Lewis Hamilton se preparou mental e tecnicamente para bater o recorde de vitórias do Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Mesmo a Ferrari surpreendentemente ligeiramente na frente da Mercedes, o inglês conseguiu uma volta banzai na classificação que o deixou tremendo quando saiu do carro, tamanho era a adrenalina. Com a pista seca e com sol forte, a corrida tendia a ser 'normal', o que era tudo que Hamilton sonhava, visto que ele venceu em Barcelona e em Paul Ricard em situações semelhantes. Porém, seu sonho foi interrompido ainda na terceira curva da corrida. Após uma largada muito ruim, Lewis foi acertado por Raikkonen e o piloto da Mercedes se achou em último ao final da primeira volta. Sebastian Vettel capitalizou o infortúnio do rival com uma bela vitória, onde o alemão não venceu de ponta a ponta, tendo que ultrapassar Bottas, mas Sebastian ainda viu uma incrível recuperação de Hamilton, que terminou em segundo e nem olhando para a cara do terceiro colocado Raikkonen.
Desde a reforma do circuito de Silverstone, as corridas nunca foram das melhores no velho aeródromo inglês. A pista é rápida e os pilotos adoram, mas suas características com curvas muito rápidas não permitem que os pilotos encostem um nos outros na entrada das longas retas, deixando as ultrapassagens complicadas. Para completar, uma incomum onda de calor fez o novo asfalto de Silverstone chegar aos 50ºC na corrida, transformando o desgaste dos pneus um fator preponderante. Isso somado fazia nos crer numa corrida até mesmo sem graça, como aconteceu em Barcelona e Paul Ricard, pistas que estavam muito quentes e com um dominante Hamilton na pole. Porém, as coisas começaram a degringolar para a torcida inglesa quando Hamilton saiu muito mal na largada, sendo ultrapassado com facilidade por Vettel e depois por Bottas, no contorno da curva um. Cair para terceiro não era o melhor dos mundos para Hamilton, mas a sonhada sexta vitória ainda era possível, quando Raikkonen tentou uma ultrapassagem otimista na curva três e o toque foi inevitável. Hamilton estava com o carro praticamente intacto, mas em último. Vettel se achou com 3s de vantagem para Bottas, enquanto Raikkonen ultrapassava Ricciardo, mas empacava em Verstappen. A forma como Hamilton ultrapassou nas primeiras voltas mostrou o abismo entre as equipes top-3 e o resto. Novamente. Lewis escalou o pelotão como faca quente na manteiga e em poucas voltas já aparecia em sexto e o tempo perdido para efetuar as ultrapassagens foi tão pequeno, que sua desvantagem para Ricciardo nem era tão grande.
O que parecia ser a única rodada de paradas viu Vettel ter sua vantagem diminuída para Bottas com os pneus médios, enquanto Hamilton se aproximava rapidamente de Raikkonen, já que o finlandês fora penalizado em 10s pelo toque em Hamilton. Foi então que dois safety-cars praticamente seguidos mudou a história da corrida e a tornou das mais emocionantes. Ferrari e Red Bull trouxeram seus pilotos para uma segunda parada e equipou seus pilotos com os pneus macios, enquanto a Mercedes permaneceu na pista. Bottas liderava, enquanto Hamilton era terceiro com Vettel no meio das Mercedes. Quando a corrida recomeçou, viu-se uma bela imagem de Ferrari e Mercedes se digladiando pela histórica pista de Silverstone, com pouca diferença separando os quatro carros. Numa manobra cirúrgica, Vettel ultrapassou Bottas que foi ultrapassado depois por Hamilton e Raikkonen. Bottas e Hamilton tinham pneus médios com a quilometragem parecida, só que enquanto Hamilton mantinha o ritmo das duas Ferraris, Bottas quase foi ultrapassado por Ricciardo. Essa é a diferença entre um ótimo piloto e um grande campeão. Vettel venceu numa pista que teoricamente não é favorável à Ferrari, tanto que os italianos vinham de um longo jejum em Silverstone. A vantagem do campeonato aumentou, mas lembrando que Hamilton cruzou a primeira volta em último, o segundo lugar do inglês foi uma diminuição de danos e tanta! Contudo, Hamilton estava literalmente puto! Puto por ter perdido a chance da quinta vitória consecutiva em Silverstone na frente de sua apaixonada torcida, que tanto vibrou ontem na classificação, não deixou de apoia-lo em sua recuperação e que o reverenciou em sua belíssima corrida. Hamilton deve ter se divertido a beça durante a corrida, mas ele preferia muito mais a vitória e por isso, passou direto pela entrevista pós-corrida, não olhou para Raikkonen na ante-sala do pódio e estava claramente incomodado no pódio. Poderia ser pior, mas Lewis Hamilton queria muito mais hoje!
