domingo, 30 de outubro de 2016

Justificando a escolha

Não sei bem o motivo, mas me simpatizo bastante com Andrea Doviziozo desde os tempos das 250cc, quando ele enfrentava os espanhóis e suas Aprilia com uma Honda. Na época Doviziozo era conhecido como 'calculadora' pela forma fria como administrava as corridas e foi com esse estilo calmo que o italiano debutou na MotoGP. Pelo próprio apelido demonstra, Doviziozo não é um piloto espetacular, mas aquele que entrega os resultados pedidos pela equipe. Foi assim na Honda e está sendo agora na Ducati. Mesmo Andrea Iannone sendo claramente mais rápido na comparação dentro da equipe Ducati, o atrapalhado italiano está longe de ser um piloto confiável e mais uma vez demonstrou isso em Sepang. Andrea Doviziozo, que largou na pole, justificou a escolha da Ducati para correr ao lado de Lorenzo em 2017. Cerebral e consciente, Dovi enfrentou a pista encharcada e os grandes pilotos de 2016 para vencer pela primeira vez em sete anos, além de se tornar o nono piloto a triunfar nessa temporada.

Como é comum na Malásia, uma tempestade tropical apareceu antes da corrida e a prova foi atrasada em alguns minutos, mas estava claro que a corrida seria com pista bem molhada. Doviziozo havia conquistado uma surpreendente pole com piso molhado no sábado, mas em ritmo de corrida, vários pilotos estiveram na briga. Perdendo a ponta na largada, Doviziozo teve que enfrentar os grandes nomes de 2016, incluindo seu companheiro de equipe Iannone, que retornava às pistas após um vértebra quebrada o deixar algumas provas de fora. Agressivo e tendo como apelido o sugestivo nome de 'Crazy Joe', Iannone logo assumiu a ponta, mas ninguém saberia como o italiano se comportaria durante a prova, quando sua condição física poderia lhe cobrar um preço. Outro problema era que a corrida estava apertada e seis pilotos corriam muito próximos nos minutos iniciais, com Iannone segurando uma tripleta italiana, com Rossi e Doviziozo, enquanto Márquez, Cruthlow e Lorenzo os seguiam de perto.

Fazendo uma temporada decepcionante, Lorenzo tinha mostrado várias vezes um péssimo ritmo de corrida em pista molhada, mas em Sepang o espanhol foi menos medíocre e chegou a marcar a volta mais rápido, no entanto, o espanhol da Yamaha começou a perder contato com os demais. Pelo menos Lorenzo não caiu e garantiu um pódio, pois em voltas consecutivas, as duas Hondas de Cruthlow e Márquez foram ao chão. O espanhol da Honda teve muito sorte em garantir o título no Japão, pois após se sagrar campeão, Márquez colecionou duas quedas que, felizmente para ele, não farão diferença no campeonato. Lá na frente, os italianos dominavam, mas Iannone já tinha caído para terceiro quando, mais uma vez, foi ao chão.  Rápido o italiano é, mas Iannone não demonstra que um chefe de equipe possa confiar nele e Andrea colecionou outra queda, deixando a briga pela vitória entre os experientes Rossi e Doviziozo. O piloto da Ducati parecia mais à vontade na pista, mas não precisou de muita briga para assumir a ponta, pois Rossi errou na curva um. Com uma ótima moto para as condições da pista, que já não estava encharcada, Doviziozo logo abriu uma boa diferença para Rossi e disparou rumo à uma vitória que conhecia desde 2009.

A forma como Doviziozo foi cumprimentado por todos os pilotos mostra o respeito que tem para com os seus pares. Piloto de fábrica, estava incômodo passar 2016 sem vitórias, quando vários pilotos de equipes satélites já venceram, mas Doviziozo fez uma prova ao seu estilo, cerebral e de espera, para sair desse incômodo jejum e voltar a vencer. Em 2017, a Ducati terá dois pilotos fortes, mas, para quem não lembra, Lorenzo e Doviziozo não se davam muito bem nas categorias menores. Afinal, quem se dá bem com Lorenzo?  

3 comentários:

  1. Mas Dovizioso nunca foi pra mim um piloto genial. Está mais pra um Pedrosa do que pra um Marquez,Rossi ou Viñales(deixei o Lorenzo fora dessa de sacanagem mesmo,kkk)

    Mas a escolha da Ducati por ele é muito mais porque Dovizioso mesmo não gostando nada de Lorenzo não iria se opor,nem fazer escândalo pela condição de segundo piloto,coisa que Iannone pelo temperamento e personalidade dificilmente toparia de boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre Doviziozo e Pedrosa é que o espanhol tem muito mais talento em comparação à Dovi, mas Pedrosa não soube se impor, enquanto Doviziozo é um lutador e está longe da velocidade de outros pilotos no grid.

      Excluir
    2. Será que Dovizioso vai se impor diante de Lorenzo? Com tudo que a Ducati está fazendo pra se adaptar ao estilo do Espanhol,tenho cá as minhas duvidas.

      Mas torço pra que ele se imponha,afinal é sempre divertido ver os choramingos do Lorenzo,kkkkk.

      Excluir