sábado, 28 de julho de 2018

Inversão de favoritos

Conhecendo a capacidade de Lewis Hamilton na chuva, a pole de número 77 do inglês na pista encharcada de Hungaroring parece ter sido um resultado meramente normal na F1 atual. Porém, olhando o contexto do final de semana húngaro, o melhor tempo de Hamilton debaixo de muita chuva foi uma baita zebra num final de semana onde a Ferrari sempre foi bem mais rápida, trazendo consigo não a Mercedes, mas a Red Bull, que literalmente naufragou na chuva.

A chuva demorou a vir em Hungaroring a ponto dos melhores tempo do Q1 terem sido feitos com os pneus slicks, mas já pingava desde antes da luz verde. Como é comum nesse tipo de situação, a chuva trouxe algumas surpresas e no Q1 ficaram o elogiado Charles Leclerc e a dupla da Force India. Numa crise inimaginável, a Force India entrou em processo de falência ontem à noite e Vijay Mallya foi defenestrado da F1 após dez anos na categoria. Próximo de ser deportado, Mallya deixou sua equipe à míngua e esperando por um comprador, que pode ser a Mercedes, Michael Andretti ou Lawrence Stroll, deixando uma pulga atrás da orelha de todos os seus integrantes, acabando por refletir na performance na pista.

O Q2 começou com todo mundo com pneus slicks, menos Vettel. Ainda na volta de aquecimento a chuva, acompanhada de raios, veio forte e o alemão deu muita sorte por estar com os pneus apropriados naquele momento, ficando com o melhor tempo com certa facilidade, se garantindo no Q3. Como sempre ocorre nessas situações, estar na hora certa da pista faz muita diferença e Alonso, Ricciardo e Hulkenberg não souberam aproveitar bem a situação, ficando no Q2. A Red Bull errou duplamente com o australiano. No Q1, inventou pneus macios para Daniel e ele quase ficou de fora do Q2. Na segunda sessão, vacilou novamente no timing, deixando Ricciardo com cara de brabo nos boxes. Alonso perdeu uma bela oportunidade de ficar no top-10, enquanto Hulkenberg lamentava a chance de brilhar, principalmente com seu companheiro de equipe Sainz tendo feito uma bela apresentação na chuva.

O momento de Vettel no Q2 foi seu melhor no sábado. Com todos devidamente calçados com pneus de pista molhada, o alemão não foi páreo nem para Raikkonen, que ponteou a maior parte do Q3, mas foi superado no final pela dupla da Mercedes, que vinha tendo um final de semana discreto, mas Hamilton soube usar seu talento sobre-humano para conseguir superar Bottas na volta final e deixar a primeira fila de amanhã prateada. Vettel parece ainda tendo que se recuperar do seu erro na pista úmida semana passada e não esteve muito confiante hoje com piso molhado. Verstappen, considerado um ás com pista molhada, se viu superado por Sainz e Gasly, com a Toro Rosso vendo seus dois carros no Q3.

Semana passada, o sábado foi de Vettel e o domingo de Hamilton, ao contrário do que havia acontecido na Inglaterra. Com o tempo instável em Budapeste, além da conhecida dificuldade de se ultrapassar em Hungaroring, amanhã teremos um quadro sem favoritos claros, onde uma inversão poderá acontecer. Um belo quadro nessa F1 atual, diga-se. 

Um comentário:

  1. Melhor treino classificatório do ano! O que uma chuva não faz heim kkkk

    ResponderExcluir