Raikkonen fez uma bela corrida, onde até conseguiu ultrapassar, algo raro para o finlandês. Talvez o fato de estar com um pé fora da Ferrari deu um estalo em Kimi, que fez sua corrida mais combativa em muito tempo. Verstappen fez a manobra do final de semana ao dar o troco por fora em cima de Raikkonen após ter levado a ultrapassagem na reta oposta, mas o holandês acabou rodando e abandonaria mais tarde, provavelmente por um problema técnico. A Red Bull não esteve no nível de Ferrari e Mercedes, mas em nenhum momento se distanciou como as demais equipes. A expectativa para os austríacos é melhor nas duas próximas corridas, com pistas mais adequadas para o bom chassi da Red Bull.
A Renault se recuperou de sua má classificação com duas boas largadas de Hulkenberg e Sainz, que deixou o alemão em sexto na bandeirada, mas o desequilíbrio do chassi da Renault em Silverstone foi mostrado quando o time francês foi a única a usar os pneus duros. Em toda a temporada! Sainz se envolveu num toque com Grosjean que trouxe o segundo safety-car do dia, quando ambos brigavam para estar na zona de pontos, após Sainz ter largado das últimas posições. Ocon levou a Force India para os pontos novamente, sempre envolvido em disputas no meio do pelotão. Fernando Alonso conseguiu marcar mais pontos com sua pobre McLaren, continuando a escrita de sempre pontuar quando não abandona, mas a temporada do espanhol está bem aquém do esperado, o mesmo acontecendo com o desempenho de Vandoorne, que nunca esteve em condições de marcar pontos. O toque com Sainz foi o segundo de Grosjean, que já tinha se tocado com Magnussen na primeira volta, estragando a corrida da Haas após a ótima performance na Áustria. Magnussen ainda pontuou, sendo ultrapassado por Alonso já nas voltas derradeiras. Gasly garantiu o último pontinho após uma animada briga com Pérez, com direito até a toques entre eles. O mexicano sofreu uma perigosa rodada na primeira volta e quase atingiu os carros da Williams, que saíam do pit-lane após largarem dos boxes. Além de quase serem atingidas por um descontrolado Pérez, a Williams ainda se envolveu num mico, quando uma de suas 'evoluções' acabaram por fazer o carro instável após os momentos de asa aberta, acabando por fazer rodar Stroll e Sirotkin na classificação. De asa traseira trocada, os dois pilotos da Williams não saíram das duas últimas posições. A Sauber viu seus dois pilotos abandonarem, com Ericsson rodando e batendo a alta velocidade na barreira de pneus, trazendo o primeiro safety-car, abrindo as portas das belas últimas voltas.
Foi uma corrida bem acima da expectativa, com as quinze últimas voltas espetaculares. Os quatro pilotos de Ferrari e Mercedes andando colados foi uma mostra que esse campeonato, mesmo com alguns pontos baixos, é um dos melhores dos últimos tempos. Vettel e Ferrari abriram ainda mais na liderança do campeonato, enquanto Hamilton lamenta duas corridas em que poderia facilmente ter vencido, mas o máximo que conseguiu foi um suado segundo lugar. Pontos que fão falta num campeonato tão apertado e emocionante como esse.
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