quinta-feira, 26 de julho de 2018

História: 20 anos do Grande Prêmio da Áustria de 1998

As primeiras corridas da temporada 1998 indicavam uma espécie de passagem de bastão, com a McLaren tomando o lugar da Williams como o melhor carro disparado da F1. Mika Hakkinen, que até a penúltima corrida de 1997 não tinha vencido sequer uma vez na F1, tomou gosto pela vitória e liderava a McLaren no que parecia ser uma dobradinha parecida com de dez anos antes, quando a McLaren só perdeu uma corrida em dezesseis provas. Porém, Michael Schumacher queria pagar sua dívida com a torcida da Ferrari. Quando aportou em Maranello, o alemão prometeu vencer um título em até três anos e 1998 seria a temporada. O domínio da McLaren, que chegou a colocar uma volta em todo o pelotão na primeira etapa do ano, não esmoreceu a determinação do alemão e com muito trabalho e, principalmente, talento, Schumacher foi equilibrando a temporada e com três vitórias consecutivas, onde Michael soube aproveitar todas as chances que lhe apareceram, o alemão da Ferrari se aproximava no campeonato e o domínio da McLaren parecia estar por um fio.

No circuito de A1 Ring, os pilotos da McLaren dominaram os treinos livres, mas tudo parecia conspirar contra, pois uma chuva leve começou a cair durante a classificação. Os pilotos saíram com pneus biscoito, mas a pista logo estaria bem melhor e a classificação seria decidida na base da sorte de estar na pista na hora certa. E o sorteado pela Sra. sorte foi Giancarlo Fisichella, um dos últimos a receber a bandeirada. Era a primeira pole do italiano de 25 anos e para comprovar o quão maluca havia sido a classificação na Áustria, Jean Alesi completava a primeira fila com sua Sauber. A segunda fila era mais 'normal' com Hakkinen e Schumacher, enquanto Barrichello e Salo continuavam com a surpresa. Se Fisichella teve a sorte de ficar com a pole, seu companheiro de equipe Wurz foi apenas 17º, enquanto Coulthard era um pouquinho melhor, conseguindo apenas a 14º posição.

Grid:
1) Fisichella (Benetton) - 1:29.598
2) Alesi (Sauber) - 1:30.317
3) Hakkinen (McLaren) - 1:30.517
4) M.Schumacher (Ferrari) - 1:30.551
5) Barrichello (Stewart) - 1:31.005
6) Salo (Arrows) - 1:31.028
7) Frentzen (Williams) - 1:31.515
8) Irvine (Ferrari) - 1:31.651
9) R.Schumacher (Jordan) - 1:31.917
10) Panis (Prost) - 1:32.081

O dia 26 de julho de 1998 amanheceu com um belo sol de verão em Zeltweg, indicando que as surpresas na classificação logo perderiam espaço para as duplas de McLaren e Ferrari. Porém, com tantos pilotos largando em posições pouco usuais, a largada acabou sendo caótica. Hakkinen conseguiu largar muito bem e imediatamente ultrapassou Alesi, colocando por dentro de Fisichella na primeira curva para assumir a liderança da corrida. Salo larga muito mal, enquanto Panis ficou parado com a embreagem quebrada, mas não seria o último abandono da primeira volta. Mais atrás, Takagi perdeu o controle do seu Tyrrell na freada da primeira curva e acaba tocando em Tuero e Herbert, mas felizmente os dois atingidos permanecem na corrida, o que não era o caso do japonês. A confusão continuaria na freada da curva 3, quando Pedro Paulo Diniz bate no seu companheiro de equipe Salo, fazendo-o rodar. Quando tentava se recuperar, Salo acabou batendo em Coulthard. 

Com tantos acidentes, o safety-car entrou na pista. Schumacher ultrapassara Fisichella antes da entrada do safety-car, enquanto Coulthard vai aos boxes trocar a asa dianteira. A corrida foi reiniciada na quarta volta e imediatamente Schumacher partiu para cima de Hakkinen, que se defendeu muito bem. O alemão tentou outra manobra, mas acabou saindo da pista e re-ultrapassado por Fisichella. Schumacher estava com uma gana descomunal vinte anos atrás e após ultrapassar Fisichella novamente de forma agressiva, partiu para cima de Hakkinen mais uma vez. Mika sabia que segurar Schumacher naquela altura do campeonato era muito importante psicologicamente e por isso, ele resistia bravamente. Os dois corriam num ritmo alucinante e marcavam volta mais rápida em cima de volta mais rápida, batendo o recorde da pista, mesmo que todos esperassem que os recordes demorariam a cair após a mudança de regulamento em 1998. Porém, o ritmo forte dos dois traria dividendos. Na volta 17, Schumacher, correndo no limite, saiu da pista da curva Rindt e ao bater na grama, a asa dianteira da Ferrari quebrou. Para piorar, o incidente aconteceu na última curva, fazendo Schumacher fazer uma volta bem lenta antes de ir aos boxes trocar sua asa dianteira. Schumacher retornou à pista em último, mas haviam esperanças. A diferença de McLaren e Ferrari para as outras equipes era simplesmente grande demais. Coulthard, que havia relargado em último, já aparecia em quarto depois de apenas 19 voltas.

Na volta 21 começava a primeira rodada de paradas e o segundo colocado Fisichella foi o primeiro a visitar os boxes. A parada do italiano foi normal e o piloto da Benetton voltou à pista bem na frente de Alesi. Os dois fizeram uma das retas lado a lado e acabaram se tocando na freada, acabando com a corrida dos dois ocupantes da primeira fila. Não era o fim de corrida que Fisichella e Alesi imaginavam. Hakkinen liderava com tranquilidade e quando se preparava para colocar uma volta num grupo de retardatários, que incluía Schumacher, o finlandês foi aos boxes fazer sua única parada na volta 34. Irvine e Coulthard vinham atrás de Hakkinen e quando Irvine parou primeiro, Coulthard marcou a volta mais rápida para emergir na frente de Eddie, formando uma dobradinha da McLaren. Schumacher mantinha a gana das primeiras voltas e fazia ultrapassagens sucessivas. Após a segunda parada do alemão na volta 42, ele já vinha em sétimo. Michael ultrapassou Ralf e com as paradas de Hill e Wurz, o alemão da Ferrari assumia o quarto lugar. Irvine ainda tentou um ataque sob Coulthard nas voltas posteriores as paradas deles, mas assim que Schumacher ficou atrás do irlandês, a vantagem de Irvine de 15s foi se esvaindo numa clara ordem de equipe, que foi consumada quando faltavam menos de três voltas para o final. Mika Hakkinen vencia pela quinta vez na temporada e a forma como segurou um impetuoso Schumacher nas primeiras voltas mostrava que o piloto da McLaren não cederia fácil sua primeira posição no campeonato. Mika queria o título!

Chegada:
1) Hakkinen
2) Coulthard
3) M.Schumacher
4) Irvine
5) R.Schumacher
6) Villeneuve

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