sábado, 28 de outubro de 2017

Pensando no futuro

Muito se reclamou esse ano sobre a bipolaridade entre Ferrari e Mercedes em 2017, onde mesmo sendo bem mais interessante do que o monólogo da Mercedes nos três últimos anos, ter apenas duas equipes brigando pela vitória fica sempre um gostinho de quero mais. Ao contrário do sexo, onde um é pouco, dois é bom e três é demais, na F1 ter três ou até mais equipes envolvidas é até melhor para o espetáculo. Nas últimas corridas, a Red Bull está entrando de forma até sorrateira dentro da briga por vitórias, principalmente na pessoa de Max Verstappen. Se não fosse a duvidosa punição da FIA semana passada em Austin, Max teria três pódios seguidos, sempre lembrando que nos Estados Unidos o holandês largou das últimas posições. Hoje, Verstappen ficou bem próximo da sua primeira pole numa volta de tirar o fôlego, que parecia definitiva, mas se tem uma coisa que Vettel tem de virtude é sua perseverança e o alemão tirou uma volta da cartola que o deixou na pole no México, mas com Hamilton logo atrás, o título ainda está nas mãos do inglês.

A classificação foi bastante morna nas primeiras fases, com algumas equipes sofrendo de antemão e deixando as passagens para o Q2 e Q3 bem tranquilas. A Haas vem perdendo ritmo há algum tempo e hoje viu seus dois pilotos ficando pelo Q1, ao lado da cativa Sauber. No terceiro treino livre a Toro Rosso já tinha visto Pierre Gasly abandonar com o motor quebrado e no Q3 foi a vez de Brendon Hartley ver seu bom trabalho virar, literalmente, fumaça. Com a McLaren tendo a pilha de punições para pagar resolvendo não participar do Q2, não houve muita emoção, com a Williams placidamente estacionada como sexta força do ano e vendo seus dois pilotos em 11º e 12º. Porém, já no Q2 Verstappen mostrou a que veio marcando uma volta meio segundo mais rápida do que todos os demais, garantindo o recorde do circuito Hermanos Rodríguez. No Q3 o holandês piorou seu tempo, mas ainda estava bem na frente de todos, mas numa última tentativa, Vettel frustrou Verstappen e conquistou sua 50º pole na carreira, lhe dando um pequeno suspiro na briga pelo campeonato. Hamilton pareceu até um pouco perdido nas fases derradeiras da classificação, mas o terceiro lugar lhe serve demais para garantir o tetracampeonato amanhã. Decepção maior ficou com Ricciardo, largando em sétimo, bem longe do companheiro de equipe e superado pela Force India de Ocon, para desespero do piloto local Pérez. 

O muito tempo sem andar numa pista com características únicas por causa da altitude viu a F1 sofrer com várias saídas de pista mesmo com os carros com o máximo de downforce possível, além das quebras de motores, particularmente dos Renault. Porém, o interessante será ver três equipes lutando pela vitória amanhã, pena que a Red Bull demorou demais para acordar em 2017. Tomara que ela acorde em Melbourne em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário