domingo, 31 de julho de 2016

Entreguem a taça

Quando um determinado jogador, considerado craque, chega à um clube, torcedores criam memes com a frase 'Entreguem as taças'. Com outra exibição soberba de Lewis Hamilton e uma atuação opaca de Nico Rosberg, alguém poderia fazer um meme com Hamilton com a frase 'Entreguem a taça'. Mesmo correndo em casa, Nico Rosberg não mostrou força técnica e mental para reverter a má largada e ficou de fora do pódio, com a Red Bull subindo ao pódio e ao segundo lugar no Mundial de Construtores.

Uma semana após Hungaroring voltar a ter uma corrida chata, como nos 'bons tempos', Hockenheim mostrou um enredo bem parecido e uma corrida aborrecida. Tudo foi praticamente decidido na largada ou na má largada de Rosberg. O alemão da Mercedes saiu muito mal no apagar das cinco luzes vermelhas e ainda na curva um já tinha caído de primeiro para quarto. Sabendo do problema em que estava metido, Rosberg foi com tudo para cima de Ricciardo, terceiro colocado, mas o australiano se defendeu bem e daí em diante, Nico ficou num torturante quarto lugar, mesmo tendo feito uma bela e agressiva ultrapassagem sobre Max Verstappen, mas que os comissários resolveram punir Nico. A saída de Rosberg da briga pela vitória ajudou a deixar a corrida sem emoções, pois Lewis Hamilton teve uma corrida soberana, como os ingleses gostam de chamam, um 'Sunday Drive'. Foi uma prova absolutamente tranquila para o inglês, que de 43 pontos de desvantagem, Hamilton irá para as férias com 19 pontos de vantagem e mesmo não admitindo, Lewis sabe que começa a colocar as mãos na taça do tetracampeonato, mesmo ainda tendo que cumprir uma punição quando estourar a cota de motores no ano. Com seis vitórias nas sete últimas corridas, Hamilton sabe que o momento é todo dele e com sua personalidade e talento, o título está praticamente decidido, para desespero de Rosberg.

A esperada luta para quem seria a segunda melhor equipe da F1 também não ocorreu, com os dois carros da Red Bull superando Rosberg, enquanto a Ferrari ficou numa contemplativa situação em que seus carros chegaram tranquilamente e quase anonimamente em quinto e sexto, com Vettel ainda superando Raikkonen na largada. Vettel ainda apareceu reclamando, como sempre, de bandeiras azuis. E só. Será um mês de crise, reuniões e, por que não, cabeças rolando em Maranello. A Red Bull viu seus dois carros subindo para segundo e terceiro, com Verstappen fazendo uma manobra audaciosa por fora para subir para segundo, mas o holandês não tinha um carro tão equilibrado durante a corrida e com o desgaste relativamente alto de pneus, Ricciardo ficou à frente do companheiro de equipe, vencendo o duelo interno da Red Bull pela segunda corrida consecutiva e terminando em segundo, com Verstappen fechando o pódio. Se a equipe austríaca ficou muito longe de atacar Hamilton, pelo menos conseguiu segurar muito bem o pódio contra as investidas de Rosberg, apesar do absurdo da punição ao alemão pela ultrapassagem em cima de Verstappen. Se reclama bastante da falta de ultrapassagens e quando acontece uma, mais forte e agressiva, lá vem os comissários punirem quem ultrapassa. Tiro no pé da FIA...

No resto do pelotão, o melhor do resto foi Hulkenberg, que correndo em casa, superou a Williams de Bottas e ficou num bom sétimo lugar. Tentando fazer a corrida com duas paradas, quando todo o resto do grid fez três paradas, Bottas ficou sem pneus no fim e foi ultrapassado por Hulkenberg e Button nas voltas finais, terminando em nono, mostrando que a Williams é mesmo uma equipe decadente em 2016. Se apoiando unicamente na potência do motor Mercedes, a aproximação das demais montadoras vem se mostrando fatal para a tradicional equipe, que ainda vê a Force India conseguindo melhores resultados com o mesmo motor. Falando em motor, viu-se uma cena que ano passado era improvável, com Alonso, de motor Honda, passando Massa, de motor Mercedes, na reta oposta. Ok, Massa estava com problemas, mas um motor Honda passar um motor Mercedes na reta é algo interessante de se ver, com Button novamente à frente de Alonso, que quase fechou a zona de pontuação, mas acabou ultrapassar por Pérez, que está pensando em fazer a duvidosa troca da Force India para  Williams. Gutierrez quase marcou seu primeiro ponto de 2016, ficando sempre à frente de Grosjean, algo que normalmente não acontece. A Renault ficou longe dos pontos e o ameaçado Jolyon Palmer ainda bateu na traseira de Massa na primeira volta. A Toro Rosso começa a sofrer com a defasagem de utilizar um motor 2015 e Sainz não repetiu suas sólidas atuações dentro da zona de pontuação, enquanto Kvyat foi medíocre como no sábado. A cena de Wehrlein ultrapassando Ericsson mostra que a Manor já tem um ritmo melhor do que a Sauber e o tradicional time suíço hoje tem o pior carro do grid.

Os brasileiro tiveram outra corrida lastimável, com os dois Felipes sendo os únicos abandonos do dia. Massa foi atingido por Palmer e teve uma corrida horrorosa, chegando a cair para 18º antes de abandonar. Massa sempre precisou de um carro ajustado e ao seu estilo para mostrar resultado. Quando acontece de não ter uma coisa ou outra, vemos uma prova como a de hoje. Pedidos de aposentadoria já são vistos por aí... O caso de Nasr depende menos dele, mas o brasileiro passou boa parte da prova atrás de Ericsson, o que é muito ruim para ele. 

Mesmo podendo acontecer muita coisa num campeonato, ainda mais com um certame tão longo como o desse ano, a F1 já parece decidida em favor de Lewis Hamilton. Nico Rosberg provou-se um bom piloto, ótimo até, mas nada além disso. Seguidas vezes o alemão demonstrou capacidade de andar próximo de Lewis, mas não tem a força que Hamilton tem. Quando liderou com folga o campeonato, muita gente ainda desconfiava de Rosberg. Com menos da metade da vantagem que Rosberg já teve, muitos, inclusive eu, admitem que o tetracampeonato de Hamilton já vai acontecer e em breve.

Um comentário:

  1. Nasr voltou a levar de Ericsson após três corridas. Assim fica complicado.

    E a Ferrari faria muito bem se convencesse Ross Brawn a retornar.

    Já a Mercedes,nem preciso falar,Hamilton caminha livre,leve e solto pro Tetra já que Rosberg não põe medo nem mesmo numa minhoca moribunda.

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