domingo, 29 de julho de 2018

Devagar e com uma parada a menos

Quando Alexander Rossi ficou com a pole em Mid-Ohio, o americano mostrava que tinha totais condições de imprimir um ritmo fortíssimo e vencer no mais travado dos circuitos mistos da Indy. Porém, o piloto da Andretti fez o diferente e com um ritmo mais lento, economizou combustível o suficiente para com uma parada a menos, vencer com enorme tranquilidade nesta tarde de domingo.

Foi uma corrida sem bandeiras amarelas e com vários destaques individuais. Sebastian Bourdais tinha sido um dos mais rápidos nos treinos livres, mas um acidente na classificação o relegou à última posição. Com um bom carro, o francês executou uma belíssima corrida de recuperação com direito a várias ultrapassagens (algumas sensacionais!) para terminar a corrida num ótima sexto lugar. Scott Dixon foi outro a fazer uma corrida acima das suas possibilidades. A Ganassi não vive seu melhor momento e Dixon vem tirando leite de pedra faz tempo. Mesmo num circuito onde venceu cinco vezes, Dixon lutou para ficar em nono na classificação, mas na corrida o neozelandês foi novamente cirúrgico para terminar em quinto, logo atrás de Newgarden, até então seu maior rival no campeonato e que claramente tinha mais carro do que Dixon, mas descontou poucos pontos.

Porém, não houve maior destaque do que Rossi. Largando na pole, o americano fez uma corrida perfeita da primeira a última volta em sua arriscada estratégia de parar uma vez menos num circuito em que o consumo de combustível é essencial e o tempo nublado poderia trazer chuva. Rossi diminuiu seu ritmo sem sair do pelotão da frente e com duas paradas, pôde ganhar com mais de 10s de vantagem para Robert Wickens, novamente em uma ótima corrida, mas já começa a dever sua primeira vitória na Indy. A equipe Penske era favorita nos circuitos mistos, mas teve apenas Power no pódio, em terceiro.

O único erro de Rossi foi em sua comemoração. Ao ensaiar um 'zerinho', Alexander acabou com seu carro preso na grama, mas sua vitória enfática coloca-o novamente na luta pelo título.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário