sábado, 21 de outubro de 2017

Passo a passo

Lewis Hamilton já deve ter em sua mente que o título desse ano já está praticamente no papo, bastando ao inglês ter paciência e dar um passo de cada vez. Em Austin, num final de semana dominante numa pista em que adora e na frente de um público que o conhece bem, o inglês vem fazendo um final de semana de campeão que ele é. Hamilton não deu sequer uma chance aos rivais e marcou sua pole de número 72 com uma facilidade alarmante, que ficou bem caracterizada pelas feições de Vettel na entrevista pós-treino.

Mesmo no final do ano, a F1 vem cheio de novidades para os Estados Unidos, com as estreias de Brendon Hartley na F1 pela Toro Rosso, substituindo Carlos Sainz, que debuta pela Renault. O neozelandês até que fez um trabalho decente para alguém que sequer testou o carro e mesmo ficando no Q1, não dá para criticar o rapaz. De volta à F1 Kvyat fez o que vinha fazendo, levando a Toro Rosso para o Q2 e por lá ficando. Já Sainz foi um dos destaques do final de semana, superando Hulkenberg em boa parte dos treinos num carro que está apenas conhecendo agora. O espanhol levou a Renault para o Q3, fazendo o mesmo que Hulk (que nem participou do Q2 com problemas) e bem mais do que Jolyon Palmer. Correndo com o capacete que utilizou em Indianápolis, Alonso fez um bom papel ao subir para o Q3, mas numa reta oposta muito longa, o espanhol deve ser bem ultrapassado amanhã. Felipe Massa vinha num dos seus melhores finais de semana do ano, mas na classificação acabou ficando de fora do Q3 por muito pouco, enquanto Lance Stroll ficou no caminho pelo Q1 e quase se envolveu num acidente perigoso com Grosjean.

Liderando em todos os treinos livres e nas duas primeiras partes da classificação, a pole de Hamilton foi protocolar, com uma volta recorde no espetacular circuito de Austin. As imagens on-board da volta de Hamilton impressionam pela velocidade atingida no meio das curvas, num instante em que a F1 felizmente volta a impressionar seus fãs. Vettel tirou uma bela volta da cartola para ao menos largar na primeira fila, deixando Bottas com cara de tacho em terceiro. Raikkonen e Ricciardo marcaram exatamente o mesmo tempo, enquanto Verstappen decepcionou em sua última volta na classificação, porém, o holandês foi punido e largará no final do pelotão.

Hamilton tem chances de ser tetracampeão em Austin, mas as chances são mais matemáticas do que reais, pelo demonstrado até aqui. Lewis teria que vencer e Vettel ficar abaixo de sexto. Porém, se a fatura não liquidada em Austin, provavelmente será no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário