domingo, 15 de outubro de 2017

Sem queimar no molhado

Mesmo no molhado e em condições de pista perto do impraticável contra um rival agressivo ao extremo, Andrea Doviziozo mais uma vez mostrou o porquê está na luta pelo título deste ano. "O calculadora", como o italiano da Ducati é conhecido, não se fez de rogado e numa disputa direta contra Marc Márquez, mais uma vez superou o espanhol da Honda. 

Costumo comparar Doviziozo com Nico Rosberg. Na luta direta entre Dovi e Márquez, a vantagem para o espanhol chega a ser grande, mas Doviziozo (assim como Nico Rosberg em sua luta particular com Lewis Hamilton na F1) maximiza seus pontos fortes para que consiga alguma vantagem sobre Márquez, um piloto bem mais talentoso do que o italiano. Assim como em Zeltweg, Doviziozo soube derrotar Márquez usando suas armas e tendo pleno conhecimento do que o espanhol poderia fazer. E Márquez foi lá e fez mesmo! Uma disputa titânica que foi decidida na última curva da última volta à favor de Doviziozo, deixando o campeonato aberto, com apenas onze pontos de vantagem para Márquez.

Como toda corrida debaixo de chuva, a prova no Japão foi tensa, mas sem tantos acidentes. Uma das vítimas foi Valentino Rossi, que escorregou na curva 8 ainda na quinta volta e deu adeus às chances de título. Sem ritmo em piso molhado, a Yamaha ainda viu Maverick Viñales ficar numa situação crítica no campeonato, onde apenas uma sequencia espetacular de vitórias, combinado com azares de Márquez e Doviziozo podem deixar o espanhol da Yamaha com alguma chance. Daniel Pedrosa foi outro a praticamente a se despedir do campeonato numa corrida melancólica, onde abandonou no final. Pedrosa reclama que seu pouco peso faz com que os pneus não aqueçam de forma necessária, porém, com a outra Honda oficial, Márquez, que aparentemente nem é tão mais pesado assim, consegue aquecer os pneus de forma apropriada e briga por vitórias. Costumo dizer que o agente de Pedrosa é o melhor de todos os tempos do esporte a motor e que o espanhol é um Helio Castroneves sem as vitórias em Indianápolis. E talvez já esteja na hora de Pedrosa seguir o exemplo do brasileiro...

Se existe um piloto que adora correr na chuva é Danilo Petrucci e por dois terços da prova o italiano da Ducati esteve na briga pela vitória, mas o ritmo forte de Márquez e Doviziozo foi demais para Petrucci, no entanto, o italiano subiu mais uma vez ao pódio. A dupla da Suzuki teve o melhor final de semana do ano com Iannone e Rins chegando em quarto e quinto, superando Zarco no final da prova. Lorenzo chegou a liderar a corrida no início, mas num ritmo muito irregular, primeiro o espanhol perdeu várias posições, se estabilizou e depois fez várias ultrapassagens para chegar em sexto.

Restando apenas três corridas para o fim, o campeonato fica definitivamente bipolarizado entre Márquez e Doviziozo, dois pilotos de estilos completamente opostos, deixando o campeonato ainda mais divertido de se acompanhar. O estilo cerebral de Doviziozo sobressaiu-se debaixo de muita chuva, mas o agressivo Márquez ainda pode atacar como fez na última curva de hoje.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário