quarta-feira, 11 de julho de 2018

História: 20 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 1998

Enquanto o mundo inteiro se preparava para a final da Copa do Mundo entre os anfitriões da França e o favorito e desorganizado Brasil, a F1 teve a insensibilidade de marcar uma de suas corridas mais tradicionais apenas algumas horas mais cedo do maior evento esportivo do planeta em 1998. Menos mal que não houve concorrência no horário e no Brasil, muita gente pôde assistir a corrida enquanto se preparava para algum churrasco ou se preparava psicologicamente para o penta. 

Como tinha sido comum em 1998, a McLaren-Mercedes dominou todos os treinos e Mika Hakkinen conquistou sua sexta pole na temporada sem forçar muito, colocando quatro décimos em cima de Schumacher. Coulthard, por outro lado, teve problemas de motor e tomou mais de 1s do companheiro de equipe, ficando em quarto, com o atual campeão Jacques Villeneuve ficando em terceiro. Irvine e Frentzen ocupavam a terceira fila, à frente de Hill e Alesi. Sofrendo muitos problemas nas sessões de treinos, Ralf Schumacher ficou relegado ao fim o grid após falhar em testes de segurança depois de conseguir o décimo tempo, junto com Oliver Panis. No geral, com exceção da McLaren, as equipes equipadas com pneus Bridgestone sofreram frente às equipes com Goodyear. Para provar isso, bastava ver o mau desempenho da Benetton, apenas décimo e décimo primeiro.

Grid:
1) Hakkinen (McLaren) - 1:23.271
2) M.Schumacher (Ferrari) - 1:23.720
3) Villeneuve (Williams) - 1:24.102
4) Coulthard (McLaren) - 1:24.310
5) Irvine (Ferrari) - 1:24.436
6) Frentzen (Williams) - 1:24.442
7) Hill (Jordan) - 1:24.542
8) Alesi (Sauber) - 1:25.081
9) Herbert (Sauber) - 1:25.084
10) Fisichella (Benetton) - 1:25.654

O dia 12 de julho de 1998 amanheceu com o típico clima inglês: frio e chuva. O warmup foi realizado debaixo de chuva muito forte, mas quando a largada se aproximou a chuva arrefeceu e haviam alguns pontos secos na pista, mesmo que na Stowe ainda estivesse muito molhado. Todos os pilotos optaram pelos pneus intermediários, exceto os dois Stewarts, que fizeram a corajosa opção pelos pneus slicks. Hakkinen já tinha mostrado dificuldades com piso molhado antes, mas na largada consegue manter a ponta, seguido por Schumacher e Coulthard. Executando uma largada estupenda, Alesi pula de oitavo para quarto, relegando Villeneuve a quinto, enquanto Irvine largaria ainda pior, despencando para décimo.

Como em toda corrida molhada, erros aconteciam aos montes. Considerado um dos mestres em condições molhadas, Schumacher começou um ataque em cima de Hakkinen, que resiste até o momento de Michael errar na quarta volta. O alemão ficou à mercê de Coulthard, que completou a dobradinha da McLaren na quinta volta, efetuando a manobra na curva Abbey. Hakkinen tinha 9s de vantagem sobre Coulthard, que abria 3s para Schumacher. Mais atrás, Irvine conseguia uma boa recuperação de sua má largada e em oito voltas o irlandês completara quatro ultrapassagens para aparecer em sexto. Quando tem um mínimo de pista livre, Irvine se torna o piloto mais rápido da pista e imediatamente ataca a Williams de Frentzen, que duas voltas antes ultrapassara Villeneuve. A chuva dá uma apertada e as rodadas começam com Hill, que abandonou na volta 14. Seu companheiro de equipe Ralf foi para os boxes colocar pneus para chuva forte. Coulthard coloca pneus intermediários e chega a tirar toda a vantagem que Hakkinen tinha em poucas voltas, mas quando a pista fica completamente encharcada, o escocês perdia contato com o seu companheiro de equipe. Herbert, Tuero e Rosset rodavam e abandonavam por causa da pista no momento muito molhada.

Ainda com pneus intermediários, Coulthard se atrapalha quando ia colocar uma volta em Tora Takagi e roda, ficando preso na caixa de brita. Fim de corrida para Coulthard na volta 39. A chuva ficou ainda mais forte e os pilotos que tinham arriscado com os intermediários voltavam aos pits para colocar pneus de chuva forte, enquanto outros pilotos faziam suas segundas paradas. Na volta 42 Hakkinen dá uma rodada, gira 360º, mas com muita sorte o finlandês retornou à pista com o carro intacto, tendo perdido pouco mais de 10s da vantagem que tinha para Schumacher. As condições de pista ficam extremas e com as rodadas de Barrichello e Panis, a direção de prova decide mandar o safety-car para a pista.

A vantagem de Hakkinen é neutralizada, com Schumacher tendo agora Irvine, numa bela corrida de recuperação, em terceiro, seguidos por Alesi, Fisichella e Wurz. A chuva cessa pouco tempo depois e a relargada é dada na volta 50 com um pouco de sol, com Schumacher cometendo uma irregularidade. O alemão tinha Fisichella, uma volta atrás, entre ele e Hakkinen. Um pouco antes da linha de chegada, Schumacher ultrapassou o italiano, o que era claramente ilegal. Após seu erro, Hakkinen parecia inseguro e na volta 51 ele saiu da pista novamente, desta vez com Schumacher capitalizando seu erro e assumindo a ponta da corrida. O alemão imprime um ritmo fortíssimo, abrindo até 2s por voltas para Hakkinen, que era perseguido de perto por Irvine. Alesi tem sua corrida arruinada quando tem o câmbio quebrado na volta 54, fazendo com que Ralf Schumacher entrasse na zona de pontos, além de pressionar Wurz. Como esperado, Schumacher é penalizado com um stop-and-go e mesmo com 20s de vantagem, ele perderia a posição se cumprisse a punição nas voltas finais. O que fazer? A Ferrari deixa Schumacher na pista, criando uma grande tensão com a direção de prova. Mais uma vez Schumacher desobedeceria a FIA e não cumpriria a punição?

Quando abriu a última volta parecia que Schumacher desafiaria a FIA quatro anos depois de fazer o mesmo em Silverstone. Quando a direção de prova esperava Schumacher para dar a bandeirada, o alemão apontou na reta e... entrou nos boxes para cumprir sua penalidade! Schumacher tinha 23s de vantagem sobre Hakkinen, tempo suficiente para cumprir o pênalti e receber a bandeirada por dentro dos boxes na frente do finlandês. Foi um verdadeiro caos! Ninguém sabia ao certo quem era o vencedor, pois Hakkinen recebeu a bandeirada dentro da pista, mas os cronômetros mostraram que ele terminou a corrida 12s atrás de Schumacher. O alemão subiu ao pódio e foi declarado o vencedor. Hakkinen estava indignado no pódio, a McLaren entrou com um recurso, mas a Ferrari alegou que recebeu a notificação da punição na penúltima volta e por isso, não teve tempo útil para trazer seu piloto mais cedo. Foi uma grande confusão e Schumacher esteve novamente no meio de uma grande confusão. No final do dia, isso acabou sendo nota de rodapé com o título da França com um acachapante 3x0 sobre um Brasil ainda traumatizado pela convulsão de Ronaldo, acontecida provavelmente durante a corrida.

Chegada:
1) M.Schumacher
2) Hakkinen
3) Irvine
4) Wurz
5) Fisichella
6) R.Schumacher  

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