quarta-feira, 11 de julho de 2018

História: 25 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 1993

A F1 chegou à Silverstone para o tradicional Grande Prêmio da Inglaterra sobre uma enorme tensão fora das pistas. Desde Montreal equipes eram acusadas de estarem com carros ilegais e na semana anterior, a Williams foi acusada de que o carro de Prost estava abastecido com um combustível irregular nas quatro provas anteriores. Patrick Head acusava a FIA de querer desclassificar Prost unicamente para tentar manter o campeonato aberto artificialmente. Após um período de inconstância no começo do campeonato por causa de corridas debaixo de chuva, a Williams mostrava que era muito melhor do que a concorrência. Na Inglaterra, Senna teria pelo menos o alívio de ter o mesmo motor Ford Cosworth da Benetton em sua McLaren, o que poderia lhe ajudar na ingrata missão de enfrentar Prost e seu imbatível Williams. 

O ondulado circuito de Silverstone favorecia os carros com suspensão ativa e era a Williams que melhor dominava essa tecnologia e mais uma vez o time de Frank dominou. Depois da chuva atrapalhar os treinos na sexta, Prost conseguiu sua oitava pole em nove corridas em 1993, batendo Hill nos minutos finais da sessão com um tempo apenas um décimo mais rápido. Os demais pilotos ficaram muito para trás. Schumacher era terceiro a mais de um segundo de Prost. O pior era Senna em quarto quase três segundos atrás de Prost! O novo motor Ford era mais potente, mas a dirigibilidade não agradava Senna. Michael Andretti era apenas o décimo primeiro, enquanto a Ferrari decepcionava com Alesi e Berger em décimo segundo e décimo terceiro. Pela terceira vez consecutiva, a Alboreto não se qualificava a corrida. 

Grid:
1) Prost (Williams) - 1:19.006
2) Hill (Williams) - 1:19.134
3) Schumacher (Benetton) - 1:20.401
4) Senna (McLaren) - 1:21.986
5) Patrese (Benetton) - 1:22.364
6) Brundle (Ligier) - 1:22.421
7) Herbert (Lotus) - 1:22.487
8) Warwick (Footwork) - 1:22.834
9) Blundell (Ligier) - 1:22.885
10) Suzuki (Footwork) - 1:23.077

O dia 11 de julho de 1993 amanheceu nublado sobre a velha base aérea de Silverstone e havia perspectiva de chuva, o que poderia ser a repetição do show de Senna em Donington Park, realizada poucos meses antes alguns quilômetros dali. Porém, a pista estava seca no momento da largada, mas isso não significava que não teríamos um pequeno show do brasileiro da McLaren. Prost novamente tem problemas com a embreagem da Williams e patina muito na luz verde, sendo ultrapassado facilmente por Hill. Senna consegue uma largada voadora e sobe para segundo, ultrapassado Prost e Schumacher, enquanto seu companheiro de equipe Michael Andretti largava mal, sofria um toque, saía da pista e abandonava na caixa de brita na primeira volta. Mais contrastante, impossível!

Prost sabia que correndo em casa Hill poderia ter a motivação extra o suficiente para elevar seu nível e poder derrotar o francês. Largar tão mal não estava nos planos de Alain e ele sabia que ultrapassar Senna logo era imperativo. Hill realmente aumentava a vantagem na ponta correndo sozinho, enquanto Prost tentava ultrapassar seu arqui-rival de todas as formas, mas Senna não tinha o menor pudor em fechar a porta de Prost em praticamente todas as curvas. Schumacher apenas observava a briga fratricida entre os dois gênios. Foi um show de defesa de posição, com Prost quase saindo da pista algumas vezes e Senna dando fechadas a torto e a direito. Porém, a potência da Williams era grande demais e na sétima volta Prost efetuou a ultrapassagem na reta Stowe, deixando Senna sem outra alternativa a não ser se preparar para receber os ataques de Schumacher. O impetuoso alemão não esperou muitas curvas para iniciar os ataques. E ter a porta fechada em sua cara. Nos boxes da Benetton, Flavio Briatore gesticulava com as fechadas que o pupilo recebia. Ao seu lado, o racer Tom Walkimshaw dava risadas. Ele sabia do show que estava presenciando!

Prost havia perdido exatamente 1s por volta atrás de Senna, que segurou Schumacher apenas por três voltas, sendo superado na mesma reta Stowe. E com o mesmo motor do alemão! A corrida fica estática, mesmo que um nuvem negra ameaçasse despejar uma chuva e todos pudessem ver do que Senna seria capaz nessa situação conhecida. Os pilotos postergavam ao máximos suas paradas, esperando pela chuva que não veio. Senna foi atrapalhado pelo amigo Boutsen na saída do seu pit-stop, mas permanece tranquilamente em quarto, o mesmo acontecendo com Schumacher em terceiro, muito à frente do brasileiro. Prost faz sua parada na trigésima volta, com Hill visitando os boxes na passagem seguinte e a Williams foi 1s mais rápida no trabalho do carro de Hill. Correndo em casa, Hill estava com a faca e o queijo na mão para conseguir o que seria sua primeira vitória na F1.

Na volta 35 o carro de Luca Badoer fica parado na reta dos boxes com problemas elétricos. Antigamente, o italiano sairia dali rapidinho e a corrida aconteceria normalmente. Era até comum a corrida continuar com carros encostados ao lado do muro, mas em 1993 o Safety-car já tinha entrado em cena e em Silverstone o carro estava de volta à pista. À essa altura, Hill era pressionado por Prost, que se aproveitara dos retardatários para tirar todos os 6s que tinha de desvantagem. A corrida reinicia na volta 40 com Hill marcando a volta mais rápida da corrida, na tentativa de fugir do seu companheiro de equipe. Porém, duas voltas mais tarde o confiável motor Renault explodiu e Hill saiu do carro arrasado, enquanto sua esposa lamentava nos boxes. Prost se tornava o grande favorito à vitória, pois nem Schumacher, nem muito menos Senna tinha ritmo para alcança-lo. Brundle, Herbert e Patrese iniciam uma animada briga pelo quarto lugar, no momento mais animado do final da corrida, com os três andando juntos e ameaçando um ao outro, até Brundle abandonar com o câmbio quebrado quando faltavam cinco voltas. Prost tinha 5s de vantagem para Schumacher, enquanto Senna já vinha 40s atrás. Porém, sem conhecer muito bem o consumo do seu novo motor Ford, Senna ficou sem gasolina pela terceira corrida consecutiva em Silverstone na última volta. Alain Prost venceu sua quinquagésima corrida na Fórmula 1, com Schumacher terminando em segundo e obteve seu terceiro pódio consecutivo. Patrese terminou em terceiro e conseguiu seu primeiro pódio com a Benetton. Herbert era o quarto pela terceira vez naquele ano, enquanto Senna ainda ficou em quinto, à frente de Warwick, uma volta atrás do brasileiro e pela primeira vez na temporada nos pontos. Prost teve sorte para vencer em Silverstone. Sorte de campeão!

Chegada:
1) Prost
2) Schumacher
3) Patrese
4) Herbert
5) Senna
6) Warwick

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