domingo, 15 de julho de 2018

Rei de Dresden

Apostar contra Marc Márquez em Sachsenring é quase um caso de masoquismo. O espanhol fez sua estreia no Mundial de Motovelocidade em 2008 e não demorou dois anos para ele vencer na pista da antiga Alemanha Oriental, próximo a sofrida cidade de Dresden. E iniciar um período de dominação poucas vezes vistas no esporte a motor nas categorias de ponta. Contando a vitória de hoje, são simplesmente nove (!) triunfos consecutivos em Sachsenring. Mais um fato que não deixa dúvidas do lugar na história de Marc Márquez dentro da história da MotoGP.

Sachrenring teve a ingrata missão de vir logo depois da épica corrida em Assen, simplesmente a prova mais apertada da história da MotoGP e uma das mais emocionantes da história. O pequeno circuito alemão praticamente feito todo à esquerda teria como referência uma corrida maravilhosa e não foi surpresa ter ficado bem abaixo do que aconteceu na Holanda. Com o seu incrível cartel, o favoritismo era todo de Márquez, que mesmo caindo da pole para terceiro, era nítido que a vitória dele era certa. Escolhendo o pneu traseiro macio, Márquez ficou de mutuca esperando o pneu dianteiro macio de Lorenzo se desgastar. Após ultrapassar Petrucci, o espanhol da Honda esperou o declínio de Lorenzo para assumir a ponta e não ser mais visto. A diferença de Márquez para os demais era tamanha, que quando Rossi esboçou uma leve aproximação, o espanhol tratou de marcar a melhor volta, acabando com qualquer reação do piloto da Yamaha, que conquistou mais um pódio lhe assegurando a vice-liderança do campeonato.

Só que da mesma maneira que Márquez domina na Alemanha, ele já vai se distanciando no campeonato, aumentando para mais de quarenta pontos de vantagem na ponta. O desempenho das demais motos Honda mostra que Márquez não está com uma moto muito superior as demais marcas, porém, o espanhol se tornou um só com sua Honda e o conjunto Márquez/Honda é simplesmente muito superior aos demais. A Yamaha já sofre com um jejum que superou um ano, enquanto a Ducati viu seus dois pilotos superados por duas motos satélites no final da prova.

2018 pode ter sido o último ano de Sachsenring no calendário da MotoGP, mas a boa forma de Marc Márquez é tamanha, que mesmo saindo de um dos seus feudos, dificilmente ele não continuará dominando a MotoGP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário