acabou a prova num decepcionante décimo lugar. Mesmo na frente no campeonato, Pérez começou a ser superado por Hulkenberg quando foi anunciado que o alemão irá para a Renault em 2017. Porque será que a Force India não sabota Nico?

Reginaldo Leme continuou com a triste e chata tese de que a Sauber continua sacaneando Felipe Nasr, mas o resultado na pista mostra Marcus Ericsson conquistando um 11º lugar e quase marcando o primeiro ponto da Sauber em 2016, enquanto o brasileiro terminou cinco posições atrás. A Toro Rosso só apareceu quando Carlos Sainz colocou Alonso na grama na primeira volta e depois seus dois pilotos fizeram corridas anônimas. A McLaren foi outra que ficou para trás em relação ao desempenho de semana passada em Austin e Alonso continuou dando suas patadas via rádio, mas acabou a prova atrás de Button. Ameaçadíssimo de ficar fora da F1 em 2017, Jolyon Palmer parece ter acordado para a vida e passou a andar na frente de Magnussen, ficando próximo dos pontos hoje, enquanto o danês ficou bem para trás. A Haas decepcionou, correndo entre os últimos, mesmo tendo um dos pilotos da casa, Gutierrez. Wehrlein se meteu num incidente na primeira volta e jogou fora sua ótima posição no grid, se tornando o único abandono do dia. Ocon chegou em último, sendo o único a levar duas voltas.

Se a corrida foi em boa parte sem graça, o final foi emocionante com a briga entre os carros da Red Bull e Vettel, com vantagem para o alemão. O futuro pertence a Max Verstappen, mas o holandês ainda tem que aprender muito para chegar a briga pelo título, que hoje pertence aos dois pilotos da Mercedes. Mesmo vencendo, Hamilton se desanima ao ver ao seu lado direito Nico Rosberg, que vem cumprindo com muita frieza seu papel de apenas marcar Hamilton nas provas finais para ser campeão. Nesse final de semana no México, Nico não acompanhou Hamilton e pareceu sempre na retranca, mas com a possibilidade real de matar o campeonato no Brasil, podemos ver Nico Rosberg mais forte do que nos últimos três dias. Porém, Hamilton tentará de tudo mais uma vitória e se manter na briga. Interlagos poderá ser palco, novamente, de outra corrida inesquecível. 

Um comentário:

  1. Sou um grande fã do Verstappen,mas hoje não dá pra defender ele das atitudes que fez.

    Max foi bem sacana com Vettel.

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